5 regras para social media!

Gerir redes sociais pode ser uma dor de cabeça, principalmente porque toda gente quer resultados imediatos sem grande esforço. Social media não é um sprint, é uma maratona que devemos correr de sorriso na cara.

Aqui vão 5 regras que devem absorver para este ser um processo mais produtivo e feliz:

1. Serei um robot?
As redes sociais são isso mesmo, um lugar social onde queremos sentir uma pessoa do outro lado. Por isso, parem e perguntem: uma pessoa fala assim na vida real? Se não fala, então está na altura de mudar o discurso, aproximem-se de quem vos lê.

2. Social media nunca fecha a porta
Imaginem uma loja que está aberta 24 horas, todos os dias, o vosso social media é mais ou menos igual. A qualquer altura alguém pode ler, comentar e reagir. Este tem de ser um projecto contínuo, onde vocês estão sempre ligados. Não pensem nisto como trabalho, afinal é como se estivessem à conversa com amigos.

3. Compras é na loja
Ninguém quer fazer compras no sítio onde está à conversa com os amigos, não querem sentir que estão a gastar dinheiro num sítio que é suposto ser de socialização. Por isso, se são um negócio, nas redes sociais não impinjam os vossos produtos, atraiam os vossos leitores e dirijam-nos para o sítio onde podem comprar.

4. Pequeno almoço
Toda gente quer ver fotos do vosso pequeno almoço, de forem um blog/marca de comida! Sejam pertinentes, se não tiverem nada para dizer não o digam. "Bom dia", "Boa tarde" e "Boa noite" não é informação, é exactamente o contrário e afasta publico.

5. Nem tudo funciona
É isso mesmo, nem tudo funciona e não há problema. Temos de aprender com os erros e se alguma campanha ou tipo de post novo não funcionou, não há problema nenhum, vamos melhorar e crescer com o tempo. Afinal, isto é uma viagem à volta do mundo, não é uma ida à padaria.

São estas dicas que temos para vocês hoje. Digam-nos se gostaram, se concordam, se não concordam e se querem mais. :)

9 comentários:

  1. Este texto, para mim, poder-se-ia ter resumido nesta frase: "Afinal, isto é uma viagem à volta do mundo, não é uma ida à padaria".
    É tão isto! (palmas)
    Queremos mais!

    Um beijinho e uma grande lambidela

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  2. só não concordo com a questão de 24h/dia, ou melhor, percebo perfeitamente que nós quando estamos no sofá e nos pomos a ver o instagram damos com mil e uma coisas giras e ás vezes fazemos perguntas, colocamos dúvidas, tagamos alguém fora de horas... mas não espero como cliente que me respondam ás 2 da manhã só porque eu acabei de ver aquele produto em promoção! exactamente por nos esforçarmos em sermos pessoas e não robots, tem de haver de ambas as partes consciência que há horas "de trabalho" e outras em que dormimos. não querendo com isto dizer que se tivermos insónias não vamos responder... só não pode haver uma espécie de "então? são 4 da manhã e ninguém diz nada?!" como que uma exigência.

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    1. não quisemos de todo dizer isso Andrea :)
      também dormimos e às mesmas horas, apesar de sermos 3 na equipa. Mas havendo um problema ou uma reclamação online, deverá haver uma resposta nas horas seguintes, não tendo de acontecer de imediato.
      o mais importante nem é responder a tudo de imediato, é de x em x tempo irmos só verificando se está tudo bem, o que é simples de controlar :)

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  3. Surpreendem-me sempre com estas dicas incríveis!!
    Obrigada Fred, Raquel e Raquel. (:

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  4. Gostei muito das vossas dicas, muito úteis! Mas fiquei com dúvidas sobre o ponto 3, no caso de ser uma loja como posso atrair clientes pra se deslocarem à loja em vez de os atrair com os produtos? Fiquei confusa... podem ajudar-me por favor?:) beijinhos a todos!

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