o blog na ponta da língua!



Dentro dos nossos truques e dicas, vamos começar a ter  uma nova rubrica, o BLOG na ponta da língua. O que vamos fazer em cada publicação será ensinar-vos termos que se usam no universo da internet, do blog e das redes sociais,  e até do design. 

Muitas vezes trocamos e-mails com clientes e temos de explicar o significado de uma ou outra palavra e isso fez com que chegássemos à conclusão que não era nada má idéia começarmos a falar disso por aqui. Aquilo que para uns é simples para outros é completamente desconhecido, e como o nosso objetivo é partilhar coisas neste espaço, vamos partilhar mais umas quantas todas as semanas, desta vez sobre significados.



Esta semana, na ponta da língua, estarão as palavras Browser e URL.

BROWSER
Quando vos perguntarem que browser usam, ou vos pedirem para visualizarem qualquer coisa no browser, não estão a falar-vos de um bixo de 7 cabeças, estão só mesmo a falar-vos  do programa que usam para aceder à internet.
Existem vários programas ou softwares disponíveis, como por exemplo o internet explorer, o safari, o firefox ou o google chrome, e apesar de servirem todos para o mesmo têm funcionalidades diferentes. Pormenores à parte, quando abrem um desses programas estão a abrir o browser de acesso à internet, o navegador que vos permitirá passear por uma série de blogues e sites.

URL
O URL é o endereço dos sites que colocamos na barra superior do browser, para visitarmos um determinado site.
O URL do we blog you, por exemplo, é o http://weblogyoupt.blogspot.pt/
Normalmente o URL vem sempre acompanhado por um http://www… mas isto nem sempre é obrigatório.
Quando vos pedirem o URL da vossa página de facebook ou do vosso instagram, já sabem, estão a pedir-vos o endereço que aparece lá em cima sempre que visitamos a página.

Na imagem de cima podem ver que o todo da janela é o browser, e o endereço lá de cima é o URL.


Esperamos que este tipo de posts venha a ser uma verdadeira ajuda. Vamos explicar um pouco de tudo, desde os nomes mais simples aos mais complexos.
Ah, e se tiverem dúvidas específicas escrevam-nos, poderão ver aqui as respostas às vossas perguntas!

Até já,
Raquel&Fred

1 comentário:

  1. Já uso algumas das vossas dicas, obrigado, para quem anda "à nora" são mesmo úteis.
    Mas não consigo ter o icon para lista de seguidores...
    Qual é o truque? o "seguidores" não funciona...

    ResponderEliminar