O bolo dos 27!

Nunca tive muito jeito para bolos ou doces no geral, isto porque a minha paciência é demasiado pequena. Se um bolo precisa de 40 minutos a 150º, eu diria que faria a mesma coisa se fossem 20 minutos a 300º. Fazer um bolo não pode ser uma corrida, é mais um equilíbrio entre amor pela cozinha e química. 

No início deste ano, para aprender a ser mais calmo e equilibrado decidi que ia fazer mais bolos e que o ponto alto seria o meu bolo de aniversário. Sim, este ano não ia comprar um bolo, ia fazê-lo. Pois bem, aqui está ele, o meu bolo de aniversário, um sponge cake de laranja e limão com cobertura de baunilha e frutos vermelhos.
A receita original é do Andrajos e por aqui fiz algumas alterações. Queria trazer um sabor mais frutado para o bolo, por isso a camada de baixo é de limão e a camada de cima é de laranja. Ficou fofo, denso e perfeito para deixarem o sabor dos frutos vermelhos brilhar. Por isso, concentrem-se em encontrar os frutos vermelhos perfeitos. Se são do Porto, no Mercado de Porto Belo, aos sábados podem encontrar uma banca com frutos vermelhos biológicos, super saborosos e tão baratos que fazem parecer os de supermercado uma fortuna.




Já vos tinha dito neste post, que fiz uma festa de aniversário com os amigos mais próximos e que me diverti para lá de muito. Fomos 18 pessoas e sobrou uma fatia de bolo, por isso os ingredientes da receita são para 19 pessoas, com fatias generosas. Se quiserem fazer um destes aí para casa, para o lanche, diminuam as quantidades e atenção ao tempo de forno que diminui.

Coisas que vão precisar para cada uma das duas camadas:
220gr. de Manteiga amolecida
220gr. de Açúcar
220gr. de farinha
4 ovos
1 c. chá de essência de baunilha
2 c. chá de fermento em pó
1 limão/laranja grande

Como fazer:
Liguem o forno e mantenham-no a 170º.  Num processador de cozinha, batam o açúcar e a manteiga por volta de 15-20 minutos, até o granulado do açúcar desaparecer e a mistura ficar homogénea. De seguida raspem uma laranja ou limão inteiros para dentro da mistura e adicionem os ovos e a essência de baunilha. Batam bem até ficar uniforme. Por fim, envolvam a farinha e fermento. Coloquem a mistura numa forma com 29 cm de diâmetro e levem-na ao forno por cerca de 30 minutos. O bolo tem de ficar dourado em cima. Desenformem apenas quando o bolo estiver totalmente frio.

Repitam o processo para a segunda camada. 



O que precisam para a cobertura:
500gr de queijo Mascarpone (1 embalagem)
500gr de Iogurte Grego
2 c. chá de essência de baunilha
8 c. de açúcar em pó
600 gr. de frutos vermelhos (eu usei mirtilos, morangos e framboesas)

Misturem o queijo com o iogurte, a baunilha e o açúcar em pó durante cerca de 3 minutos. Reservem no frigorifico por pelo menos 2 horas. Cortem 200 gramas de morangos em fatias e reservem.

Como montar o bolo:
Numa base, coloquem a primeira camada do bolo, barrem o topo da mesma com a cobertura e disponham os morangos às fatias, até cobrir toda a área. Coloquem o segundo andar de bolo no topo da primeira camada. Barrem o topo, generosamente, com a cobertura bem fria e cobram todo o topo com a vossa mistura de frutos vermelhos. Reservem o bolo no frio até ser servido.




Espero que tenham gostado desta minha aventura. Ando a mudar muitas coisas na minha vida para me tornar uma pessoa mais calma e tranquila, passar algum tempo na cozinha ajuda muito. Um obrigado ao Nuno do Andrajos pelas suas receitas boas e um obrigado à Daniela que me ajudou e aturou nestas aventuras culinárias.

Se experimentarem fazer este bolo aí em casa, identifiquem-me no Instagram, que eu quero ver tudo!

Boa quinta-feira!

4 comentários:

  1. Não tenho jeito nenhum para a cozinha mas este bolo vou ter que experimentar! Parece tão tão delicioso!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. O bolo ficou tãoooooo bonito <3
    Adoro essas alterações que fizeste, com a essência de baunilha e os sabores dos citrinos..! Tenho de experimentar nas minhas próximas aventuras com esta receita :D
    Espero por mais aventuras destas na cozinha :)

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  3. *-* Fiquei a babar!

    P.S. Alterei o URL do blogue. http://omundoencantadodatulipanegra.blogspot.pt/
    Para voltares a receber as notificações sobre as novas publicações basta adicionares o link anterior à tua lista de leitura =)

    ResponderEliminar