SEO em 5 dicas básicas para bloggers

Para os mais distraídos, isto de SEO é a forma como nós podemos optimizar os nossos sites ou blogs para que sejam facilmente encontrados nos motores de busca, e assim aparecerem nos primeiros lugares sempre que alguém procura por nós ou por temas que abordamos nos nossos conteúdos.
Nós temos andado a estudar este tema nas últimas semanas, andamos absorvidos em muita informação, e por isso decidimos trazer-vos hoje algumas dicas de SEO, daquelas que estão ao alcance de todos, e que podem fazer muita diferença na hora das pesquisas, e no lugar que vocês ocupam no ranking da Google.

Nos nossos workshops all in one, falamos de SEO, da sua importância e de algumas dicas úteis. O trabalho na realidade pode ser muito extenso, dependendo do tempo e da capacidade de cada um. Mas como em qualquer outro tema, as mudanças vão sendo feitas devagarinho, para que se criem novos hábitos e para que isto de facto corra bem.
De seguida, podem ver como algumas coisas mínimas, e fáceis, podem fazer com que novos leitores vos encontrem sem dificuldade, neste mar de blogs e sites que já andam por aí.
1. Se tiveres um site, pensa em adicionar-lhe um blog!
Se pensarem bem no que acontece quando pesquisam, por exemplo, por um restaurante, percebem que na maior parte das vezes, antes do site aparece a página de facebook. E este é um fenómeno que acontece com todas as redes, e porquê? Porque é ali, nas redes sociais, que acontecem mais coisas, que publicamos mais e onde respondemos a comentários. Os motores de busca percebem que estamos ali e que o nosso site já não tem grande movimento.
Se querem atrair pessoas para os vossos sites, têm de trabalhar neles. Ter um site estático já não serve para muito e vai ficando cada vez mais para trás no ranking. Por outro lado, se tiverem um blog, vão poder publicar ali muita informação, mostram-se activos, e vão ser notados pelos motores de busca.

Cada novo post vosso corresponde a um novo URL, se tiverem um blog vão ter centenas ou milhares de URLs vossos, se tiverem um site estático com 5 ou 6 páginas, são só esses mesmos os links. entre um site ou um blog, a Google vai inclinar para o blog e achá-lo mais interessante.


2. Pensa nos títulos.
Um título é uma coisa muito importante, não é só uma frase que ali está em cima e onde podemos aplicar uma fonte engraçada. Se pensarem em hierarquia de informação, que existe e deve ser levada a sério, o título aparece primeiro do que o corpo da mensagem. É mais importante, e em termos de motores de busca também o é, vai ser lido primeiro pela Google.
Aproveitem para escolher bem as palavras que vão usar no título, pensem na forma como um utilizador poderia fazer uma pesquisa na Google para chegar até um post como o vosso.

Todos nós fazemos perguntas à Google, certo?
Porque não criar títulos a partir de perguntas? Um bom título trará bons leitores, que são aqueles que de facto estão interessados no vosso conteúdo. Entre estes dois títulos abaixo, que são possíveis para o mesmo post, qual é o mais eficaz? Não vos vamos dar a resposta, a esta hora vocês já devem ter percebido :)

"Vamos ensinar-vos coisas úteis!"
"Como alinhar os títulos ao centro, no blogger"


3. Marca presença nas redes sociais
Já toda a gente sabe que é importante porque chegamos a muita gente, e blá blá blá... mas, em termos de SEO, é mesmo esta presença que faz diferença. Um blog que esteja associado a uma conta de Facebook, Pinterest e Instagram (só para nomear algumas) e que vá sendo activo nestas redes, vai ser mais notado do que um que fique por ali mesmo. O que se mexe em mais sítios vai ser entendido como mais interessante, vai estar mais presente, e por isso vai subindo no ranking e vai deixando os ausentes para trás, faz sentido? Nós achamos que sim!

No entanto, aqueles que criam contas em tudo o que são redes mas as deixam paradas, também são desclassificados nesta coisa bonita do ranking. Ou seja, criem contas naquelas redes que vão realmente usar. Criar perfis sem fim, e deixá-los lá parados só vos vai prejudicar, por este motivo, escolham as redes que de facto gostam de usar e estejam por lá.

4. Dá nomes às tuas imagens!
Os motores de busca não lêem pixeis, e por isso, as imagens que são tão importantes para a nossa comunicação, e ocupam uma área grande nas nossas páginas, não são lidas por eles. É informação desperdiçada em termos de SEO, mas pode ser muito útil, se nos dedicarmos mais um bocadinho a elas.
Como os motores de busca lêem texto, vamos aproveitar o nome da imagem para colocar um nome apropriado e livrarmo-nos daquele que vem por defeito nas câmaras, como um IMG_7733.jpeg.
Em vez disto, e dando como exemplo o post de hoje que agora vos escrevemos, podemos editar este nome para dicas_seo.jpeg. Esta mudança pode trazer-nos mais visitas, porque aqui, no nosso blog, há informação útil que pode estar a ser procurada por alguém.
5. Escreve frases curtas e textos longos
Com isto queremos dizer que não devem dar uma grande dor de cabeça aos vossos leitores, e por isso devem saber construir um texto entre frases e parágrafos. No entanto, aqueles que escrevem mais são levados mais a sério. Significa que têm algo mais a dizer, que têm informação útil para partilhar, que estão de facto a criar conteúdo de interesse.

Já devem ter visto algumas vezes posts onde só é partilhada uma imagem com uma wishlist, por exemplo, só com uma legenda e pouco mais. Ou então um post só com partilha de x objectos e os respectivos links para as lojas online, sem texto algum. Pois bem, isto para a Google é uma verdadeira treta, e nós enquanto leitores concordamos. Ou temos qualquer coisa de relevante a dizer sobre esses objectos, ou mais vale estarmos quietinhos, e partilhar talvez no facebook, onde a informação é reciclada a cada dia e as coisas têm menos importância em termos de conteúdo.

No blog sejam selectivos, criem conteúdo bom, de interesse para os vossos leitores, e que acrescente qualquer coisa ao que já existe. Podem falar de um tema que toda a gente fala, mas se partilharem a vossa opinião sobre ele, já estão a acrescentar qualquer coisa ao assunto.


E por hoje é isto, esperamos que algumas coisas seja úteis para vocês, e que algumas luzinhas se tenham acendido desse lado com um "oh, isto faz todo o sentido!"
Se gostarem disto, como nós, digam-nos coisas porque podemos partilhar mais por aqui :)
Se acharem que isto é um grande nó na cabeça, ou que é um tempo que não conseguem dedicar ao SEO dos vossos blogs/sites, podem também entrar em contacto connosco e nós falamo-vos dos serviços que temos para ajudar negócios a terem mais visibilidade online.

Boa semana para todos!

5 comentários:

  1. "oh, isto faz todo o sentido!", mesmo!
    Muito obrigada! Como sempre é aqui no We Blog You que encontro informação útil e muito bem explicada, graças à vossa generosidade na partilha. Bem-hajam, Raquel e Fred! E, por mim,... todas as vossas partilhas são sempre bem-vindas ;)
    Boa semana e bom trabalho!
    Susana
    http://asmanhasperfeitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. sempre a relembrar algumas dicas importantes. obrigada <3

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha, sempre a aprender coisas novas :)
    Mas pelo que tenho lido e aprendido noutros workshops é que devemos escrever dicas-seo e não dicas_seo, pois o traço ao meio tem mais impacto para o google.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por esta informação tão importante para nós!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das dicas. Obrigada.
    Já tinha pensado em algumas delas!

    ResponderEliminar