O Fred foi para cozinha #7

Este fim-de-semana foi de chuva e frio e confesso que sinto que estou em Novembro. Quando os dias estão assim, gosto de passar tempo na cozinha, aquecer a casa e enchê-la de cheiros bons. Assim que a chuva bate na janela, nada me deixa mais feliz do que o cheiro de canela pela casa. Por isso, decidi fazer scones, que são simples, rápidos e fazem as delicias de qualquer um.
Sempre fui fã de scones mas gosto de uma textura muito específica, não gosto que tenha textura de pão ou bolos, gosto de uma textura mais crumble, crocante por fora e fofo por dentro. Depois de experimentar muitas receitas, encontrei a receita perfeita no blog da querida Teresa do Lume Brando, uma receita que por lá anda desde 2009 mas que é infalível. Eu gosto de ir variando nos sabores e desta vez fiz limão e canela.



A última vez que estive em Madrid, fiz scones para uns amigos e a Anisha (que é britânica) disse que se íamos comer scones tínhamos de ter Cream, que basicamente são natas batidas mas que têm o teor de gordura maior, o que faz com que fiquem bastante mais consistentes. Como não conseguimos encontrar heavy cream no supermercado (por aqui também nunca consegui encontrar) acabámos por comprar natas normais e para ficarem mais consistentes tivemos de colocar o pacote das natas, os arames da batedeira e a taça onde íamos bater no congelador por cerca de 1 hora. Garanto-vos que ficam mesmo espessas e cremosas. Nunca tinha experimentado scones com natas e estava até um pouco desconfiado, mas agora só consigo imaginar comer scones com natas e compota. Experimentem pelo menos uma vez.



O que vão precisar:
225 g farinha com fermento
40 g açúcar
Casca de 1 limão ralado
2 colheres de chá de canela
6 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
uma pitada de sal fino

Como vão fazer:
Coloquem a farinha numa taça e por cima adicionem o açúcar, a canela, o limão, o leite, a manteiga, o ovo e o sal. Com as mãos, amassem os ingredientes de maneira a unir todos, como se fosse um crumble. Se os baterem de mais e a pasta ficar uniforme, vão ficar com pãezinhos e perdem a textura boa dos scones. Criem pequenas bolinhas e coloquem-nas num tabuleiro anti-aderente. Coloquem no forno pré-aquecido nos 180º, durante cerca de 20-25 minutos. Depois é só tirar do forno e servir com manteiga, compota ou compota com natas batidas. Yummy!

Contem-me lá, nestes dias cinzentos de chuva também saltam para a cozinha? O que costumam fazer? Têm uma receita diferente de scones que acham que deveria experimentar? Contem-me tudo!
Espreitem a receita original aqui.

Boa semana!
Beijinhos e abraços,
Fred

10 comentários:

  1. Esses scones têm óptimo aspecto! :D

    Normalmente em dias chuvosos, e com mais tempo, aventuro-me nas panquecas.
    Já há algum tempo que tenho andado a pensar em experimentar scones, por isso obrigada pela partilha da receita, porque acho que vai ser desta! :)

    It's ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui salto entre panquecas e scones :p
      Conta-nos se correr bem :D

      Eliminar
  2. Oh meu Deus, por aqui saliva-se. Tão bom aspecto.
    As fotografias obrigam-me a ir já para a cozinha experimentar.
    Obrigada Obrigada Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Esses scones t~em um aspeto delicioso, tenho de experimentar.
    Normalmente fico-me pelas waffles que deixam aquele cheirinho no ar hmmm... caseiras também :)
    beijinho

    http://likeenjoythelife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Cá por casa, vamos definitivamente experimentar esta versão com natas!
    Sounds perfect ;)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá! Experimenta comer com "crème fraîche", há à venda em qualquer supermercado (Pingo Doce, Continente, Intermarché...). substitui muito bem as natas!
    Têm um aspecto delicioso!
    Beijinhos
    Elsa

    ResponderEliminar