Como organizar uma estante

Esta semana, no meio das limpezas, decidi passar para a sala uma estante, e assim dividir os livros de trabalho dos outros, que servem para as horas de lazer. No escritório ficaram uns, na sala ficaram outros e, no meio das arrumações, lembrei-me que era giro publicar aqui o resultado, com uma lista de coisas que vocês devem ter em conta, se quiserem ter uma estante organizada e, acima de tudo, com um aspecto arrumado.

As estantes podem ser de vários objectos, eu hoje vou focar-me naquelas que carregam essencialmente livros, e o objectivo deste post é dar-vos pistas de organização, para conseguirem tirar o maior partido das vossas. Reparo muitas vezes em estantes com coisas mal distribuídas, e começo logo a arrumar tudo na minha cabeça, é também nessas alturas que percebo que se calhar nem todos temos a mesma sensibilidade para este tipo de coisas. O problema é resolvido se lermos e virmos qualquer coisa sobre o assunto.
(antes e depois)

Começo logo com a imagem do antes e do depois, para ver se consigo pôr em prática a terapia de choque :p
Do lado esquerdo temos aquilo que é mais comum acontecer, espalhamos coisas pelo espaço, na tentativa de o fazer render, e com o objectivo de mostrar todas as coisas bonitas que temos em casa. A coisa não poderia estar mais errada. O segredo passa por guardar as coisas pequeninas em caixas, agrupar as outras por conjuntos, e criar simetrias entre eles. Com a imagem é fácil perceber que do lado direito o caos desapareceu e a sala parece arrumada. 

A COR
Um dos elementos mais importantes na organização de uma estante é a cor. Se nos livros é impossível controlar, e temos mesmo de os arrumar por ali, nos objectos que vamos ter conseguimos escolher. Escolham no máximo duas e tentem andar por ali. Assim criam pontos de cor semelhantes, que vão dar uma sensação de calma aos nossos olhinhos, em vez de despertarmos sempre a cada ponto de cor.

Se conseguirem trazer uma ligação com as cores usadas no resto da sala, tanto melhor. Assim a estante vai fazer mesmo parte do espaço e vai parecer que sempre viveu ali. 


A SIMETRIA
Em vez de andarmos a semear objectos pelo espaço, vamos de facto organizá-los. Aproximar os semelhantes, agrupar livros com livros, jarras com jarras, e trazer a harmonia para pertinho das nossas histórias. Para o caso de haver curiosos, estes veados bonitos vieram da Feira da Vandoma, e por isso não será possível arranjar iguais. 

MENOS É MAIS
Limpem a tralha toda, esqueçam as coisas pequeninas, a não ser que arranjem um cantinho onde vão juntar várias. Arrumem as coisas pequenas em caixas, deixem ficar as coisas mais volumosas. 

PESO EM BAIXO
Se têm muitos livros, mas não vão ocupar todas os níveis da estante, deixem as coisas mais pesadas para os níveis inferiores e deixem mais leves os níveis superiores. Assim também conseguem um aspecto mais harmonioso no todo. Eu decidi colocar alguns bules na prateleira de cima, e deixar os livros nas outras. 

DISPOSIÇÃO POR CAMADAS
Se repararem, os bules e a jarra não estão organizados entre si. Esta excepção acontece porque os objectos fazem todos parte do mesmo grupo. Não façam layers com objectos diferentes, livros, jarras e caixinha da avó. Nesse caso vai parecer só desarrumado. 

VERTICAL E HORIZONTAL
Sentidos invertidos dão graça ao conjunto. Se quiserem brincar com os livros troquem o sentido de vez em quando, e aproveitem os que estão ao baixo para serem base de objectos que têm por lá. 

E por hoje é isto!
Dizem que vai chover, aproveitem para organizar as estantes aí de casa, e se tiverem mais dicas enviem para aqui, por favor :)

Raquel 


1 comentário:

  1. Gostei muito das dicas.Realmente as fotografias do antes e depois ajuda imenso.
    A estante cá de casa está organizada só com livros nossos e nas prateleiras mais baixas com livros e jogos para as pequenas. Os livros como ainda são alguns estão organizados por autores (meus e dele) e só tema.

    Suzana Silva

    ResponderEliminar