A Primavera, e as coisas que vão mudar com ela


A Primavera vem aí, já chegou no calendário mas na vida real nem vê-la, e por isso renovam-se energias e planos. Às vezes não basta só pensar em coisas, temos de fazer algumas para sentir que algo mudou e que estamos mesmo a viver meses novos cheios de coisas boas e que parecem ter mais horas. Hoje vou falar-vos das coisas que vão acontecer cá em casa nas próximas duas semanas, e só porque já é Primavera!



1. Fazer limpeza ao roupeiro!
Cá em casa temos uma divisão inteira para arrumar roupa, mas se vos disser que acho que tenho pouco espaço não estou a brincar. A confusão e a desarrumação é ainda maior, e por isso se temos um armário ou um quarto vai tudo dar ao mesmo, apropriamo-nos do espaço, instalamos a confusão, e volta e meia é preciso pôr em ordem as asneiras que se foram fazendo nos últimos meses.

Quero muito arrumar aquele quarto a sério, organizar a roupa, perceber o que já não vou usar, dar o que não me faz falta e guardar o que continua a fazer sentido. Quero tentar perceber também que peças me fazem falta, para evitar perder a cabeça em compras, que agora era mesmo o que me apetecia fazer :p
Cá em casa tentamos praticar cada vez mais o ter menos e melhor. Gastar dinheiro em coisas especiais e que queremos muito, e assim teremos menos tralha para arrumar. Esta forma de ver as coisas protege-nos a nós e a todos aqueles que se aproveitam deste consumo desmedido e exploram recursos e trabalhadores. Bem, isto daria todo um outro post, ficará para outra altura.

2. Beber mais água e comer mais fruta!
Ando sempre, sempre a prometer isto a mim mesma e nada. Já bebo mais do que há uns anos atrás mas ainda assim tenho de melhorar e beber mais. Por questões de saúde, de bem-estar (a dor de cabeça ataca-me sempre que ando desidratada) e por questões de beleza. Cada vez tenho mais a certeza que, por muitos bons cremes que use, nada acontece se não beber muita água.
Quanto à fruta, cá em casa faz sempre parte do pequeno-almoço, mas ainda tenho de fazer o mesmo no lanche.

3. Acabar o trabalho mais cedo.
Ao contrário do que acontecia há uns anos, sou uma pessoa matinal. Acordo bem disposta, acordo que está comigo e salto logo para a cozinha e preparo um pequeno-almoço guloso enquanto penso no dia, faço planos, e ainda ponho uma máquina de lavar roupa a fazer (a sério que noutra vida só posso ter sido dona de casa). Até agora os dias acabavam cedo e o escritório era abandonado tarde. Como estava escuro às 17 ou às 20, era fácil ir ficando e só despertar quando sentia fome ou muito cansaço. Agora o plano é aproveitar a energia toda da manhã, ser o mais produtiva que conseguir e acabar o trabalho por volta das 17 ou 18.

4. Fazer caminhadas
E para quê que vou acabar o trabalho às 18h? Para ir caminhar e comer gelados :p
Passo grande parte do dia sentada e nas últimas semanas, só o fim-de-semana tem servido para meter as pernas a trabalhar. O plano é começar a fazer mais coisas durante a semana também.
Também posso acabar o trabalho mais cedo e lanchar com calma, ler ou ir beber um copo com amigos, acho que coisas para fazer não vão faltar.



5. Renovar
Gosto de resolver coisas cá em casa. Por mais pequenas ou insignificantes que possam ser, percebi que é esse o meu combustível. Todos nós precisamos de motivação para acordar todos os dias e enfrentar mais um dia. Precisamos de motivação para trabalhar, para fazer as coisas boas e as mais chatas, e eu percebi que a minha tem sempre a ver com cumprir coisas relacionadas com a minha vida pessoal. Coisas tão simples como comprar copos, que já estão a fazer falta cá em casa (não entendo mesmo onde me vão parar os copos), ou reorganizar todos os anéis e brincos, que neste momento anda a apanhar pó todos os dias em taças ou copinhos, fazem-me bem.
Reorganizar gavetas, trocar plantas para vasos maiores, enfim, a lista não acaba e são coisas sem grande importância mas que me dão uma sensação boa.

Por aí há planos pessoais e domésticos para esta Primavera? :)

Raquel

5 comentários:

  1. Sim, há planos que passam também pela (re)arrumação! Tenho 2 pequenotes e dar volta à roupa é uma constante! Depois gosto de renovar molduras e quadros, jarras e caixinhas: vou expondo uns e arrumando outros até à próxima nova estação. E sim, os pormenores fazem a diferença, nem que seja uma planta bonita num vaso, uma flor num copo ou um novo bule para o chá! Já agora, de onde é a jarra da 1ª foto? Muito bonita, mesmo!
    Beijinhos
    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. elsa, a jarra não é uma jarra, é mesmo um candeeiro da área :)
      beijinhos!

      Eliminar
  2. Fazer mais exercício, beber mais água, fazer caminhadas ao fim da tarde porque está super agradável a partir das 18, arrumar as gavetas e mais um bocado do quarto e acho que é só :P Mas isto é praticamente o que quero fazer em todas as estações! x) Adorei as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Raquel adoro quando escreves posts a dar dicas ou a partilhar as tuas ideias do que queres fazer.
    Eu já não penso em mais nada a não ser picnics no parque, explorar mais a minha cidade e fotografar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai picnics! Queria muito ter começado a época já neste fim-de-semana mas ainda não deu :)
      Beijinhos, Marta!

      Eliminar