"Ai que quero ter um blog" - escrita

Depois de vos termos dado algumas dicas para arrancarem com um blog, hoje trazemo-vos a parte 2. As duas principais vias de comunicação num blog são as imagens (fotos, ilustrações, etc...) e o texto. Desta vez, trazemo-vos algumas dicas dedicadas à escrita, o que escrever, como escrever e para quem escrever.

1. Esquece as regras!
Uma das partes bonitas num blog é que não existem regras! O que é que isto quer dizer? Que no momento de escolher a temática e tom, tu é que decides. Quando pensares naquilo que vais escrever, foge da maneira e das temáticas que os outros usam. Não há regras, por isso foge do óbvio.

2. Estás a falar para quem?
Pensa no teu público, quem são as pessoas que te lêem do outro lado ou que queres que te leiam. Isto vai ajudar-te a definir o tom do blog e a maneira como te vais expor. Faz-te perguntas como: a linguagem deveria ser formal? informal? quero que as pessoas se sintam em casa ou numa esplanada? quero que se sintam de noite ou de dia? Estas perguntas vão ajudar-te a definir o tom certo para o teu blog e para os teus leitores.


3. Menos é menos mas traz tão mais!
Ler um blog não é ler um livro, por isso temos de nos controlar nas palavras. Quando estás online, sabes que nunca chegas à segunda página do google, não tens paciência para os anúncios do youtube e saltas qualquer texto que seja demasiado grande. A paciência online é limitada, por isso temos de nos conter e escrever o essencial sem perder essência.


4. Escreve o que queres ler.
Tu és a razão porque tudo acontece, como tal lê os teus textos com olho clinico e tenta perceber se encontrasses aquele texto noutro blog, se o irias ler. Tu tens de ser o teu maior critico mas também o teu maior fã.


5. Descontrai e sê feliz!
É muito importante definires algumas coisas na maneira como vais escrever mas no fim, tudo tem de ser natural e espontâneo. Se passar a ser uma tarefa, vai sentir-se o esforço do outro lado. Divirtam-se!


Esperamos que tenham gostado destas dicas... Se quiserem mais é só pedir, se quiserem dicas sobre algum tema específico, somos todos ouvidos :D

5 comentários:

  1. Olá, como posso gainhar dinheiro com blog queria saber mt sobre isso obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ah que bom encontrar essas dicas! Adoro quando elas fogem àquele esquema tem-que-ser-assim-pra-ser-bom. Escrita é um fator muito importante. O item #2 e #4 são muito especiais para mim, e aprendo cada vez mais sobre eles conforme vou blogando.

    ResponderEliminar
  3. Olá, muito obrigada pelas dicas e conselhos! A sério! Consegui aplicar e ficar satisfeita, com os passos que sugeriram num outro post, sobre a colocação de imagens no blog. Ufa! É verdade, dá um pouco de trabalho no início, mas fica mais bonito.

    Ah, se morasse em Lisboa, sem dúvida tentaria aterrar num dos vossos workshops. Um dia..

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Obrigada :)
    As dicas são fundamentais e muito úteis.
    Continuem a partilhar mais dicas deste género :)

    Um beijinho,
    http://chiqueaholic.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito das vossas dicas :) Neste momento estou a construir um blog e as vossas dicas são mesmo muito úteis :) Era possível fazerem um post a explicarem como colocar várias imagens num post com interação (sendo cada imagem uma, mas no fundo estando lado a lado, como acontece quando colocamos o instagram no blogger em forma de galeria, mas com as imagens maiores). Não sei de me fiz entender :) No wordpress existem vários plugins, no entanto no blogger não. Se pudessem ajudar era muito bom. Continuação de sucesso ;)

    ResponderEliminar