Comentários no blogger



Uma das coisas mais importantes num blog é a caixa de comentários. É ali que recebemos feedback dos nossos leitores relativamente ao que vamos publicando, e é ali também que queremos que todos se sintam confortáveis para conversar e opinar.
Hoje queremos saber a vossa opinião sobre esta caixa de comentários e outras, e o que vos faz escrever ou fechar a janela sem dizer uma palavra.

Com a chegada do facebook falou-se muito da morte certa dos blogs. Felizmente isso não aconteceu e hoje já quase toda a gente percebe as diferenças entre as duas redes, que uma não invalida a outra, e as vantagens que podemos tirar delas se as soubermos usar bem.
No entanto, e apesar de assistirmos a um número crescente de bloggers, os comentários desta rede tornaram-se cada vez menos, e todos sentimos que é mais prático passear pelo mural do facebook e ir comentando aquilo que desperta em nós essa vontade, do que aqui, no blogger.

COMENTÁRIOS BLOGGER
Esta é a opção que todos temos por defeito. É prática se quisermos que ela seja, com isto queremos dizer que se tirarmos a opção de verificação de palavras e se permitirmos os comentários a qualquer pessoa é simples chegar ali e comentar.
Uma das vantagens é que, com o login feito, temos também link directo para o perfil do blogger que comenta. E outra é o facto de todos os comentários ficarem indexados ao nosso blog e por isso funcionarem também no motor de pesquisa.



COMENTÁRIOS POR FACEBOOK
Como à partida toda a gente está com o log in feito no facebook, já vai aparecer também indetificado na caixa dos comentários e por isso é só comentar e publicar. É realmente prático, mas o conteúdo que for publicado vai ficar associado ao facebook e não ao blog, o que significa que não nos vai servir em termos de SEO e não vai ser útil em termos de pesquisas.
Outra coisa que pode ser vista como uma desvantagem para muitos, é o facto de ser visível no facebook que determinada pessoa fez um comentário no nosso blog, mais uma coisa que passa a ser "pública" e à qual todos têm acesso. Muitos utilizadores preferem por isso manter o blog à parte e não misturar estes dois mundos.

O DISQUS
Lá fora já vemos em muitos blogs outras aplicações, para comentários, para além do facebook e uma delas é o Disqus. Tem bom aspecto e é muito prático, no entanto também é necessário fazer registo antes de usar e isso parece-nos ser um obstáculo a esta fluidez que tanto procuramos.
A plataforma tem como principal objectivo fomentar a discussão e fazer com que os leitores sintam vontade de comentar. No fundo dá toda uma nova importância ao utilizador enquanto comentador, dando-lhe oportunidade de criar um perfil, e fazendo o histórico de todos os comentários que vai fazendo e onde.



No disqus é possível inserir toda uma série de informações ao nosso perfil, o que é interessante mas ao mesmo tempo uma desvantagem. Como podem ver em cima, ao clicarmos no nome da pessoa que comentou não somos direcionados logo para o blog, mas sim para o perfil do Disqus, ou seja, mais uma rede social, onde seguimos pessoas e onde temos seguidores, e mais cliques pelo meio.

Espera-se que este tipo de plataformas continue a surgir, resta saber se haverá alguma realmente prática, e que deixe todos os leitores confortáveis. Todas elas estão a tentar adicionar funcionalidades, o ComLuv, por exemplo, deixa o link para a última publicação do blogger depois de cada comentário, para que possível deixar alguma informação sobre o nosso próprio blog, de cada vez que fazemos um comentário noutro.

Por tudo isto, começamos a pensar se não seria útil ter aqui no blog, a opção de comentários no facebook que nos parece ser a mais simples para já. No entanto o facto de colocar em causa a privacidade dos leitores, e de tirar o link directo para o perfil do blogger já nos deixa de pé atrás.
É verdade que temos feito muita pesquisa, temos pensado ainda mais no assunto, mas na realidade o que nos interessa é saber a vossa opinião, a de quem já costuma vir aqui falar um bocadinho connosco, e de quem não fala e hoje até tem vontade de nos explicar porquê :)

Qual vos parece a melhor forma para deixar comentários?
Quando vos dá a preguiça, o motivo tem que ver com a caixa de comentários?
Digam-nos tudo e podemos chegar juntos a conclusões para todos os nossos blogs :)

12 comentários:

  1. para mim, a melhor forma de comentar é mesmo com os comentários do blogger! é simples e prático! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Gosto de comentar, quando gosto do artigo (como neste caso). Não gosto quando para comentar tem que reabrir a página outra vez, quando os comentários não abrem logo numa janelinha à parte. (eu tenho assim)
    O FB o chato é que quando comentamos, passamos o dia a receber as notificações de cada vez que alguém comenta!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indo ao facebook versão PC é possível desligar essas notificações, clicando na cruzinha e fazendo "turn off".

      Eliminar
    2. Olá Sofia,
      percebemos :) quando dá muitas voltas começa a ser chato. Nós também adoramos a janelinha pop-up, no entanto não dá para dar respostas a cada comentário em separado, e por esse motivo voltámos a esta.

      beijinhos e obrigada pelo feedback :)

      Eliminar
  3. Deixar um comentário diretamente no blog é para mim "mais quentinho", é uma forma de estarmos mais perto daqueles que fazem qualquer coisa que gostamos. Eu deixo comentários nos blogues que sigo com regularidade e cujos conteúdos me agradam especialmente. Nunca faço comentários em publicações que discordo ou que não gosto, não faz o "meu género". Penso que estes são espaços de positividade, de inspiração, de partilha e que devemos enaltecer as coisas boas e ignorar as que não nos agradam.
    No facebook faço comentários rápidos, mais espontâneos talvez e sem tanto "compromisso".
    Tendo também um blog tento praticar a máxima: "Faz aos outros o que gostas que te façam a ti".
    Obrigada pelas vossas publicações sempre tão interessantes e úteis.
    Abraço e resto de boa semana.
    Alexandra
    vivertodososdiasaqui.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Alexandra! :)
      também temos a mesma postura quando não gostamos de alguma coisa. ou estamos perante uma discussão saudável onde é suposto trocar ideias, ou então mais vale estarmos nos sítios onde nos sentimos bem e onde gostamos daquilo que vemos.

      muito obrigada pelo teu comentário,
      beijinhos para ti e para a família linda! ;)

      Eliminar
  4. Eu pessoalmente não sou muito adepta dos comentários pelo facebook, por nenhuma razão em especial, apenas porque se comentar assim estou a comentar pela minha conta pessoal, enquanto que se for através do blogger estou a comentar enquanto leitora mas ao mesmo tempo com o perfil de blogger, o que faz com que por vezes outras leitoras sejam direccionadas para o meu blog.
    Já tentei instalar o disqus no meu blog, porque até o achava muito prático para responder e assim, mas depois deixa-va de aparecer a opção de comentar...enfim, uma coisa estranha que deve ter solução mas que não me apeteceu resolver.

    O facto de nem sempre se comentar os posts, falando por mim, é porque às vezes apesar de gostar-mos não temos muito a dizer, e eu assim que gosto costumo clicar logo no coraçãozinho do bloglovin e salvá-lo, é a minha maneira de dizer que gostei do post!

    Beijinhos e parabéns pelo vosso blog!:)

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a vantagem de usarmos o blogger é o link directo, e começamos a perceber que é uma grande vantagem e que por isso mais vale ficarmos como estamos :)

      obrigada pelo teu comentário Daniela :)
      muitos beijinhos!

      Eliminar
  5. Eu gosto dos comentários do Blogger, desde que não peça para confirmar números e letras, acho bastante prático. Já os comentários dos blogs do sapo, a grande maioria das vezes desisto .. tenho que colocar nome, url, email, não acho nada prático.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Quem tem blog não sente obstáculo em deixar comentários, até porque tb gosta de os ter no seu blog. Quem não tem, já por várias vezes tive amigas a perguntar-me como é que se deixam comentários porque não estão habituadas a estas "andanças". Acho que é bom termos várias opções, seja no facebook (para quem só quer deixar uma opinião) ou no blog/website para as bloggers profissionais.

    ResponderEliminar
  7. muito legal esse artigo!!

    http://chaveiroempiracivaba.com.br

    ResponderEliminar