Publicidade nos blogs - parte 1



Aqui, no We Blog You, temos uma opinião muito específica sobre a publicidade nos blogs. Achamos que toda a publicidade deve ser muito bem pensada, ponderada e entendida como o acto comercial que na realidade é.
Se o blog é a nossa casa, então os banners de publicidade seriam o equivalente a ter outdoors (daqueles que se vêm na autoestrada) a tapar-nos as janelas.


Existem várias maneiras de se fazer publicidade num blog, a mais tradicional de todas será, certamente, o banner (uma imagem com um logotipo/imagem de uma marca, que encaminha para o respectivo website). O maior drama dos banners é, sem dúvida, a poluição visual. As imagens podem ser discretas e integrarem-se no vosso blog na perfeição, ou pode ser um gif animado, cheio de cores berrantes e, de repente, passa a ser mais importante que os vossos conteúdos, os vossos olhos não conseguem parar de olhar para lá.  E se um banner pode fazer isto tudo, imaginem o que não faz uma sidebar cheia deles.


Por isso mesmo, escolham a dedo que tipo de banners vão colocar no vosso blog, se ele se integra não só a nível de forma mas também de conteúdo. Sim, conteúdo! Quão estranho seria virem ao nosso blog e termos publicidade a gelatina na sidebar? Os leitores de um blog de culinária, por exemplo, vão à procura de informações sobre comida. Se de repente lhe tentam vender um aspirador não faz sentido nenhum, é chato e chega mesmo a incomodar. Também existem casamentos perfeitos, onde a marca faz sentido no vosso blog, vocês identificam-se com os ideais da marca, com a estética e é um produto/marca em que acreditam e quando isso acontece, abracem a oportunidade! Por isso, pensem nos ideais que têm para o vosso blog, pensem nos vossos leitores e que impacto vai provocar no vosso blog e tomem a decisão conscientemente.

Obviamente que o dinheiro também é um factor a ter muito em conta. A marca pode ser o tal casamento perfeito com o vosso blog, no entanto, se vocês não têm nada a ganhar porquê dar a cara por um produto? Será que vale a pena pôr em causa a credibilidade do vosso blog por uma marca/produto que pouco ou nada vos dá? Ou o caso oposto, uma marca que nada tem a haver com o vosso blog, mas vos paga muito bem, valerá a pena deixar que o vosso blog ser invadido? Em jeito de brincadeira, costumamos dizer que se estes valores começam a pagar as contas lá de casa, então mesmo que idealmente não seja um match poderá fazer sentido.

O conselho que vos queremos deixar, depois de lerem isto tudo é, olhem para os vossos blogs e façam uma avaliação e uma limpeza aos banners que têm por lá. Lembrem-se, Less is More.
E vocês? O que acham disto tudo? Como é que gerem os vossos banners?

Como dá para perceber, este é um assunto com pano para mangas, por isso, em breve vamos escrever sobre formas alternativas de se fazer publicidade em blogs.

Até já,
Raquel & Fred

6 comentários:

  1. Dá mesmo pano p mangas. Há blogs que estão completamente poluídos de publicidade e, sinceramente, tira um pouco o interesse ao mesmo!

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  2. Olá Raquel e Fred!

    Muito bom post! Gosto sempre de vos ler e achei muito importante o assunto que abordaram, estarei atenta às informações acerca disso para tornar o meu blog melhor e mais bonito.

    Beijos amores! Fiquem com Deus.

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  3. :) ainda bem que gostaram. Vamos preparar a segunda parte!

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  4. Discordo.

    Leio poucos blogs Pt, e os q fazem pub fazem-no de forma encapotada. Acho isso repelente.

    Prefiro mil vezes os sidebars... que nos blogs profissionais, são cuidados.

    O leitor aprecia um blog honesto, não um que faz posts por encomenda.

    Catarina

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  5. Catarina, pelos vistos não percebeste bem a nossa posição relativamente à publicidade.

    O cuidado naquilo que fazemos ou publicitamos no nosso blog é aquilo que defendemos. Uma sidebar cheia de publicidade não é má se aquilo que lá estiver forem produtos que gostamos ou com os quais nos identificamos. se acontecer o contrário estamos perante um banner por encomenda o que é igual a um post por encomenda.



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  6. Concordo com as vossas sugestões. Já escrevo blogs há algum tempo e iniciei uma nova aventura recentemente.
    Escrevi um artigo sobre os "8 segredos de quem ganha dinheiro com um blog". Basicamente fiz uma pequenina investigação e reuni informação sobre como ganham dinheiro os autores de alguns blogs bem sucedidos.
    Complementa bem este vosso artigo.

    Espero que inspire a todos!
    http://ondefazerpublicidade.blogspot.pt/2013/12/8-segredos-de-quem-ganha-dinheiro-com-um-blog.html


    Abraço
    Domingos Pereira

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