5 dicas para manter plantas felizes em casa


As plantas dão vida a uma divisão, disso já sabemos e pelo que vou vendo por aí, são poucos os que dispensam esta companhia verdinha em casa. Nós também temos algumas, mas isto é como ter animais de estimação, requer cuidados e se nos esquecermos que elas existem e as tratarmos como bibelots, elas vão desta para melhor.

Sendo assim, venho falar-vos de coisas que faço para tentar manter a verdura feliz cá em casa!
Espero ajudar quem não percebe nada destas coisas, e espero receber dicas na caixa de comentários de quem percebe mais do que eu.

1. Colocar cada macaco no seu galho, ou cada vaso no seu canto
Com isto quero dizer que antes de comprarem uma planta devem pensar se têm em casa o local adequado para ela. Há plantas de interior e de exterior, e mesmo as de interior dividem-se noutros grupos. Umas precisam de sol directo para crescer de forma saudável, outras precisam de sombra, outras precisam de muita luz mas nada de sol directo... enfim. Há plantas para todos os cantinhos aí de casa, pensem bem antes de as comprarem para não fazerem asneiras.
Dou-vos um exemplo, quando mudei de casa a minha figueira passou para um cantinho onde apanhava muito sol. Como na casa antiga apanhava só muita luz mas sol indirecto, a cachopa começou a queixar-se e as folhas começaram a ficar mesmo queimadas do excesso de sol. Ainda bem que percebi a tempo e mudei-a para outro canto onde continua a apanhar muita luz mas nada de sol directo.

2. Não sujeitar as plantas a grandes diferenças de temperatura
Elas não gostam, gostam de manter tudo como é e de poucas mudanças na vida que têm. E o que podemos nós fazer quanto a isto? Nada a não ser respeitá-las.
Sendo assim, não devemos ligar os aquecedores agora no inverno pertinho delas, ou ar condicionado. Claro que temos de viver com estas coisas mas podemos mantê-las o mais afastado possível das nossas plantas que não sentem frio nem calor.

3. Dar uma boa dose de nutrientes
Pelo menos de 15 em 15 dias, na época de crescimento e juntamente com a água, fertilizar a terra.
É muito simples comprar aqueles frasquinhos verdes de fertilizante, juntar uma tampa a 1,5L de água e regar normalmente. Elas agradecem, crescem mais verdinhas e as que dão flores vão dar muitas mais. Pensem que a terra que têm nos vasos não se renova e estagna em termos de nutrientes, por isso mesmo precisamos de ajudar e dar-lhe o que ela não tem. Já li muitas opiniões contra, mas pela experiência que tenho cá em casa resulta mesmo e por isso, pelo menos em parte do ano, não deixo de usar.

4. Marcar um dia da semana como o dia da rega
Eu já tentei muita coisa, mas é difícil acompanhar na agenda, depois não me lembro quando foi a última vez se deixo que as coisas sejam mais naturais, e algumas plantas ficam esquecidas, já aconteceu! Agora o sábado é o meu dia de regar as plantas e é das primeiras coisas que faço de manhã. Sendo num dia fixo é fácil perceber se reguei ou se ficou esquecido.

5. Garantir que o vaso tem drenagem
Isto quer dizer que os vossos vasos devem ter buracos para deixar que a água em excesso caia e não afogue a plantinha. Se não tem e não há hipótese de vocês pegarem num berbequim, coloquem pedrinhas em baixo, antes de colocarem a terra. Assim a água desce e acumula-se lá em baixo, e a terra não fica ensopada.

Espero que tenham gostado e que me deixem muitas dicas, ali em baixo, porque ainda sei muito pouco :)
Raquel 

3 comentários:

  1. Ai que ricas dicas, Raca! Gostei muito e também ando a precisar de mimar as minhas plantinhas! Sou capaz de matar até cactos! Mas tenho ali uma que morre um bocadinho todas as semanas, porque me esqueço de a regar, mas ela é rija e volta à vida! Mas coitadita, qualquer dia fina de vez! Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ela vai aguentando! Mas trata-a bem e dá-lhe "doces" :p
      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Olá! Obrigada pelas dicas, também sou das que mata até cactos, mas tenho vindo a melhorar :P Onde compraste a tua figueira? Será que há por exemplo no leroy merlin? Beijinhos

    ResponderEliminar