Como regressar ao trabalho depois das férias

Já todos sabemos que o que é bom acaba depressa, e que as férias então passam a voar!
As nossas foram mais uma vez no nosso querido mês de Setembro mas, este ano, custaram muito a chegar e passaram num piscar de olhos.
Muitos de nós vivem este mês de Setembro em modo segunda-feira, outros voltam cheios de energia, e por isso nós decidimos escrever para os primeiros, os que precisam de uma luzinha ao fundo do túnel para voltar ao trabalho e à vida de sempre.

Quando chegámos, e mesmo tendo avisado todos os clientes de que estaríamos ausentes, tínhamos mais de 90 e-mails para responder, alguns deles de clientes queridos que também estavam de regresso, com um bocadinho de mau humor e já a prever a loucura e o caos de sempre a instalar-se. Para todos os que se sentem assim, vamos lá contrariar a história e começar isto da melhor maneira.
Aqui ficam 5 dicas nossas, para que este regresso ao trabalho seja simples e feliz!

1. Pequenas tarefas
Não vamos assustar a cabeça e os sentidos com o regresso ao trabalho, que foi mais ou menos como eu fiquei quando vi os 97 e-mails por responder. Entrei cheia de vontade no escritório, abri as janelas e deixei entrar o sol, sentei-me na mesa arrumada e abri o e-mail. A minha cara de felicidade matinal mudou para outra coisa qualquer, muito menos simpática. Levantei-me e fui à cozinha arrumar a loiça que estava na máquina.

Fugi do meu problema para a cozinha, mas não podia passar o dia nisto e tinha mesmo de voltar ao escritório antes que os e-mails passassem a barreira dos 100. Respirei fundo, acalmei a Raquel nervosa que há em mim e depois pensei, vou só responder aqui a uns e-mails, é só uma tarefa, depois desta penso nas outras.
Ou seja, a história da big picture não é chamada para o regresso ao trabalho, aqui o importante é pensarem na tarefa e não nas tarefas, nos objectivos e nas consequências. Fazer uma coisa de cada vez, com calma e focarmo-nos apenas no que estamos a fazer no momento, vai levar-nos mais longe e mais rápido. Se assim for vamos fazendo tudo e passando de umas para as outras sem panicar :p

2. Escritório arrumado
Mais importante do que as limpezas da Páscoa, são as limpezas do escritório depois das férias (a minha avozinha se ouvisse isto não concordaria) e por isso deve ser a primeira coisa a fazer antes mesmo de irem de férias ou mal cheguem.
Eu organizei o meu no primeiro dia de férias, já que o último dia de trabalho acabou eram 3 da manhã, e esses últimos dias foram tão cheios que havia papelada por todo o lado, até no chão. Limpar e arrumar tudo deu-me muito prazer, e assim custou menos voltar porque encontrei um espaço arrumado e limpo.
3. Agenda nova
Os miúdos vão para a escola e têm direito a tudo novo. Nós não precisamos de tanto, até porque sabemos que não é nas coisas materiais que vamos arranjar mais vontade de trabalhar, e lápis e canetas novos todos os anos seria só um grande desperdício de dinheiro.
No entanto, uma coisa que é importante ter limpinha e nova é a agenda. Parece-me mais importante renovar a agenda depois das férias do que em Janeiro, no início do novo ano, porque as coisas no trabalho funcionam mais ou menos como nos anos lectivos, as pausas e os recomeços estão nas férias grandes (mesmo que estas já não tenham 3 meses).

4. Rotinas felizes
Aqui não há regras e cada um sabe aquilo que lhe faz bem. Um café bem forte, ir caminhar pelo bairro, ler um livro, ver uma série ou fazer um bom passeio de bicicleta.
Se é o cheiro do café pela manhã, façam-no mal saiam da cama, com calma e tempo, para o saborearem sem andarem sempre a correr. Se é o banho à noite com luzes quentinhas pela casa então façam-no e percam muito tempo neste bocadinho. O importante é fazerem de uma coisa que gostam muito uma rotina, que aconteça todos os dias ou pelo menos algumas vezes por semana, e não uma coisa que acontece quando o rei faz anos.

5. Planear os finais de dia
As férias já foram, é verdade, mas não vamos dramatizar até porque num dia cabem muitas coisas. Sempre que voltamos parece que o que nos espera são dias fechados no escritório a trabalhar, lamentamos o final daqueles dias em que podíamos fazer tudo o que nos apetecesse, mesmo que fosse nada.  A boa notícia é que ainda podem fazer tudo o que quiserem depois do trabalho! E sim, depois do trabalho ainda há tempo para fazer muita coisa, e se planearem estas horas com coisas que vos deixam felizes vão passar o dia mais bem dispostos porque afinal de contas o melhor ainda está para vir, e é já dali a umas horas.


Espero mesmo ter ajudado alguém com este post porque eu precisava dele logo naquela manhã de segunda-feira ;)
Se tiverem mais dicas serei toda ouvidos, eu e o Fred que também agradece este tipo de conversas aqui pelo blog.

Espero que a vossa semana esteja a ser boa e muito feliz!
Raquel 

1 comentário:

  1. Boas dicas e bem necessárias. Voltar à rotina, parece um recomeço de vida diferente.

    ResponderEliminar