Se acreditares, és capaz!

No arranque do We Blog You, quando tudo era embrionário, quando tudo se passava na mesa da cozinha de nossa casa e quando gastávamos mais dinheiro no projecto do que recebíamos, era muito fácil sermos desencorajados por quem nos rodeia. Não os amigos mais próximos, que esses acreditam sempre em nós mas conhecidos, família mais distante e até desconhecidos. Quando se larga um trabalho seguro das 9h às 18h para criar o próprio negócio e tentar ser mais feliz, a reacção das pessoas à volta nem sempre é a que esperamos. Vão ouvir mais vezes "Isto está tão mau, isso não me parece a melhor decisão, tu és maluco" do que "que bom, força nesse projecto!".

Felizmente o We Blog You já passou essa fase, são 4 anos de projecto e mesmo quem não compreende respeita. Agora, para todos vocês que têm novos projectos e às vezes sentem que ninguém acredita em vocês, juntámos alguns conselhos para vocês!

1. A paixão é maior do que a dúvida.
Quando as pessoas duvidam de nós, lá dentro também nós passamos a duvidar. Ninguém nasce ensinado, nada é perfeito no início e são horas e horas de trabalho que vão fazer o vosso projecto crescer. Não tenham medo de arrancar, não se sintam desmoralizados e cada vez que alguém (ou vocês mesmos) duvidar de vocês, lembrem-se que 50% do sucesso de um projecto é a paixão que têm por ele, a outra metade é trabalho. Se vocês forem apaixonados tudo vai correr bem.

2. Descrição na ponta da língua.
Tenham a descrição do vosso projecto na ponta da língua. A isto chama-se "elevator pitch", a intenção é que consigam apresentar todo o vosso projecto numa viagem de elevador. Sejam concisos, precisos mas simples, qualquer leigo tem de conseguir entender o conceito geral. Porque é que isto é tão importante? Não só porque em relações comerciais vos vai ajudar e muito mas também porque ter esta resposta na ponta da língua, demonstra que vocês levam o vosso projecto a sério e que existe um plano, não é fruto do acaso. As pessoas a quem introduzirem a vossa ideia vão querer saber mais e levar-vos mais a sério. No caso do We Blog You costumamos dizer "É um projecto colaborativo que vive de um blog para bloggers. Falamos de design, fotografia e gestão de conteúdos num universo de partilha." Isto é suficiente para deixar quem nos ouve curioso e cheio de perguntas".

3. Leva-te a sério.
Façam do vosso projecto prioridade, criem horários, regras e cumpram-nas como se a vossa vida dependesse disso. Se houver seriedade da vossa parte para com o vosso projecto, não há como outras pessoas não vos levem a sério. Clientes, amigos e possíveis parceiros de negócio vão confiar em vocês no momento certo.


Esperamos que estejam a aproveitar as férias para recarregar energias e criar novos mantras. Se têm um negócio novo ou estão para arrancar um, absorvam estes conselhos que adorávamos que alguém nos tivesse dado quando começámos.

Boa quarta-feira, pessoas bonitas*

2 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto :)
    Conselhos são bem-vindos. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Aqui para além de imagens sempre bonitas e inspiradoras encontram-se sempre palavras que nos tocam o coração e que nos deixam felizes!
    Obrigado por tanta inspiração!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar