Sugestões de fim-de-semana, internet detox


Vem aí mais um fim-de-semana, e como o nosso último foi passado a trabalhar, vamos aproveitar para descansar muito neste. Mas quantas vezes damos por nós, já no domingo, a sentir que estes dois dias passaram a correr, e que pouco ou nada fizemos?
É por tudo isto, por querer de facto descansar, recuperar energias, e sentir que o tempo foi bem aproveitado, que hoje venho sugerir-vos uma pausa da internet, das mil apps que usamos e daquele mundo onde está sempre a acontecer tanta coisa que é difícil acompanhar sem nos sentirmos exaustos.

Com todo o trabalho que temos e com a necessidade que tenho de me manter informada, a semana está cheia de tarefas e de redes sociais. Tenho de lá estar pelo trabalho e porque realmente há ali muita coisa que me faz bem. Contacto com os amigos, principalmente os que estão longe, rio-me muito com vídeos de gatinhos, leio blogs que me inspiram, enfim... eu gosto muito da internet!
No entanto, sei que se quero descansar e se me sinto exausta, a primeira coisa que tenho de fazer é desligar-me dela. Comecei por fazer isto nas férias, e depois fui experimentando fazer aos fins-de-semana, e posso dizer-vos que é tão, mas tão bom, viver o meu fim-de-semana sem viver o dos outros.

O tempo estica, o "barulho" é tão pouco, e a leveza instala-se nos meus dias e na minha casa. Se ainda não experimentaram, convido-vos a fazer a experiência comigo, já neste fim-de-semana.


1. DESATIVAR AS NOTIFICAÇÕES
Se querem mesmo desligar, têm de começar por evitar os Plins e todo o tipo de notificações. Se não fizerem isto, mesmo que não abram as apps vêem que alguém disse qualquer coisa, e não é isto que queremos. Acreditem que manter o telemóvel limpo e sossegado vai transformar o dia. Experimentem desactivá-las na sexta ao final do dia e voltar a ligar só na segunda de manhã.

2. FAZER O QUE FICA SEMPRE PARA DEPOIS
Existem montes de coisas que deixamos para fazer depois, numa altura em que o tempo não seja tão pouco. Organizar uma gaveta, coser aqueles botões que sairam do casaco, regar as plantas, ou subir bainhas (tenho uma saia e umas calças a precisar de subir uns centímetros), e o fim-de-semana é a altura ideal para fazer estas pequenas coisas que vão ficando para trás, e que na realidade são fáceis de fazer e nos dão algum prazer. Sempre que risco tarefas da minha lista cá de casa, fico feliz e sinto-me melhor comigo.

3. DEIXAR O TELEMÓVEL NA SALA
Na sexta-feira à noite, hoje mesmo, não levem o telemóvel para o quarto. Se precisarem de despertador usem um relógio, mas façam esta experiência de acordar e não pegar naquela coisinha para ver feeds aqui e ali.
Eu aproveito para estar na preguiça com os gatos, que tanto mimo pedem, levanto-me devagarinho e ando pela casa, ainda em silêncio. Sabe-me tão, mas tão bem ler qualquer coisa em papel, só com café e a luz boa da manhã.


4. LER UM LIVRO
Há quem diga que não gosta de ler. Eu acho que é tudo uma questão de gostos, e que essas pessoas estão muito enganadas. É como alguém dizer que não gosta de filmes, ou de música, é impossível porque existe para todos os gostos. Com os livros passa-se exactamente a mesma coisa, por isso se calhar a procura pelo género que mais gostamos é que ainda não foi feita.
Eu gosto muito de ler mas até eu, que sei que gosto muito, fico desligada se leio por exemplo um livro do qual não gosto muito. Depois demoro até pegar noutro porque não associo as últimas horas de leitura a uma coisa que me deu mesmo prazer. Já se acabo um livro que adorei quero logo começar outro no dia seguinte.
Ler sem ser no monitor descansa-nos, e podem fazê-lo em casa ou num jardim. Se preferirem ler jornais ou revistas também vale ;)

5. USAR AS MÃOS
Por último, aproveitem mesmo o fim-de-semana para fazer coisas que vos dão prazer. Estar no escritório pode ser cansativo, mas saltem para a mesa da sala e façam coisas que adoram fazer, enquanto ouvem música ou vêem uma série de fundo. Desenhem, escrevam, façam álbuns de fotografias (agora está tudo no computador e passar algumas para o papel é sempre boa ideia) ou metam em prática aquele DIY que viram no Pinterest mas que nunca fizeram.

Também podem usar as mãos para agarrar na bicicleta e ir passear, fazer um lanche no parque, ou caminhar e comer gelados!

O meu fim-de-semana vai começar lá para as 7 da tarde e eu preciso muito desligar mesmo, e fazer este detox. Quero viver só o meu fim-de-semana e não o de todos os meus amigos nas redes sociais. Quero conversar só com quem está comigo, ou com quem se cruzar comigo na rua, não quero ouvir mil vozes a dizer muitas coisas diferentes. Na segunda-feira já posso abrir as apps todas e meter-me a par do que se passou nos dois últimos dias.

Há quem alinhe desse lado ou isto é tudo muito impossível?

Raquel

5 comentários:

  1. Adoro Raquel!ja vou tarde para alinhar hoje,mas a 2a é o meu dia livre,vou fazer detox :)

    Beijinhos e bom descanso!

    ResponderEliminar
  2. por acaso foi, o que só me fez pensar que tenho de fazer mais vezes! estava sempre a lembrar-me de coisas que queria pesquisar na internet ou mensagens que queria deixar a amigos no whatsapp. que vício!

    Vou tornar todas as 2as como dia sem internet :)

    E por ai, que tal correu ?

    ResponderEliminar