quando desenhamos infografias

Hoje vamos mostrar-vos um dos últimos trabalhos que fizemos, desde a fase do papel, das ideias e dos esquemas, até ao resultado final em desenho vectorial.
Já não é a primeira vez que desenhamos infografias, aliás, passa-nos imensas coisas pelas mãos, mas como o blog vive de tantas outras coisas que é impossível mostrar muito trabalho por aqui. Hoje queremos mostrar-vos a última que desenhámos, e que começou ali naquelas folhas.

Para quem não está familiarizado com o termo, uma infografia pretende mostrar informação através de gráficos e imagens. Vemos muitas vezes em revistas e jornais, e é uma forma de simplificar informação, ordenando dados, para que o leitor a absorva de forma mais clara, simples e imediata.
O desafio que nos colocaram foi o de desenhar uma infografia sobre mirtilos, e nós saltamos para o papel antes de enfrentarmos o computador.

Quando vos passam um trabalho deste género, vocês têm de receber um documento de texto ou uma folha de cálculo, com todas as informações que têm de estar na infografia. 
O passo seguinte é pegarem nesses dados e organizarem, pensando sempre em criar uma hierarquia na informação, para que o leitor não fique confuso ao receber todos estes conteúdos. É importante criar blocos de informação, que se vão apresentar de forma diferente no espaço, para assim criarmos ritmos de leitura e nada se perder. 

Depois de tudo organizado e definido em papel, passamos para o computador e damos forma a todos os esboços que estavam já feitos. Nós gostamos sempre de dar um aspecto leve ao desenho, porque entendemos mesmo que a infografia serve para tornar mais divertida ou informal, uma série de informações.



Aproveitem para aprender mais umas coisas sobre mirtilos. Nós divertimo-nos muito a desenhar esta infografia para a Cooperativa de Mangualde, e adoramos comer mirtilos :)

Esperamos que tenham gostado e que tenham todos uma óptima semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário