Candeeiros, luzes bonitas e poupanças

Hoje, venho falar-vos da minha paixão por luz e candeeiros.
A luz é um elemento que pode causar conforto ou desconforto, dependendo da intensidade e da temperatura. Cá em casa temos bastante luz natural mas, quando a noite cai, somos viciados na outra que conseguimos trabalhar cá por casa. No entanto, somos sensatos nos gastos de energia, queremos um ambiente acolhedor, sempre, mas queremos as contas da luz simpáticas.
Para além disto, mostro-vos como os candeeiros ajudam a compor alguns cantinhos cá de casa.

Primeiro, tenho de vos dizer que sou muito, muito sensível à luz. Para mim, a noite chega e começo a acender candeeiros porque detesto luzes de tecto fortes. Sou assim há anos, e lembro-me de ainda partilhar casa com amigas e de fazer com que todas usassem as luzinhas dos candeeiros em vez das outras. Como a minha senhoria não era muito sensível a este tema, as luzes de tecto eram brancas, o que ainda me fazia sofrer mais.
Assim sendo, e para quem não tem tanta sensibilidade para estas coisas, saibam que temos ofertas de luz quente e fria. Estas temperaturas não têm nada que ver com a intensidade da luz, por isso podem escolher uma luz forte, se assim quiserem, mas ainda assim quentinha. Porque ninguém quer estar na sala a ver um filme e a sentir-se numa arca frigorífica.

Nós, cá em casa, não gostamos de preocupar-nos com gastos, e vamos deixando candeeiros ligados na cozinha, escritório e sala, por isso temos sempre cuidado na hora de comprar lâmpadas. Por uma questão de poupança na nossa carteira, e por uma questão ecológica, gostamos de ter um cuidado especial com os gastos de luz e água. No que toca à luz, compramos lâmpadas boas, económicas, adequadas a cada espaço, e pontilhamos a casa com calor. Como vêem aqui em baixo, temos variedades em formas e tamanhos, que escolhemos tendo em conta a função de cada uma. Podem testar todas na própria loja, o que facilita na hora de decidir quais trazer.
Alguns passos simples para sermos mais verdes!

1. Trocar os plásticos por vidros
Nós não podemos colocar os tupperwares para reciclar, nem tudo o que é plástico tem uma nova vida, e por isso o nosso planeta acumula tanto, mas tanto plástico, que já é uma praga. Há até um documentário que vimos sobre isso, e por isso, cá em casa todos os recipientes foram substituídos por vidro. Este sim, tem muitas vidas!

2. Reciclagem obrigatória!
Eu sei que existem os preguiçosos, eu já fui uma, mas agora sou incapaz de colocar uma embalagem de plástico no lixo normal. Sinto como se estivesse a deitá-la na rua, ali mesmo no meio do passeio.
Existem montes de soluções para este efeito, para todos os gostos e espaços, não há mesmo desculpa.

3. Troquem as lâmpadas por LED
Agora o investimento já não é assim tanto, existem lâmpadas muito em conta, que duram imenso tempo e que gastam muito, muito pouco. Façam revisão aí em casa e deixem de parte todas as que não são económicas. Para os candeeiros de presença, como aquele que tenho ali na primeira imagem, escolham lâmpadas com potência mais baixinha, poupam e o ambiente fica mais acolhedor.

4. Tenham plantas em casa
Algumas são mesmo purificadoras do ar, e por isso para além de terem um ambiente mais fresco e bonito, estão a melhorar as coisas aí em casa. Falei de algumas neste post.
Quem puder ter uma mini horta também pode produzir algumas coisas para consumo, ou comprar localmente, e assim reduzir o desperdício que acontece nas importações. Nós não temos espaço, vamos tendo umas aromáticas e já não é mau.

Nós compramos as nossas lâmpadas no IKEA, e os candeeiros cá de casa também vieram quase todos de lá. Já todos sabem que somos fãs, porque para além de coisas bonitas a marca tem uma preocupação ambiental que nos faz simpatizar mais com ela.
Sabemos que nos próximos dias vão haver iniciativas em loja porque no dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Vão ser feitos workshops, lançadas novas coleções e vão haver descontos entre o dia 30 e o dia 5 de junho. Nada melhor do que consultarem o site para saber mais.

Nós vamos festejar este dia e tentar mudar mais qualquer coisa cá em casa.
Se tiverem dicas de poupança mandem para este lado. Estou para elas como as velhinhas estão para os vales de desconto :)

2 comentários:

  1. Será que é só comigo que as ditas lâmpadas economizadoras, se fundem no instante, durando muito menos que as normais e ficando assim carissímo ? Comigo acontece-me sempre :(

    ResponderEliminar
  2. as lâmpadas led acabam por ser mais caras mas no final do mês compensam bastante! É daquelas decisões difíceis de tomar, mas que no final de contas sabem bastante bem! :)

    ResponderEliminar