Como fazer um Press Release

Se há por aí alguém que já quis contactar uma revista, ver um artigo sobre uma marca ou evento publicado, mas nunca soube como, este é o post onde vão perceber um bocadinho mais sobre o assunto. Vamos  tentar simplificar a tarefa e explicar-vos como fazer um Press Release eficaz. 
Sim, porque nem sempre são os jornalistas a fazer o contacto, vocês também o podem fazer. 

Quando fazer um Press Release
A imprensa precisa de conteúdos, e por isso se vocês os têm serão sempre bem recebidos, mas claro que estes terão de cumprir certos requisitos para que sejam válidos. Se vocês têm uma marca, um produto ou um evento que merece de facto ser comunicado, não podem esperar que venham ter convosco, podem e devem ser vocês a fazer este contacto. Pensem primeiro se aquilo que têm a dizer vai fazer diferença na vida de quem vai ler a notícia, se vai acrescentar alguma coisa, se os leitores se vão relacionar de alguma forma com isto, no fundo, se é de facto uma notícia. 


A quem enviar?
Se vocês têm determinada mensagem a passar, sabem à partida a quem a querem comunicar. Definam o vosso público, e pensem onde é que ele está. Que revistas ou jornais lê, em que blogs é que passa todos os dias, e com isto em mente façam uma lista. Esta lista vai definir a linguagem que vão usar no texto, mais ou menos informal, mas sempre factual, porque vocês querem passar uma notícia. 
Podem decidir passar a informação a bloggers, a revistas físicas ou a outro tipo de publicações online. Tentem perceber quem terá interesse em publicar o que vocês têm a dizer.  Optem por imprensa local, imprensa especializada, ou de consumo, que como o próprio nome indica, dispara para todos os lados e dedica-se às massas. Vocês têm de compreender que tipo de comunicação preferem fazer para tomar aqui decisões. 

Como estruturar o documento?
Um Press Release tem regras de escrita, e convém que as cumpram porque só querem facilitar a vida a quem o vai receber. Um jornalista recebe vários, e por isso tem de conseguir apanhar a informação de forma organizada e, acima de tudo, interessar-se por ela. Começando exactamente pelo princípio, o título deve ser directo e deve captar a atenção de quem está a ler. Se vocês forem aborrecidos ou vagos logo no início pode haver desistências. Depois devem escrever apenas um ou dois parágrafos, onde deixam toda a informação, e podem guiar-se por algumas perguntas. Se escreverem dois parágrafos assegurem-se que no primeiro a mensagem foi transmitida, no segundo vão explicar com mais detalhe tudo o que já foi dito. As perguntas chave são:

QUEM?
O QUÊ?
PORQUÊ?
ONDE?
QUANDO?

Pegando num exemplo prático, imaginem que nós queríamos muito comunicar os nossos workshops na imprensa. Teríamos de começar por responder a estas questões de forma organizada e resumida (porque o jornalista não tem muito tempo, e porque a notícia não ia certamente ocupar duas páginas). Teríamos por isso de explicar quem somos e o que vamos fazer neste workshop. Porque o estamos a organizar, o que aprende connosco quem se inscreve, o que nos motiva, etc… e por fim onde e quando acontecem.
Podem juntar citações e nomes que sejam importantes e que estejam ligados ao assunto. 



Como Enviar?
Geralmente, e por todas as razões óbvias, este documento é enviado por e-mail para um jornalista ou para o contacto geral da publicação. Preparem o documento com a melhor apresentação possível, juntem algumas imagens se as tiverem, e usem a mesma regra do título para o assunto do e-mail. Este tem de ser óbvio e tem de despertar a atenção de quem recebe dezenas de e-mails por dia. 

No final mesmo, devem deixar links de contacto para o jornalista poder consultar mais informação ou para vos contactar no caso de querer fazer mais perguntas. 


Não se esqueçam que tudo o que escreverem pode ser usado na notícia, sem grandes mudanças, e por isso façam isto a sério, escrevam as vezes que forem precisas, até se sentirem confortáveis com tudo. Se quiserem enviar para diferentes tipos de imprensa podem escrever dois, onde o tipo de linguagem muda e adapta-se ao leitor que está a ler uma determinada revista. 

Esperamos que este post tenha sido útil e que desse lado metam as mãos à obra :)


2 comentários:

  1. Bom dia!

    Muito interessante este artigo. Eu agora onde estou a trabalhar tenho que começar a fazer press releases semanais e não sei por onde começar.

    Tenho uma dúvida, para enviá-los não existe um genero de servidor público? Temos que enviar a jornalistas em específico?

    Obrigado e sou fã do vosso blog :)

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    1. Olá Joana :)

      Podes usar um site como mailchimp para criar uma newletter que consegues enviar para uma lista de contactos. Mas o que aconselhamos é que tentes direccionar o conteúdo ao máximo, a jornalistas específicos. Assim não és considerada spam!

      Espero ter ajudado.

      Beijinhos *

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