Instagram e as notificações que vocês devem esquecer

O Instagram quer mudar a regra do jogo e o mundo está revoltado com a situação. A rede anunciou que a ordem cronológica nos nossos feeds ia desaparecer, e as coisas iam funcionar de outra forma. 
Nem de propósito, na semana passada falámos do papel das redes sociais na nossa vida, e principalmente nos nossos negócios, e hoje voltamos à carga para vos dizer que ok, a situação pode não agradar a todos mas não vamos fazer um drama do assunto, até porque a seleção do que vocês vêem já acontece. 

Agora, e esclarecendo o que já acontece e o que a rede quer que aconteça, se calhar esta mudança fazia sentido e não era um bicho de sete cabeças. 
Esta triagem já existe, nós seguimos centenas de pessoas e aquelas que nos aparecem no feed são sempre as mesmas e se calhar não chegam a uma centena. Será que ainda ninguém reparou nisto? E se isto já acontece, e só agora houve esta revolta com uma nova mudança, significa que há aqui um mal entendido e que ninguém percebeu o que queriam eles dizer.
O que sugeriram mudar foi a ordem pela qual os conteúdos iam aparecer no vosso feed. Atenção na palavra “ordem”, a única alteração é a ordem. Isto significa que iam receber o que já recebem, mas por outra ordem. Em primeiro lugar iriam aparecer aquelas contas que têm mais likes ou comentários (até da vossa parte) e que por isso são tidas como favoritas. Este algoritmo ia dar-vos em primeiro lugar aquelas contas que mais interação têm, seguidas das outras. Ou seja, a ordem cronológica perde-se, mas as contas que aparecem no vosso feed são as mesmas. 

A questão importante, as contas que aparecem no vosso feed são todas aquelas que vocês seguiram? Não. Mas nunca foram! Ou pelo menos há já um bom par de anos que não são. São uma percentagem, tal como acontece no facebook. A coisa já era assim e estava tudo bem, por isso relaxem, vai continuar tudo bem mesmo que a ordem cronológica desapareça. 

Não peçam aos vossos seguidores para activar as notificações das vossas publicações. Isto significa que eles vão receber um aviso sempre que vocês publicarem e, vamos ser sinceros, quem é que está interessado nisto?
Receber notificações de todas aquelas contas que gostamos de ver era um pesadelo, e por isso este pedido é no mínimo injusto para com todos aqueles que gostam de vocês. É o mesmo que pedir notificações no facebook, sempre que um amigo fizer um post, ninguém quer mais plins e caixinhas com avisos, já temos as nossas próprias notificações e por vezes já são demasiadas. 

Para concluir voltamos a dizer-vos que o sucesso do vosso trabalho não pode depender das redes sociais, e se depende vocês vão entrar em pânico se perceberem como é que isto de facto funciona. 

Se querem de facto ter uma presença forte, transparente, onde o espaço é vosso todos os dias, trabalhem num blog ou num site e usem as redes sociais apenas como um apoio. 

Esperamos ter ajudado quem nada percebia do assunto, e deixado mais descansados aqueles que se preocuparam com muito pouco :)

4 comentários:

  1. Quanto útil teria sido esta publicação uns dias antes :)
    Liguei as notificações para algumas contas (ainda bem que foram pouquinhas) e percebi, em pouco tempo, que me era algo que me iria arrepender!
    Quando é para seguir mesmo o trabalho de alguém gosto muito que tenham blogs para poder adicionar ao feedly.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por este esclarecimento. Creio que andava meio mundo a precisar!
    Felizmente não activei as notificações de muitas pessoas ;-)
    Boa noite e obrigada
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por este esclarecimento. Creio que andava meio mundo a precisar!
    Felizmente não activei as notificações de muitas pessoas ;-)
    Boa noite e obrigada
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo esclarecimento! Não sei, mas ainda tenho minhas duvidas sobre o conteúdo q sai no feed. Eu acredito q sim, todas as atualizacoes aparecem. Mas ok. Um dia vou dar uma passada nas contas q sigo e dar uma olhada nisso.
    De todas formas, q bom q o Instagram mudou de ideia, porq essa questão de "Em primeiro lugar iriam aparecer aquelas contas que têm mais likes ou comentários (até da vossa parte) e que por isso são tidas como favoritas" é como ouvi uma vez, os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres! :/

    ResponderEliminar