Guia para manhãs felizes



Nunca fui uma pessoa matinal. Aliás, posso dizer que sempre fui o oposto, em casa dos meus pais nunca ninguém falava comigo durante umas duas horas depois de acordar, porque sabiam que eu ficar para lá de irritado (e sem razão nenhuma). Sempre tive inveja daquele tipo de pessoas que acorda cedo de sorriso na cara e com uma energia incrível. Eu sempre precisei de pelo menos 2 horas até passar a ser uma pessoa normal mas desde que adoptei as manhãs lentas cá para casa, não só sou mais bem disposto como sou muito mais produtivo durante o dia. Como tenho a certeza que devem haver pessoas como eu desse lado, quis mostrar-vos o que mudou de manhã e como me ajudou a ser uma pessoa mais calma e feliz.


1. Mimos pela manhã
O dia começa com o Doug a saltar para a cama e a pedir mimos e é um bocado impossível não sorrir com aquele pequeno. Encontrem alguma coisa que vos deixa muito feliz e comecem o dia ainda na cama, de sorriso na cara. Para mim, muitas vezes é até uma música que me ajuda a despertar com o mood certo.

2. Meditação
Eu comecei a meditar no verão do ano passado. Sempre fui um bocado descrente nestas coisas e achei que não era para mim, mas quando dei por mim numa cama de hospital ao invés de numa cadeira à beira da piscina durante as férias de verão, precisei de acalmar a raiva e de me sentir em pleno comigo mesmo. Descobri a app Headspace e desde aí que medito mal saio da cama. Nos dias em que acordo tarde e a correr e me esqueço de meditar, sinto que os meus pensamentos são uma autoestrada confusa onde todos querem chegar primeiro, ao invés de um rio onde todos flutuam calmamente. São 10 minutos por dia que se tornaram essenciais.


3. Pequeno-almoço apetecível
Vocês sabem que eu gosto de passar tempo na cozinha, relaxa-me e deixa-me feliz. Por isso passei a planear os pequenos-almoços de um dia para o outro (ou pelo menos tento). Geralmente coisas que não impliquem muito trabalho mas que façam ter preparar mais do que cereais numa taça. Assim, não só os pequenos-almoços têm sido mais saudáveis como são uma razão para eu querer sair da cama.

4. Inspiração, inspiração, inspiração
Este passo já faz parte da minha rotina há uns anos. Para mim, o dia tem de começar com inspiração, seja ela passear-me pelo pinterest, ler blogs, ler revistas, ver contas de instagram, ver vlogs ou até ouvir podcasts. Tudo depende do dia e da disposição mas pelo menos uma destas coisas tem de acontecer. Quando começamos o dia a ver/ouvir/ler coisas bonitas, podem ter a certeza que o dia vai ser também mais bonito.

5. Organização
Depois de todo este ritual, ainda antes do computador, salto para os cadernos onde organizo o dia e a semana, crio listas de afazeres e organizo prioridades para ser o mais produtivo possível. Parece um passo óbvio, mas fazê-lo em papel, longe do computador ajuda mesmo.

Eu lembro-me de ler artigos sobre manhãs produtivas e felizes e achar que era completamente utópico, que não havia tempo e que não ia conseguir fazer nada daquilo. A verdade é que criar estes hábitos foi um processo difícil e demoroso mas que me mudou os dias e até a vida. Isto não é uma formula mágica, é uma série de passos que me ajudam a ser mais feliz, eu aconselho-vos a tentarem fazer mudanças pequenas e lentamente até encontrarem os vossos.

E por aí, as manhãs são felizes? O que fazem para terem um arrancar de dia perfeito? Contem-me tudo, que estou aberto a sugestões.

Beijinhos e abraços,
Fred

8 comentários:

  1. Eu, por exemplo, leio posts bonitos como este. Não sendo como tu Fred, porque a não ser que tenha havido uma insónia, que os putos me tenham acordado 100 vezes durante a noite ou que a casa esteja num frio que não se aguente, sou uma pessoa muito matinal até. Ainda assim também preciso de fazer algumas das coisas que tu fazes. Tenho é que acordar às 6h30 da manhã para as conseguir (já vês quanto matinal eu sou), antes dos piolhitos acordarem :-) <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levantar às 6h30 é de coragem :p Mas acho que faria exactamente o mesmo só para poder ter estes rituais!

      Bejinhos querida Carina *

      Eliminar
  2. Qualidade de vida passa por estas pequenas coisas também! :)
    Sempre que tenho manhãs menos preenchidas gosto de começar o dia assim, devagar, com o tal pequeno almoço apetecível e muita inspiração.

    O Doug é tão fofinho! <3

    Um beijinho,
    --
    Sofia | Seventeen Seconds


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma, qualidade de vida são mesmo estas coisas <3

      O Doug é um baldinho de amor :)

      Beijinhos sofia*

      Eliminar
  3. A que horas te levantas para conseguires fazer isso tudo? Trabalhas em Casa?
    Acho fundamental acordar com tempo. Tempo para nos sentarmos a tomar o pequeno-almoço e para nos arranjarmos com calma. Eu junto ao tempo, acordar sempre com uma música de que gosto, que vou variando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordar com música é tão bom :) Eu trabalho em casa mas mesmo quando trabalhava em empresa, com horário fixo, levantava-me mais cedo para poder fazer algumas destas coisas. No total, com banhos e vestir-me e essas coisas todas, demoro umas duas horas :)

      Beijinhos e abraços,
      Fred

      Eliminar
    2. admiro as pessoas que trabalham em casa ;) é preciso ter muita força de vontade!

      Eliminar
  4. Sem dúvida ótimos conselhos!!!
    Adorei o blog, tem também muito bom conteúdo :)
    Beijinhos, Andreia
    www.redcarpeteveryday.blogspot.com

    ResponderEliminar