mudar de casa com patudos


Mudar de casa pode ser uma coisa boa para nós, quando é uma coisa que queremos muito, mas não deixa de ser stressante por todo o trabalho e confusão que envolve.
Quem acompanha o blog sabe que mudei este mês para uma casa nova, e comigo tive de mudar os meus dois patudos, o que tornou a coisa mais confusa.
Imaginem-se na pele de um gato. De repente, encontram todas as vossas coisas, ainda com os vossos cheiros, numa casa estranha e num sítio completamente novo para vocês. Eles ficaram muito assustados e baralhados, mas há uma série de coisas que podemos fazer para minimizar o choque da mudança e é sobre isso que vos venho falar hoje.



Eles são dois, um preto com 10 anos e uma cachopita com pouco mais de 1, e isso é o suficiente para terem reações diferentes. O mais velho ficou assustado mais tempo, a mais nova já andava na brincadeira cá por casa no dia seguinte. Tivemos uma série de cuidados nesta mudança, para que fosse mais simpática e menos assustadora para eles. 

1. Se for possível, mantenham os gatos numa zona segura na antiga casa, durante a mudança. Assim protegem-se da confusão na hora de mover caixotes e móveis para a carrinha e do entra e sai das pessoas que o estão a fazer.

2. Tentem arrumar o máximo de coisas na nova casa antes de levarem para lá os patudos. Assim não têm de provocar mais stress na cabecinha deles. Façam as limpezas antes, metam os móveis no sítio e arrumem o máximo de tralhas, principalmente aquelas que fazem barulho, para que este seja menor quando eles já lá estiverem. No fundo trata-se de preparar o ninho para os novos moradores.

3. Coloquem os gatos apenas numa divisão da casa, a mais arrumada e que tenha a cama ou o sofá onde eles costumam dormir, e fechem a porta. Passem tempo com eles e deixem que explorem sem pressas nem pressão o novo espaço. Aproveitem para lhes dar mimos e a comida preferida deles. Assim ficam menos assustados e sozinhos e a confusão de verem logo uma série de divisões não acontece. 

4. Quando perceberem que eles já estão mais calmos abram a porta e permitam que eles explorem a casa. Como nos mudámos para uma casa com bastantes mais divisões que a anterior, algumas portas foram mantidas fechadas, para que eles se fossem habituando às principais. É importante ter pela casa coisas com o cheiro deles, mas se a mudança foi feita com os gatos isso acontecerá naturalmente.

5. Brinquem bastante com eles e com os brinquedos prefreridos. Assim eles distraem-se e sentem-se mais felizes.

6. Não os deixem sair de casa mesmo que não pareça haver perigo. Nós temos uma zona exterior nas traseiras da casa e umas janelas simpáticas mas enquanto eles não reconhecerem a nova casa como deles não é seguro. Por isso tenham paciência e deixem passar algum tempo. Quando todos sentirem que a casa é deles já será mais seguro e não terão vontade de ir para outro lugar. 


O Preto passou dias metido no quarto, debaixo de mantas, quando saía corria para o sofá e escondia-se novamente debaixo da manta. Nós preferimos dar-lhes o tempo que eles precisaram e não foram forçados a nada. 
Hoje estão os dois felizes, apanham banhos de sol na sala e não foi preciso muito tempo para se habituarem a esta nova casa. Achamos que correu tudo muito bem e que o facto de terem um sítio novo até está a ser bom para eles. 

Quero fazer uma série de posts sobre esta nossa mudança e este foi o primeiro. Espero poder falar-vos de várias coisas, incluindo dos planos de decoração que tenho para esta casa.
Seria bom receber o vosso feedback para saber se estes temas vos interessa ou se vou só chatear-vos muito :)

Se tiverem mais dicas partilhem-nas connosco! 

17 comentários:

  1. Eu adorava saber os pormenores da decoração e conhecer a vossa nova casa. Tens muito bom gosto e dois patudos muito lindos! Que sejam muito felizes na nova casa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Joana! :) e sim, vou mostrar-vos a casa aos bocadinhos. <3

      Eliminar
  2. Quero saber tudo. Esses patudos são lindos de morrer :)

    ResponderEliminar
  3. Chateia por favor que a malta adora!!!!!LOL

    ResponderEliminar
  4. Eu também mudei de casa recentemente com a minha patuda e fiz o mesmo! E até hoje (já lá vão 4 meses) não a deixo sair à rua apesar de ter um enorme espaço mas prefiro que ela esteja dentro de casa. Foi difícil de ela se habientar.. não comia, apesar de ter a comida preferida e só saia do local dela (que ela ficou escondida à volta de uma semana) para fazer as necessidade/comer/beber quando sabía que não estava gente em casa ou quando estavamos a dormir! Mas agora ela já se dá bem com a casa nova :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. às vezes custa-lhes mais, e se é assim mais vale seres cautelosa e de facto não a deixares sair sair tão cedo. Fico contente por saber que ela já está bem na nova casinha :)
      beijinhos para a duas! <3

      Eliminar
  5. Eh páh... Chateia, por favor!!! ;-)

    ResponderEliminar
  6. Quando levei o meu Joel (o meu gato) para a cidade onde estudo, ele teve a mesma reacção do teu Preto, mas aos poucos foi-se habituando e acabou por correr tudo bem. Um erro que cometi: não levei nada que já fosse dele e que tivesse os cheiros a que estava habituado. Já aprendi a lição :) e sim, chateia-nos com as decorações, por favor! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima já sabes ;) de qualquer das formas correu bem, fico feliz por isso :)

      um grande beijinho para ti e outro para o Joel <3

      Eliminar
  7. Respeitar o tempo deles é mesmo fundamental. Fotos amorosas. :D

    ResponderEliminar
  8. Já passei por isso uma vez com a minha gata, quando me mudei em 2012. Não foi fácil e ela estranhou imenso.

    Para o ano vou mudar de casa outra vez, desta vez com mais um gato (agora são dois) que nunca mudou de casa. Vai ser bonito, vai. :P
    Mas vou ter em conta essas dicas para tentar fazer com que a mudança seja menos brusca para eles. Aposto que em breve vão adorar a casa nova e vão querer explorar todos os cantos! :D

    Joan of July

    ResponderEliminar