Dois é melhor que um!


Cada vez mais são aqueles que criam o próprio trabalho, e que por um motivo ou outro conseguem largar o antigo emprego e dar forma a um sonho, trabalhar por conta própria. 
Para quem dá esse passo, nem tudo pode ser fácil. 

A quantidade de tarefas passa a ser maior, desde a contabilidade, ao marketing e comunicação do trabalho, gestão de clientes e por fim, o trabalho propriamente dito. Tudo fica a cargo da mesma pessoa, pelo menos numa fase inicial, e se para uns isso é um facto positivo e um desafio, para outros pode ser uma dor de cabeça, mais ainda se houver sérias dificuldades numa destas tarefas. 
Para além disto junta-se outra grande mudança, começamos a trabalhar sozinhos, tomamos decisões sozinhos e quando as coisas correm mal também temos de lidar com elas sozinhos. E se pudermos ter alguém ao nosso lado que seja a nossa cara metade no mundo do trabalho?


Nós achamos que o ideal e a situação mais feliz é a de trabalhar em equipa. Sabemos que muitos problemas podem gerar-se numa sociedade, aliás, tudo o que envolve mais do que uma pessoa pode resultar em conflitos, num casamento será igual mas não é por esse motivo que as pessoas deixam de casar, não é?


O importante é encontrarem a pessoa certa, aquela que partilha o mesmo sonho, que quer as coisas com a mesma intensidade que vocês querem, que tenha os mesmos valores e a mesma vontade de fazer com que as coisas resultem. Se assim for, as vantagens são mais que muitas:

1. Vão ser mais eficientes
Se vocês conseguem fazer muitas tarefas, imaginem o que farão se tiverem uma pessoa ao vosso lado. É o dobro da energia, o dobro da disponibilidade em termos de tempo e por isso muito mais trabalho que pode ser feito.

2. Vão poder sonhar mais alto
Se tiverem alguém convosco a probabilidade das coisas crescerem é maior, a vossa capacidade e vontade de sonhar também aumenta, porque são dois! Mas mais importante que isto é o vosso compromisso com o outro, e com ele a vossa dedicação ao trabalho. Vocês não estão sozinhos, se as coisas correrem mal existe outra pessoa que vai ser afectada por isso e vocês não querem que isso aconteça, não querem desapontar o outro com quem assumiram um compromisso. Isto vai fazer com que vocês queiram ser melhores, e que se sintam muito mal sempre que não são produtivos ou que fazem coisas menos bem feitas.


3. Vão ter com quem desabafar
Imaginem que o dia corre mal, que surgiu um problema ou que vocês estão com um bloqueio criativo, os problemas podem ser vários e podem até ser pessoais, mas se afecta o vosso trabalho e é isso que vos preocupa, o vosso sócio é a pessoa com quem vos apetece falar porque é ele que sabe como são os vossos dias e como determinado  problema vos afecta. Ter um sócio faz com que os problemas possam ser mais pequenos e um bom sócio relativa as coisas e faz-vos sentir bem. Não pode nunca ser a pessoa que vos faz sentir mal, que vê o copo meio vazio e que só gera pânico e mau estar, é exactamente o oposto. 

4. Serão bons em mais coisas
Podemos fazer muitas coisas, mas existem aquelas em que somos realmente bons, e as outras nas quais até damos uns toques e por fim aquelas para as quais não temos mesmo jeito nenhum. Imaginem agora juntarem-se a alguém que é mesmo bom noutras coisas que vos ultrapassam? Vão poder ser bons em mais coisas, fazer um melhor trabalho, juntar esforços e fazer uma coisa melhor. 


5. Podem divertir-se e fazer do trabalho uma festa!
Não, não haverá festa todos os dias mas, acreditem, as coisas vão ser tão mais leves!

As coisas boas vão ser ainda melhores porque vão ser festejadas a dois, quando se juntarem para trabalhar vão poder rir e o tempo vai passar muito mais depressa. No fundo misturam dois mundos, o pessoal e o profissional, o que transforma até a tarefa mais aborrecida numa coisa mais divertida. 

Arranjem um bom sócio e sejam felizes!
Depois, aprendam a delegar e quando o trabalho justificar chamem ainda mais pessoas para colaborar e fazerem uma equipa ainda maior e mais feliz :)

8 comentários:

  1. Eu queria um sócio assim também :)

    ResponderEliminar
  2. Até pode nem ser um sócio mas ser alguém que faz as mesmas coisas e que nos compreende! Eu partilho o estúdio com a Theresa Grieben ( www.etsy.com/shop/TheresaGrieben ), outra ilustradora freelancer que também tem uma loja online. Para vender em mercados vamos sempre juntas, e agora que estamos a organizar uma loja pop-up também estamos nisto juntas. É sempre bom ter alguém que pode olhar para o nosso trabalho com olhos frescos e ver a solução para um problema para o qual não conseguíamos arranjar solução, e estar lá para nos apoiar quando precisamos de desabafar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo Carolina :)
      é uma sorte das grandes, ficamos felizes por saber que também tens o lado bom de ter companhia no trabalho.
      Muitos beijinhos e muita sorte para o novo projecto da loja :D

      Eliminar
  3. super verdade. o processo é doloroso mas a dois (ou a três) é muuuuito melhor. o segredo está em encontrar a pessoa certa. beijos para vocês :)

    ResponderEliminar