Como ser mais produtivo com uma lista vazia


Já todos sabemos como é fácil procrastinar, mais ainda para quem trabalha com a internet. Há todo um mundo aqui, onde nos podemos perder, muita coisa para fazer, e os dias só têm mesmo 24 horas, por muito que quisermos não dá para esticar. Para além disto tudo esta época é complicada para quem, como nós, está a trabalhar e precisa mesmo, mesmo de férias. Hoje falamos da nossa lista optimista, uma forma de nos deixar mais bem dispostos com as nossas listas de tarefas.

Tal como no ano passado, as nossas férias vão ser tiradas em Setembro, e só começam mesmo no dia 10. Ainda temos de esperar e esta espera parece cada vez mais longa. Como estamos cansados é natural que o trabalho não aconteça com tanta facilidade, por esse motivo temos de encontrar soluções para conseguir riscar as nossas tarefas das listas que vamos fazendo. O trabalho não pode parar, e que tudo seja bem feito para merecermos as nossas férias de verão.

Resolvemos por isso partilhar convosco uma técnica que tem sido uma boa aliada cá em casa, a lista vazia. Sabemos que normalmente fazem-se listas de tarefas, diárias ou semanais, dependendo do tipo e da quantidade de tarefas, e a verdade é que os dias passam e a lista continua com falta de muitos riscos. Isto pode acontecer porque estamos pouco produtivos, ou porque fazemos listas impossíveis (nós somos profissionais nisto) e a única coisa que conseguimos com isto é ficarmos cada vez mais frustrados e cansados. 

Por este motivo, e para nos deixarmos mais contentinhos a cada dia de trabalho que passa, nós resolvemos desenhar um calendário semanal vazio, onde o objectivo não é riscar listas mas sim criar listas diariamente. 

Se já vos parecer estranho dêem-nos uma hipótese, por favor. 
Claro que vocês terão de ter uma lista maior, principalmente se tiverem problemas de memória, nós também temos as nossas listas semanais e mensais. No entanto, as diárias servem não só para organizar como para vos animar.  Afinal, é muito mais entusiasmante ter 3 pontos riscados em 5 ao final do dia, do que 3 em 20 (na lista da semana). Lembrem-se e também de inserir as coisas que não estavam planeadas mas que foram feitas, como resolver um problema de contabilidade, ou responder a um email mais longo, que são coisas e que não contabilizamos mas que nos ocupam muito tempo.

Podemos mesmo dizer-vos que deste lado tem funcionado. A vontade de acabar com uma tarefa para a poder apontar no calendário é muita, a pressão por ver uma coisa vazia é muito menor, e a frustração ao final do dia também. 
Por este motivo decidimos criar um, e deixá-lo aqui disponível para download.
Os primeiros começaram por ser desenhados à mão em folhas de rascunho, e vocês também o podem fazer :)


Boa semana para todos!

7 comentários:

  1. Bom-dia!
    Eu também já tenho feito este tipo de listas positivas, justamente pelas mesmas razões.
    Continuar todos os dias a fazer listas que depois não cumpro tem um custo grande no capítulo frustração; assim, invertendo a situação, o resultado é realmente motivador.

    Costumo mesmo pensar que, em vez de me entristecer por não ter cumprido os meus objetivos, o que me faz mesmo bem é encher-me de satisfação com cada pequena tarefa que vou colocando na lista das coisas FEITAS.

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente opção é, também, o 'bullet journal'. http://bulletjournal.com/ Conhecem? :)

    ResponderEliminar
  3. Que giro, eu também faço as listas vazias (e tenho um plano mensal/semanal), só que lhes chamo prognósticos (por causa do "prognósticos só no final do jogo"...). Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Gostei da ideia. Tem um enfoque mais positivo na medida em que não cria uma imposição (mesmo quando a imposição é estabelecida por nós próprios). Para certos tipos de pessoas pode funcionar melhor ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá! Gostaria de saber qual o template que usas! Obrigada e parabéns pelo trabalho :)

    ResponderEliminar