Como ser bem sucedido em tudo o que fazes


Geralmente, a meio do ano, quando o calor aperta e tudo à nossa volta ganha um compasso mais lento, nós tentamos parar para fazer um balanço. Olhamos para os objectivos que definimos no início do ano, percebemos o que estamos a conseguir cumprir, o que precisamos de mudar, quais os novos objectivos e qual a nossa taxa de sucesso. Com este balanço na cabeça, preparámos uma lista de valores que nos ajudam não só a atingir objectivos como a sermos mais bem sucedidos em tudo o que fazemos.

1. Tu és o sucesso
Ser bem sucedido não quer dizer que és superior a alguém. Aliás, sucesso não é mais do que conseguires cumprir os objectivos a que te propuseste e estares feliz com o resultado das tuas decisões. Por isso, o sucesso só depende de ti e das tuas decisões.


2. Planeia duas vezes
Não só deves definir metas e caminhos para atingir os teus objectivos, como deves precaver-te e estar preparado para saltar obstáculos. Cria sempre um plano B, caso o pior dos cenários aconteça. Assim vais conseguir resolver qualquer problema rápida e calmamente. Quanto menos pânico, menos drama e melhores resultados.


3. Sê o teu maior fã
Vais precisar de apoio e incentivo moral para conseguires ser o que de melhor tens para dar. Esse apoio tem que começar em ti. Acredita nos teus objectivos, nas tuas decisões e na razão pela qual o estás a fazer e irás sempre entregar o teu melhor e ainda mais. A galinha do vizinho pode parecer melhor que a minha, mas se calhar a minha é a que dá os ovos que eu mais gosto.


4. Não baixes os braços
Não conseguiste prever alguns erros e tudo parece estar a desmoronar-se: não desistas! Sê pragmático, resolve o problema à tua frente e não baixes os braços. Ser bem sucedido é uma escolha e tu tens de decidir que não vais parar até estares satisfeito.


5. Vale sempre a pena
Temos de ser realistas e às vezes, apesar de todos os nossos esforços nem sempre tudo corre bem. Quando assim é, não vale a pena chorar sobre leite derramado mas também não ignores toda a experiência que ganhaste. É altura de perceber onde falhaste, onde poderias ter melhorado e começar uma nova aventura. Um copo meio vazio é sempre mais triste do que um meio cheio.


Falem-nos dos vossos sucessos e dos projectos falhados, digam-nos como lidam com tudo isto e se adicionavam mais algum ponto à nossa lista :)

2 comentários: