Como escolher o nome para o meu blog!


Vocês decidiram que querem um blog, já sabem sobre o que querem escrever, o que fotografar e já o imaginam a funcionar. No entanto têm um problema, ainda não têm nome para o blog! Nós recebemos muitos pedidos de ajuda deste género, de pessoas que não conseguem encontrar o nome perfeito. Para vos ajudar, reunimos uma série de passos que nos ajudam a desbloquear quando temos que chegar a um nome.
O maior drama em escolher um nome é que não existem regras, tudo é possível. Quando assim é, não há um ponto de partida e se vocês não sabem onde começar como vão saber que chegaram?

1. Vou falar sobre quê?
Peguem num papel grande, numa caneta e escrevam todos os temas que vão abordar no blog. Temas, rubricas e palavras que façam parte do imaginário que querem criar.

2. Quem sou eu?
No mesmo papel, do outro lado da página, façam uma lista daquilo que vos caracteriza. Pode ser a profissão (designer, fotógrafo, bailarino), como vocês gostam de se ver (mãe, filha, amiga) ou até características que vos distinguem (feliz, teimosa, sorridente).

3. Como dizer isto de outra maneira?
Agora vão pegar num dicionário de sinónimos e maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Façam isto para ambas as listas, vão ver que vão encontrar palavras bem mais interessantes e marcantes.

4. Vamos lá juntar isto tudo!
Agora tentem fazer combinações com palavras da primeira lista e da segunda. Façam muitas combinações e vejam se alguma vos ganha o coração. Mesmo que não nenhuma destas combinações seja O nome, garantimo-vos que vos vai levar na direcção certa.

Vamos lá por isto na prática, imaginem que o We Blog You quer começar um blog de culinária ( nenhum de nós tem assim tanto jeito na cozinha mas não custa sonhar, não é? :p ),  que quer concentrar-se em receitas de pequeno-almoço e que sabe que quer um nome em inglês.


O nosso blog de pequenos-almoços ia então chamar-se Slow Mornings.

5. Este nome já existe?
Não se esqueçam depois de chegarem a um nome que gostam irem confirmar se o nome já existe, se o domínio está disponível. Às vezes temos  a melhor ideia do mundo, depois de fazermos uma pesquisa percebemos que alguém teve essa ideia primeiro que nós. Aí, recomeçamos o processo outra vez.

Nada disto é matemático, este processo é apenas um desbloqueador que pensamento, diz-nos onde começar para sabermos onde acabar. Agora vão lá pegar na caneta e no papel e não se esqueçam, não sejam óbvios.

5 comentários:

  1. Tão verdade! :) O pior é quando descobrimos aquele que parece ser "o" nome e ele já está ocupado. É frustrante este processo! As vossas dicas são sempre ótimas, obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Em 1º lugar adoro o vosso blog, especialmente este tipo de dicas.
    Adorava ver como fazem todo o processo de criação de ilustrações desde o pincel á publicação, se possível.
    Continuação de bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. Esse foi o único blog que li com dicas realmente úteis para se achar um nome legal de blog. Deu muito certo para mim. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Sem qualquer dúvida este foi o blog certo para me ajudar no processo de arranjar um nome para o meu blogue. Obrigado We Blog You!

    ResponderEliminar