8 dicas rápidas para bloggers


Os posts com dicas já vão sendo alguns, podem consulta-los a todos, de forma mais organizada, aqui.
No entanto sentimos que nunca são demais, e o facto de os irmos aqui escrevendo e partilhando convosco, faz com que sejam interiorizados por nós e que não sejam facilmente esquecidos.


1. Não te preocupes com números
Pode ser muito stressante procurar aumento de visitas diariamente, e na realidade esse tempo é mesmo tempo perdido que poderia estar a ser aproveitado para fazermos mais posts ou outras coisas que gostamos. Se 50 pessoas virem o que vocês escrevem já é motivo para ficarem contentes, costumamos dizer para as imaginarem dentro de uma sala, são muitas não são?

2. Recebe bem quem te visita
Quem te lê perde tempo, dedica tempo às palavras que escreves, merece a tua atenção também. Devemos tratar bem quem vem a nossa casa e esperar que assim tenham mais vontade de regressar.

3. Descomplica
Se tens medo de escrever porque te vão ler e avaliar, se tens medos que te impedem de arrancar, começa sem dizer nada a ninguém. Trabalha no blog sem dizer aos outros que os estás a fazer. Mais tarde, quando te sentires confortável, dizes ao mundo que tens ali uma coisa bonita cheia de conteúdos interessantes.


4. Partilha
Um blog não pode ser uma feira de vaidades. O bem mais precioso que nele pode haver é o da partilha. Se vão ao teu blog por saberem que vão aprender alguma coisa contigo vão voltar de certeza.

5. Aprende a dizer não
Vão começar a chegar pedidos para falares de produtos ou marcas, para partilhares páginas de outros blogs ou negócios, aqui tens de ser coerente e perceber se faz sentido ou não. Se não fizer não tenhas medo de dizer não.

6. Investe tempo e dinheiro
Se começarmos a fazer um tipo de desporto ou aulas de pintura, temos de investir dinheiro em aulas ou em equipamento. Aqui não deverá ser diferente. Se queres fazer isto na tua vida tens de investir dinheiro (aquele que for possível) e tempo, muito tempo neste trabalho. É por isto que um blog não é para todos e muitos ficam pelo caminho.

7. Escreve o blog que queres ler
Não queiras ser só  mais um, não faças a coisa pela metade. Percebe o que te entusiasma a sério, porque isso vai ser aquilo que vai entusiasmar os outros também!

8. Se queres ser interessante mantém-te interessado
Sermos interessados no que os outros têm para dizer é muito, mas mesmo muito importante. Não podemos viver para nós, disparar informação e esperar que a apanhem, e fecharmo-nos numa bolha. Quanto mais conhecermos os outros mais coisas aprendemos, mais relações criamos, e mais interessantes serão os nossos dias.

9. Diverte-te!
Esta já dissemos umas mil vezes, não foi? :)


8 comentários:

  1. Sempre me ajudando muito! Amo o blog de vocês e visita-los já me traz imensa felicidade! Sempre que tem um post novo, aqui no Brasil, tem mais um sorriso também, no caso, o meu! <3

    ResponderEliminar
  2. Realmente ter um blog não é fácil e eu bem sei como é. Comecei o meu há uns anos atrás, em 2010 talvez? Pois é, nem sei quando é que comecei oficialmente porque já tive vários blogs pelo simples facto de que me cansava dos temas que escolhia e perdia o interesse. De há uns anos para cá consegui mudar a minha postura e encontrei um nome/marca com que me identifiquei e desde então tornou-se mais fácil de manter, ou tentar manter, o meu blog activo. Não agendo posts para dias fixos da semana porque prefiro ir escrevendo conforme a minha imaginação me deixa, mas confesso que há dias em que a inspiração desaparece e teima em não voltar.
    Hoje em dia escrevo sobre o que me apetecer, prefiro isso a ter que me limitar aos malditos temas fixos, e naturalmente acabo por escrever sobre a minha experiência na Irlanda e sobre as saudades de Portugal. Se um dia os assuntos do blog mudarem acredito que isso vá acontecer de forma natural... não acham?

    Isto foi um desabafo, mas a questão que poderia ser tema de um próximo post vosso de dicas para bloggers, é a seguinte:
    sou portuguesa a viver na Irlanda e partilho a minha experiência do ponto de vista português. Escrevo o meu blog em inglês porque moro num lugar onde se fala essa língua. Mas será que devo ficar presa a isso?
    Pergunto porque por vezes tenho sinto que me consigo expressar melhor em português do que inglês... Os meus amigos deixam-me ainda mais dividida quando lhes pergunto, recebo respostas do género: moras aqui então deverias escrever em inglês, és portuguesa e queres partilhar as tuas coisinhas então escreve para os portugueses... ou então, olha! porque não escreves nas duas línguas?

    Sinceramente, a última opção não me parece viável porque acabamos com um texto enorme perdido no meio de fotos e textos grandes tendem a assustar o leitor, certo?

    Peço desculpa pelo tamanho do comentário, entusiasmei-me :D

    ResponderEliminar
  3. Aprecio muito o vosso trbalho e adoro vir cá todos os dias!
    Vocês motivaram me para criar um blog mas agora fiquei num impasse!
    ''Como escolher o nome?'' é a questão que paira na minha mente

    ResponderEliminar
  4. Tudo tão certo! Certamente vou fazer uso destas dicas :) obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Malta!!!
    Antes de mais não sei se já receberam uma mensagem parecida ontem, mas é que na hora de enviar, o meu computador teve um stress e não percebi se a mensagem seguiu ou não. Se seguiu, ignorem esta pf.
    Não sei se me podem ajudar, mas como ajudam sempre e eu já vasculhei toda a blogosfera na tentativa de resolver este problema que me consome, sem sucesso aqui vai:
    Como escolher a imagem que aparece quando partilho o meu blog e quando partilho um post?
    Quando partilho o meu bog, creio que a imagem que me está a aparecer é a do perfil do facebook. Quando partilho um post, é aliatória e eu depois escolho a que quero com as setinhas, mas mesmo assim, não me deixa escolher todas as que tenho na biblioteca, a maioria das vezes tenho que fazer upload do computador.
    Estou a ficar maluca com isto!!!!
    De resto tenho resolvido todas as minhas questões com as vossas dicas e está a correr tudo bem! De facto este blog é muito bom!
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  6. Olá :) Eu sou nova nestas coisas do blog e o pior de tudo é não saber como utiliza-lo.
    Por exemplo, um dos meus maiores problemas neste momento é como escrever mensagens noutras páginas do blog sem que a mensagem seja apenas mostrada na página inicial. No vosso caso vocês têm a página "We", "Temas", "Serviços" etc... E nessas páginas, se nós clicarmos em cima, vai mostrar todas as mensagens que foram escritas para essa página. Mas como faço isso?
    Seria ótimo se me conseguissem ajudar. Obrigada :)

    ResponderEliminar