Imagens no blog, dicas para a hora do upload


Já todos sabemos que a imagem é um dos pontos importantes de um blog. Devemos mesmo ter uma preocupação com a imagem gráfica do nosso blog, para que seja bonita, funcional e a nossa cara, mas depois disso temos de cuidar sempre do blog com aquilo que o vai alimentando.
Como as dúvidas são sempre algumas vamos deixar aqui algumas dicas de como devem editar as vossas imagens, antes de as publicarem no blog.

1. Tamanho da imagem
Para que tudo fique mais harmonioso e coerente, convém que definam um tamanho para a largura das vossas imagens ser toda igual, em cada post que fazem. Para isso ou recorrem ao código do próprio blog e fazem isso, ou têm o cuidado de guardar todas as imagens com a mesma largura.
Definam uma largura em píxeis, que pode variar, e mantenham-na. Um blog com imagens grandes pode ter 800px ou 900px de largura de post por exemplo, e consequentemente de imagem.
Tentem perceber qual é o vosso ponto forte quando chegar a altura de escolherem esta medida. Se tiverem boas fotografias apostem em imagens grandes, se a escrita for a vossa praia reduzam a largura do post.

2. Resolução da imagem
Ao salvarem uma imagem num software de edição, vão ter a oportunidade de escolher a resolução desta, ou seja, a qualidade da imagem. E por qualidade, assim trocando por miudos, vamos entender qua são os píxeis por polegada. Ou seja, quantos mais pontinhos tivermos mais qualidade teremos, quantos menos tivermos mais pixelizada será a nossa imagem, porque os vemos, por serem tão poucos.
Para uma imagem web, já com a largura que vocês querem, os 72dpi (dots per inch/pontos por polegada) serão suficientes e são leves para não carregar muito a vossa página.


3. Formato da imagem
Já aqui fizemos um post sobre os vários formatos em que uma imagem pode ser guardada, e os mais comuns. Queremos sempre que as imagens do blog sejam leves, para abrirem rapidamente e para que os leitores não tenham que esperar muito tempo até ter a página composta à frente dos seus olhos. O melhor formato que podem usar para a web é o PNG.

4. O nome da imagem
O que todos queremos é que quando nos procuram numa pesquisa. sejamos logo os primeiros a aparecer. Toda a gente procura destaque nas pesquisas do google, e o trabalho a ser feito para o conseguir é algum. Este é um dos pontos abordados no nosso workshop, e que normalmente agarra a atenção de toda a gente. Agora ficam a saber que colocar as palavras certas no nome do ficheiro das vossas imagens pode ajudar-vos e muito.
Podem colocar o nome do vosso blog e uma palavra que identifique o post. Por exemplo, uma imagem deste post seria: weblogyou_dicasimagem.png

São algumas dicas que podem mesmo fazer a diferença e que daqui a uns tempos vocês já vão fazer sem pensar, porque se torna um hábito ter estes cuidados.
Esperamos que tenham gostado :)


5 comentários:

  1. Vocês são fantásticos <3

    Por acaso sabem me informar sobre como ver a capacidade de armazenamento no blogger? Obrigada

    Andie

    ResponderEliminar
  2. E são excelentes dicas! :D

    Quando tinha o meu blog no blogger nunca me tinha preocupado com o espaço de armazenamento nem com a rapidez do carregamento da página, mas desde que mudei para um Wordpress self-hosted tudo mudou. Agora (aprendi à força), sempre que publico imagens redimensiono-as e optimizo-as antes, em vez de fazer o upload directamente.
    Desde que comecei a fazer isso este ano que o meu blog melhorou imenso; é muito mais rápido e libertei imenso espaço do meu servidor. ;)

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
  3. Olá! Primeiro quero parabenizar e agradecer por disponibilizar tanto material de qualidade eu seu blog.
    Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar... Como fazemos para definir a imagem de capa do post? Existe algum código pra isso? Queria escolher a imagem de capa para cada post e que necessariamente não deve ser as imagens do corpo da postagem. Deu pra entender?

    Grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diego,
      a tua questão faz todo o sentido, mas segundo aquilo que percebemos, no blogger somos mesmo obrigados a assumir a primeira imagem publicada como a primeira que aparece como capa. No wordpress conseguimos controlar as duas coisas em separado mas aqui no blogger ainda não.

      Eliminar