Dicas para o nosso querido Instagram


O Instagram dispensa apresentações e o nosso amor por ele também.
Como por aqui, as pessoas interessadas por fotografia, e utilizadoras da rede, são mais que muitas, decidimos fazer hoje um post com algumas dicas que poderão fazer a diferença e resultar numa fotografia bonita.

O lado despreocupado que podemos adoptar nesta rede é simpático e dá-nos muita liberdade, mas mesmo assim, se em vez de um click fizermos 2 ou 3, talvez a nossa fotografia, que iria ser apenas um registo, se torne numa coisa muito mais especial, e passe para o lado de lá um significado e uma mensagem que de outra forma não passaria.
Vamos então às dicas!

 @safesolvent @andrewknapp

1. Procura a simetria.
Para conseguirmos isto todas as linhas têm de estar direitas, e é aqui que muita gente se perde. Em cima podem ver algumas imagens onde podemos perceber facilmente do que falamos, e da diferença brutal que pode fazer numa fotografia!

@sofiamottaa  @imbreannarose

2. Arrumem a confusão na gaveta
As fotografias por si só já são em pequeno formato, temos pouco espaço para mostrarmos aquilo que queremos, absorvemos as fotos numa galeria cheia de tantas outras. Uma footgrafia leve, focada apenas no que queremos mostrar vai atrair os olhos de quem a vê porque eles só querem descansar no meio de tantas formas e cores. Para além de serem mais simpáticas ficam mais bonitas.

@elsielarson  @lintmint

3. Substituam as selfies por auto-retratos!
Uma selfie pode servir como registo, diário, e essa é a sua função, mas nunca vai resultar numa fotografia interessante porque a maior área da foto está com a nossa cara e pouco sobra para o que nos rodeia. O mesmo não podemos dizer de um auto-retrato, que achamos ser um exercício interessante e até temos pena de não o praticarmos mais vezes por estes lados. Adicionem um contexto e uma história às vossas fotografias.

   @fresh_exchange  @annariflebond

4. Pensa na composição
Engana-se quem pensa que tirar uma fotografia de uma mesa desarrumada, ou até suja, é fácil. É muito complicado  porque a linha que separa o bonito do mesmo, mesmo sujo e desarrumado é muito curta. Por esse motivo temos de ter muito cuidado com a composição da fotografia, com os elementos que lá estão, para que o caos deixe de o ser e a harmonia esteja na fotografia.

@kitato @tsilvaribeiro

5. Não sejas óbvio
Achamos que esta dica já andou por aqui mas nunca é demais repeti-la, até porque é um dos maiores problemas dos adultos. Quanto mais conhecemos os espaços e os objectos que nos rodeiam mais difícil se torna separarmo-nos dos verdadeiros significados ou funções que eles têm. É por esse motivo que as crianças brincam tão facilmente, para elas é fácil desligarem-se deste mundo real e ver outras coisas nos objectos mais banais. Se tentarmos chegar a esse ponto novamente vamos divertir-nos com as infinitas possibilidades :)

A dica número 6 só diz mesmo para se divertirem! 

No separador de dicas temos mais alguns posts de fotografia, os interessados passem por lá e percam-se um bocadinho. Esperamos que tenham gostado e que consigam tirar daqui alguma informação importante. 
Por fim, um obrigado a todos os que fazem fotografias bonitas e nos deixam de sorriso na cara vezes sem conta. 







2 comentários:

  1. Excelentes dicas, acho que nunca tinha pensado em tantos pormenores. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Adorei!! Amo o Instagram e sempre senti necessidade de mudar um pouco o meu registo fotogrático. Obrigada meus queridos pelas preciosas dicas! <3

    ResponderEliminar