"Ai que eu quero ter um blog!"


Desde que começámos o We Blog You, a frase que mais devemos ter ouvido é "eu gostava tanto de ter um blog..." e a nossa resposta é sempre a mesma:"força!".

Nunca conhecemos ninguém que tivesse um blog e que se tivesse arrependido ou que lhe tivesse trazido coisas negativas para a sua vida. Por isso, porque não começar um blog hoje mesmo? :) Neste post temos algumas dicas para quem quer começar mas não sabe bem por onde!

1. Vai para a rua.
Antes de te sentares em frente ao computador, a escolher templates e a sofrer com a cor certa para o botão certo, desliga-te da internet, escolhe um café bonito, vai munido de caderno e caneta, e faz listas! Quais são os teus blogs favoritos? O que gostas mais em cada um? O que queres dizer? Para quem queres dizer? O que te distingue de toda gente? Estas são algumas perguntas que tens de responder e que te vão ajudar a ter um blog que seja a tua cara.




2. Sê realista e prático.
Ter um blog nem sempre é pêra doce, envolve muito trabalho e algum tempo. Se não fores completamente apaixonado pelo teu blog, é muito fácil desistir porque este vai ser o teu das 18h às 9h, depois do teu 9h às 18h.
O truque é ser organizado! Como tal, planeia quantos posts é que te propões fazer por semana, não há número mágico, poder mesmo ser 1, desde que seja realmente bom. Qualidade acima da quantidade, sempre! E organiza na tua semana quando é que vais poder trabalhar nesse post.




3. Não tenhas medo!
Este é um dos maiores problemas com quem está a começar: o medo. O medo da exposição, o medo de dizer a coisa errada, o medo de não ser bem aquilo, o medo de não ser suficientemente bom. Se o conteúdo do teu blog for o que de mais honesto tens para dar, como é que pode estar errado? Aqui o truque é publicar sem pensar, depois, conforme a reacção e o teu à vontade vais adaptando os tipos de conteúdo para te deixar mais confortável. Na tua cabeça, nunca nada vai estar totalmente pronto para ser partilhado, como tal, publica agora!




4. Avisa os amigos.
Não fiques desmoralizado quando tiveres 40 visitas diárias, imagina 40 pessoas dentro de uma sala e vais perceber que a responsabilidade é grande quer sejam 40 ou 4000! O que demora sempre mais tempo é encontrar o teu público, aquele que se identifica contigo e com o teu tipo de conteúdo. Tudo começa com o teu círculo de amigos, que à partida têm os mesmos interesses que tu. Partilha com todos, pede opiniões e deixa o ego de lado para fazer o teu blog crescer.

5. Sê feliz!
Se o teu blog não te faz feliz, larga-o já! Não encares isto como uma carreira alternativa e fácil, não é nenhuma dessas coisas. O que isto tem de ser é uma paixão assolapada, tem de ser o momento do dia pelo qual mais esperas. Se fores honesto e feliz, garantimos-te que vai ser um sucesso.


Nós acreditamos mesmo que o acto de expormos as coisas bonitas da nossa vida, só vai atrair mais coisas boas. E gostamos de achar que um blog é a solução para os problemas de muita gente.

Se quiserem mais posts deste tipo, com dicas para quem está a arrancar, só precisam de nos dizer porque nós adoramos falar destas coisas. :)

20 comentários:

  1. Olá chamo me Carla e tenho um blog escrevo sobre o amor. Chama se os laços do amor. Blog oslacosdoamor.blogspot. pt amo fazer o que faço obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Também quero mais!! :)
    Comecei o meu blog e adoro escreve-lo, ainda não tive a coragem de o começar a divulgar, mas um dia destes ganho coragem! E ainda estou em processo de pequenas afinações para ficar mesmo lindo (como o vosso é ;)).

    ResponderEliminar
  3. Queremos mais!!
    são os pequenos "empurrões" que preciso! :) obrigada

    ResponderEliminar
  4. E se quisermos um canal no youtube, vale o mesmo? :-)Um beijinho mt grande para vocês

    ResponderEliminar
  5. Queremos mais sim!!! Vocês são brilhantes!

    ResponderEliminar
  6. Vocês são espectaculares! Quando preciso de inspiração é aqui que venho! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! :D
    Acho que todos queremos mais dicas destas, quer sejamos iniciantes ou não.

    ResponderEliminar
  8. Também quero mais :) quero muito melhorar o meu e não sei bem como.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Quero mais!
    Eu já tive um blog em tempos e perdi-o, quer dizer, deixei de lá ir. Agora voltei, com um novo e completamente diferente.
    Vocês são, sem dúvida, uma inspiração para quem está a começar, como eu :)

    ResponderEliminar
  10. Mais posts destes, please! Adoro o vosso blog, são sempre tão inspiradores e ajudam imenso com as vossas dicas, já me ajudaram a resolver algumas coisas no meu blog! E mais, este tipo de posts são importantes não só para quem vai começar mas também para quem já tem um blog, pois todas as sugestões, conselhos, dicas, etc. são úteis! Há que continuar sempre a aprender e a descobrir coisas novas :)

    http://eassimsoumaisfeliz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Mais ideias, são sempre bem vindas :)

    ResponderEliminar
  12. um post muito bom e gostei muito da perspectiva da sala com 40 pessoas. Gostei muito desta (e de outras partilhas) fico à espera de mais ;)

    ResponderEliminar
  13. Acabei de chegar nesse meio, como blogueira, oficialmente falando. Tenho sempre muito o que dizer mas me sentia limitada nas redes sociais, quero ter meu cantinho pra divulgar meus achados e compartilhar meus pensamentos. Me desejem sorte! :D

    http://rhuanytta.blogspot.com.br/

    ps: amor por tudo que encontro aqui <3

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelas dicas e por tirarem este meu desejo de ter um blog da gaveta. Se não fossem estas dicas que nos vão deixando, era difícil avançar com este projecto que tanto gosto me está a dar.

    ResponderEliminar