Bonjour Paris!


Daqui a uns dias, a pessoa que vos escreve deste lado vai concretizar um daqueles sonhos mais cliché que se pode ter, ir a Paris! Até agora a felicidade não tem sido muita porque o trabalho e a rotina preenche os dias, como sempre, mas com a semana a chegar ao fim e com uma mala para preparar já começa a parecer verdade e começo a ficar cada vez mais feliz.



Já aqui falei de como gosto de viajar e de passear e de como, nos últimos anos, isso não pode acontecer por motivos financeiros. Trabalhar por conta própria tem destas coisas menos boas, e em pessoas como eu que metem na cabeça que têm de ter um pé de meia (pareço a minha avó a falar) a coisa torna-se mais complicada. Por esse motivo só me permiti tirar férias decentes no ano passado. Fiz uma viagem a Amesterdão, ainda que pequena, e passei 10 dias de férias no alentejo, e isto já me deixou muito feliz e com energia para mais um ano. No ano anterior as férias tinham sido de apenas 4 dias em Barcelona e vim com a sensação que precisava de mais.

Este ano queria repetir o esquema do ano passado, visitar um país novo e voltar a passar as férias de verão com os meus amigos, sem fazer nada a não ser escolher se queremos praia ou piscina, ou que fruta vamos usar nos cocktails. 
Escolhi Paris e vou com uma das minhas melhores amigas, o que só pode resultar em coisa boa :p
Para além da amiga vou levar também um caderno para apontar coisas (espero levar já coisas de cá) e, para além do iphone e da câmara digital, vou levar aquela coisa bonita que vêem ali em cima e que foi um dos presentes mais bonitos que recebi nos últimos tempos. Já tenho 3 analógicas e uso-as tão pouco que é uma vergonha.



Ainda tenho de ver o tempo que vai fazer na próxima semana, mas este sol que resolveu aparecer, fez-me entrar em modo primavera. Estava mesmo cansada de Fevereiro e dos dias cinzentos e por isso estou feliz com a chegada de um novo mês e de uma nova estação que vai trazer passeios, concertos, e tudo isto com sol!
Mas, como vou a Paris, riscas e bolinhas estão na lista e não quero pensar em roupa de inverno. Por mais que troque de roupa vai parecer que ando sempre com a mesma, mas não faz mal nenhum, vou andar feliz da vida e comer croissants :p


Quem me conhece sabe que tenho de ter mil cuidados com a pele, sou super sensível e se não me trato fico assim um bocado para o vermelha. vou levar pouca coisa mas creme hidratante, corrector de olheiras, máscara e um batom vermelho não podem faltar. Aqui ainda falta toda a tralha para limpar a cara e a água termal que vou comprar por lá porque cá em casa só tenho um frasco enorme.

Para já é isto que vos tenho a dizer sobre a viagem, prometo dizer-vos coisas mal chegue mas se entretanto tiverem dicas de sítios imperdíveis, principalmente aqueles que não vêm em guias de viagens, digam-me por favor!
Até lá vou chateando o sócio que já lá esteve, e que vai aguentar aqui o barco enquanto me deixa ir passear :)

23 comentários:

  1. Opah que bom! Vejo as tuas coisas e fico cheia de saudades tuas!!! Quem me dera ir convosco! Olha recomendações não tenho muitas, porque já fui há muito tempo e de poucos lugares me lembro! Mas vá, acho que não deves perder a Ladurée, Museu d'Orsay (que preferi em relação ao Louvre), andar de bicicleta e deixares-te perder pelas ruas de Paris :) Um beijinho enorme!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh... e não imaginas as que tenho tuas! fico mais contente por saber que em breve vamos poder passar horas na conversa :)
      obrigada pelas dicas, pelos vistos são várias pessoas a dizer para deixar o Louvre para outra altura.
      mil beijinhos <3

      Eliminar
  2. Boa! Assim sempre dá para te distraíres um bocado da tua rotina e recarregares energias novas!
    Boa viagem e aproveita bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amy, ando mesmo mesmo a precisar! :)
      muitos beijinhos!

      Eliminar
  3. Que lindo, que lindo! Aproveita muito e traz memórias e fotografias bonitas para partilhares connosco! Boa viagem, au revoir! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou trazer sim! prometo contar-vos como foi :)
      muitos beijinhos! ***

      Eliminar
  4. Em setembro do ano passado andei a passear por Paris e resolvi que tinhamos de ir a sítios "escondidos" e fora dos guias.. aqui vão os meus preferidos:
    Espreita a livraria "Artazart", tem imensos livros de design e infantis e pop-ups! Perdi-me umas horas lá :) O ambiente desse bairro é engraçado, jovem e "artsy".
    O bar "Le Comptoir Général" é super interessante, com uma história inventada sobre o local e um ambiente meio de selva.. não consigo explicar mais sem dizer "tens de ver para perceber".
    O "Coutume Café" é um algo hipster tem bom café. Lá perto há um cinema interessante, parece uma pagoda (aliás, chama-se "Etoile Pagode"), encontrei por acaso ao passar na rua e entrei para saber mais.
    Também gostei do café/restaurante/breakfast spot "Paperboy".. aliás nessa zona tinha alguns sítios interessantes.
    O restaurante/cantina "La REcyclerie" tem um ambiente curioso (era uma estação de comboios) mas a zona é um bocado dodgy... aconselho a ir durante o dia e não deambular muito pela zona. A comida era decente e barata em comparação com o standard em Paris.
    Have fun! :D

    ResponderEliminar
  5. Raios, esqueci-me de um... se gostas de cocktails vai ao "Little Red Door" (a verdadeira porta não é a vermelha, entra-se pela da lateral), os cocktails eram fantásticos. Caros mas boa relação qualidade/preço (a meu ver).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina! :D
      eu também quero muito conhecer sítios que não estejam cheios de turistas e onde haja coisas bonitas para ver.
      vou tomar nota das coisinhas todas que enumeraste.
      beijinhos e mais uma vez obrigada!

      (ainda bem que vieste completar com os cocktails :p)

      Eliminar
  6. Faz boa viagem Raquel e aproveita muito :)

    Paris é uma cidade linda - uma das coisas que mais gostei quando lá estive foi 'perder-me' por Montmartre. É tudo fofo e inspirador. Vais adorar!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar nessa zona Ana :)
      depois conto-vos como foi mas já só espero ver coisas bonitas!

      muitos beijinhos! (temos de marcar um café na primavera :)

      Eliminar
  7. ainda bem que vais a Paris, também devo ir este ano e quero dicas e sugestões bonitas à la Raquel <3

    boa viagem meninas, aproveitem muito. Ah! e Olho bem aberto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só fecho o olho para o piscar aos franceses! :p
      beijinhos Joana!
      em abril vou a Lisboa e ainda podemos conversar melhor sobre Paris :) *

      Eliminar
  8. Também tenho esse sonho cliché. Espero conseguir ir este ano. Boa viagem ;)

    ResponderEliminar
  9. Boa viagem! Fui a Paris há mais de 10 anos, credo estou a ficar velha, Era ainda adolescente. Mas adorei, apesar de ter sido uma visita muito rápida. Vou estar ansiosa à espera das fotos!
    Queremos o instagram recheado :)

    www.redecompeixe.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ultimamente tenho-me portado mal no instagram, deve ser mesmo o cansaço a fazer-se sentir.
      prometo caprichar enquanto lá estiver :D

      muitos beijinhos!

      Eliminar
  10. Olá Raquel, pela primeira vez decidi comentar porque Paris tem muitos locais encantadores que queria partilhar contigo!

    Se gostas de ler, recomendo-te a livraria Shakespeare and Company, uma livraria fofa, pequenina e labiríntica recheada de livros ! A maior parte em inglês. Tem dois andares, no andar de cima num recanto de leitura tem uma máquina de escrever para deixar uma mensagem e umas janelas com vista para o Sena... linda! Mesmo vista de fora é linda a livraria.
    É do lado oposto a Notre Dame, do outro lado do rio.
    http://shakespeareandcompany.com/

    Há também o Bar La Dame de Canton, é um barco asiático que foi adaptado para bar/café/restaurante! Têm concertos por vezes tb e é engraçado estar num concerto com o chão a balançar ! O barco é muito bonito, lembro-me da madeira polida a brilhar na noite parisiense.
    É junto à Biblioteca Nacional (também com uma arquitectura interessante).
    http://www.damedecanton.com/en

    Um restaurante muito diferente - e que enche muito depressa! - é o Le Refuge des Fondues. É micro, só tem duas mesas de madeira compridas e assim partilha-se a mesa. Os empregados andam sempre atarefados mas muito simpáticos!
    É muito divertido ir lá provar os queijos ou comida e o vinho! O mais engraçado é como servem o vinho.... Nós passamos uma noite fantástica, na conversa com os colegas de mesa!
    http://www.yelp.com/biz/le-refuge-des-fondues-paris


    Last but not least, o bairro judeu que é lindo lindo lindo! Marais, só andar por lá - de nariz no ar - vale a pena! Os edifícios, as ruas, o empedrado..
    Enquanto estás lá espreita este café e se puderes prova o merengue de limão! Ainda me lembro da textura cremosa e do sabor doce-amargo... Além do espaço ser muito bonito e bem decorado!
    Le Loir dans la Théière
    http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g187147-d719147-Reviews-Le_Loir_dans_la_Theiere-Paris_Ile_de_France.html

    Mmmmm.... agora também quero ir ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai tantas dicas Inês! Obrigada! :D
      adorei todas mas fiquei mesmo curiosa com o bairro judeu.

      Muito obrigada mesmo por teres comentado, vou aproveitar as dicas todas e se der para passar em 2 sítios ou 3 já fico contente. muitos beijinhos!***

      Eliminar
  11. Nao sei se gostas de museus mas se gostares e tiveres de escolher - deixa o Louvre para outra altura. Tenta nao perder o Pompidou. :) beijinhos, vais adorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já não és a primeira pessoa a dizer isso, começo a acreditar :p
      obrigada pela dica! depois conto tudo.

      beijinhos!*

      Eliminar
  12. Paris é uma cidade tão linda! Aproveita para te sentares numa esplanada e te misturares com os cidadãos locais, enquanto observas a cidade e comes o melhor folhado do mundo. Tira muitas fotos! Nós ficamos aqui à espera para ver *
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Oi Raquel, acompanho o blog há tempos mas ainda não tinha comentado. Lendo seu post pensei num lugar que acho que você curtiria, como amante da fotografia. Na mesma avenida das Galeries Lafayette (o Boulevard Haussmann) tem uma outra loja grande de departamentos, a Printemps. No 9o andar dela tem um restaurante e um terraço. É uma vista linda, dá pra ver a Opera ao lado, a Torre Eiffel, o Sacré Coeur de Montmartre e todos os telhados charmosos de Paris. Se o dia estiver claro e céu limpo, fica ainda mais bonito.

    Dos comentários acima, acho imperdível o Café Coutume. Perto dele tem a Grande Épicerie de Paris, com comidas, bebidas e ingredientes do mundo inteiro. É cara, mas é uma delícia de passeio. A Artazart também é ótima, e a região onde ela está, o Canal Saint Martin, é muito boa pra passeios tranquilos de fim de tarde. Tem uma ótima padaria ali perto, a Du Pain et des Idées. A Carolina deu dicas certeiras. ;)

    Aproveite a viagem e não deixe de contar aqui depois.

    ResponderEliminar