6 hábitos saudáveis




Tenho uma obsessão que não me faz companhia apenas no momento das resoluções de ano novo, o que até é uma coisa positiva. Podem ver-me perdida na net entre listas de coisas a fazer para nos mantermos mais saudáveis, para manter a casa organizada, para dormir melhor, etc… sou consumidora fervorosa deste tipo de posts, e o bom lado da coisa é que vou mesmo acrescentado alguns às minhas rotinas.

Por esse motivo, vou falar-vos hoje de algumas coisas que já são hábitos, passaram por isso a parte da incubação, melhoraram a minha vida e ajudam-me a sentir melhor todos os dias.

1. Começar o dia com limão
O limão traz vários benefícios para a saúde, e é um dos melhores amigos da imunidade do nosso corpo, por esse motivo, por ter poderes antivirais e antibióticos, consumi-lo todos os dias (ainda que em várias formas) só nos pode fazer bem. Eu era daquelas pessoas que só gostava de limão na comida, como tempero, e que agora até limonada no inverno bebe.
Comecei a beber um copo de água com limão logo de manhã, por ouvir dizer que faria ainda melhor, e a verdade é que neste inverno a gripe ainda não me apanhou. Para além disso já começo o dia a beber água, outra das coisas que sempre fiz pouco. 

2. Acabar o dia com exercício físico
Quem passa o dia sentado como eu percebe este meu drama. A única coisa que ia fazendo mais era caminhar, mas desde que o trabalho com o we blog you começou a ser mais as saídas são cada vez menos e a cadeira é a minha melhor amiga. Tinha mesmo de mudar isto e como sou uma preguiçosa e desinteressada por desporto sabia que a coisa ia durar pouco tempo. No entanto, tive a brilhante ideia de fugir do ginásio e voltar a fazer a única coisa que em miúda não me deu vontade de desistir, a dança. 
Estou contente porque, apesar dos resultados desastrosos de algumas aulas, vai fazer já um ano em abril. Um ano em que algumas horas por semana são passadas com a cabeça desligada dos problemas e do trabalho, e a tentar fazer alguma coisa pelo meu corpinho abaixo, e acima :p



3. Eliminar o leite de vaca
Pois, um dos maiores erros que cometi durante quase 30 anos. Beber leite porque faz bem, quando na realidade só faz mal, até porque o cálcio podemos ir buscá-lo a fontes muito mais generosas. Sendo assim, eliminei-o de vez e posso dizer que até agora o melhor substituto que encontrei foi o leite de amêndoa, que é muito saboroso, e que vou bebendo de vez em quando. Os iogurtes também já são de origem vegetal (os da Alpro de maracujá são mesmo uma perdição) e a única coisa que continuarei a comer, ainda que em doses moderadas, é o queijo. 

4. Parar para almoçar
Isto pode parecer básico para uns mas complicado para outros porque, quem como nós trabalha em casa e tem sempre mil e uma coisas para fazer, ou artigos para ler na net, acaba por meter o prato em frente ao monitor e ir comendo. A verdade é que desde que me obriguei a ir ali até à sala almoçar, ver uma série ou o telejornal enquanto o faço, a produtividade da tarde e a minha disposição sentiram logo diferenças. Ainda que tenham de almoçar no vosso local de trabalho, saiam para um café, com amigos ou sozinhos, leiam um livro, passeiem, façam qualquer coisa durante apenas uma hora. O tempo que pensam estar a desperdiçar, na verdade, vai ser aquele que não vão precisar trabalhar a mais no final do dia. 


5. Comer sementes
Descobri as sementes só há cerca de 2 anos, mas desde essa altura que fazem parte da lista de compras e há sempre umas quantas variedades cá em casa. E é uma daquelas coisas que me faz pensar “como é que eu não percebi isto antes?”
Se são sementes têm uma série de propriedades que são capazes de gerar outras coisas, porque não comê-las já enquanto sementes?

Adoro várias, pelos benefícios que trazem, outras adoro mesmo pelo sabor, como é o caso das sementes de girassol ou de abóbora. Tenho sempre várias cá em casa e vou adicionando uma colher de uma ou outra ao que estiver a comer. Quem se incomodar com as pequenas no prato pode sempre experimentar na sopa e passar.
De forma resumida, e sem vos aborrecer, nelas podem encontrar ómega3, cálcio, fósforo, magnésio, fibra, ou seja várias vitaminas e minerais que também encontramos em alimentos mas que aqui vêm concentrados nestes pequenos grãos, e que podemos ir adicionando aos nosso pratos.
A chia, por exemplo, é rica em antioxidantes, por isso, quando não for o tempo dos frutos vermelhos, ataquem a chia ao mesmo tempo que atacam os cremes anti-rugas :p
Cá em casa tenho sementes de chia, sésamo, linhaça, abóbora, godji e girassol.
A Sementina enviou-nos algumas coisas novas, como os flocos de trigo, o trigo sarraceno, sementes de papoila e quinoa, e por isso estes 4 já entraram para o grupo dos indispensáveis cá em casa.
Se quiserem saber mais sobre elas existem imensos artigos na net, se quiserem comprar visitem a página da Sementina porque tem preços muito simpáticos e muita variedade.

6. Dormir 7 horas por dia
Sempre pensei que tinha de dormir 8 horas para me sentir bem mas afinal não, acordava passadas 7 horas, ficava mais uma porque achava que precisava, e depois acordava sem vontade de sair da cama. Agora que percebi que são 7 levanto-me sem aquela sensação pesada que só nos faz ter vontade de ficar na cama mais tempo. Cada um de nós tem necessidades diferentes e por isso temos de as perceber. Tentem anotar horas e perceber durante uma semana com quantas horas de sono acordam sozinhos. Se calhar precisam de menos do que sempre pensaram. 
Outra das coisas que mudei foi a presença de monitores no quarto, já não adormeço a ver filmes (a não ser quando acontece no sofá) e o quarto serve apenas para descansar.

E é isto, espero que algumas destas coisas sejam novidade para vocês e, por isso, uma ajuda.
Se tiverem outras dicas partilhem porque eu vou adorar ouvi-las :)

Raquel

27 comentários:

  1. Olá Raquel :)
    Sem dúvida uma inspiração para mim. Sementes já consumo algumas e as horas de sono rondam mais ou menos as 7 também. Acabo por acordar por mim mesmo ao fim de 7 horas e sinto-me muito bem :)
    Quanto ao limão pela manhã, vou experimentar!

    Beijinhos*
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom :)
      e eu que andei tanto tempo a pensar que 7 era pouca coisa :p

      Eliminar
  2. Olá Raquel.
    Este post é mesmo daqueles que eu gosto!! Se há coisa que me agrada bastante é dicas saudáveis!
    Tento manter um estilo de vida bastante saudável, e posso mesmo dizer que nos últimos tempos ando mesmo alicada.
    Revejo-me bastante tirando o limão com água logo de manhã. Mas ando com vontade de experimentar:)
    Quanto ao facto de não beberes muita água, que tal optares por beber mais chá. Não deixa de ser àgua na mesma. E há chás maravilhosos que fazem milagres:)
    Beijinho e obrigada por toda a partilha que aqui fazes.

    ResponderEliminar
  3. Dicas muito boas Raquel, pratico algumas delas. Acrescentaria apenas a meditacao de 10 minutos logo de manhazinha =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é das minhas resoluções de ano novo que ainda não consegui pôr em prática. acho que é por ainda não conseguir fazer meditação a sério, estou sempre com a cabeça a voltar aos problemas e às tarefas, mas quero muito muito que comece a fazer parte da minha rotina. se tiveres truques para mim manda para este lado :p

      Eliminar
  4. Obrigada pela partilha Raquel, eu comecei agora a trabalhar em casa e já cometo muitos erros como o comer em frente ao computador e ficar aqui perdida durante horas, como tenho que ir buscar os miúdos à escola e gosto de ir cedo acho que assim rentabilizo melhor o tempo mas é uma mentira. Sou muito preguiçosa e não faço nenhum tipo de desporto quase desde o liceu... por acaso também adoro dançar e essa seria uma boa solução, como fazes? não percebi, frequentas alguma escola, que tipo de dança é? ou danças em casa? ;-) Abraço, Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra! :)
      se eu me atrapalho toda com as minhas coisas imagino que no teu lugar, e com esses filhotes todos (lindos por sinal) ia perder a cabeça :p mas sim, tudo se consegue e às vezes o apressar e não dispensar tempo de qualidade connosco só atrapalha.

      Quanto à dança, estou mesmo a frequentar uma escola que, para meu consolo, tem mais pessoas como eu que já não praticam há imenso tempo ou nunca dançaram. Em casa também vou dançando, e às vezes na companhia do aspirador, mas estando inscrita na escola tenho um compromisso maior.

      volta, vais divertir-te imenso ;)

      Eliminar
  5. :) Olá, a minha lista de bons hábitos para 2015 é muito semelhante. Só ainda não consegui fazer com que o desporto entre na minha rotina. Como tu, sou uma preguiçosa no que toca a mexer o corpo (péssimo hábito), mas agora, ao ler este post, penso que já sei como colmatar essa falha. :) Não vou desistir desse ponto tão importante. Beijinhos e que continue a ter um ano cheio de energia e ideias inspiradoras.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Raquel, pelas dicas :) Acho-as muito importantes :)

    ResponderEliminar
  7. Adopto quase tudo isso, só tenho de investir no desporto!
    Beijinho e óptimo trabalho com o blog, adoro!

    ResponderEliminar
  8. Também eliminei o leite de vaca e as carnes vermelhas. sinto-me muito, muito melhor.

    Ah, e o exercicio fisico é optimo para acalmar o stress :)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este ano também deixei a carne vermelha, Joana. não ando a dizer a ninguém porque quero ver se consigo mesmo levar isto para a frente. estou muito contente com a decisão e acho que, pela nossa saúde, fazemos muito bem :)

      muitos beijinhos!

      Eliminar
  9. Ah só me falta o limão! :) De resto, assino por baixo em tudo! E fazem toda a diferença!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a minha partner no crime :p * <3 toca a plantar um limoeiro aí no quintal!

      Eliminar
  10. Muito boas dicas!
    Diz-me só uma coisa, para quem nunca provou sementes (eu), o que sugeres para experimentar pela primeira vez? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adoro o sabor das sementes de girassol nas saladas, como não sou a única a dizer que são muito boas também poderás gostar :)
      quanto às outras, mal sentes o sabor por isso é mesmo fácil introduzi-las nas refeições.
      tal como pegamos em sal para temperar, eu costumo pegar num bocadinho delas e colocar nos pratos. é fácil e vou alternando para ir comendo várias ao longo da semana :) experimenta porque faz muito bem mesmo!

      Eliminar
  11. É capaz de ser uma coisa de rapariga mas eu também adoro este tipo de informação. Dicas para viver melhor, dicas para organizar a casa, dicas para organizar o frigorífico, and so on... :)

    Algumas destas coisas já faço - posso dizer que uma das melhores foi mesmo eliminar o leite de vaca. Tinha imenso problemas de estômago e afins e sinto-me bem melhor desde que deixei de beber este leite.

    E agora que falas sobre as horas de sonos... é engraçado como acordo quase sempre às 7 da manhã, sem despertador! Hummm tenho que experimentar levantar a essa hora :)

    Beijinhos,

    ana

    ResponderEliminar
  12. se comes iogurtes de soja, experimenta os da sojasun, são os melhores que já comi! e mais baratinhos :)

    ResponderEliminar
  13. também gosto muito de ver e pesquisar hábitos saudáveis, mas depois a motivação "foge" quando tento por em prática!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá :D Comecei recentemente com a água com limão pela manhã. Mas não sei se faço bem. Aqueces a tua água até ficar morna? E juntas quantas gotinhas? Beijinho e obrigada :D

    ana

    ResponderEliminar
  15. Olá Raquel.
    Já tive oportunidade de te conhecer num workshop we blog you e já na altura concluímos que estávamos na mesma “ frequência “, o gosto pelos blogs, a mesma lista de favoritos…
    Quando li este post não posso negar a minha admiração e sintonia com as tuas palavras e com os teus hábitos saudáveis .
    Também eu introduzi todos estes hábitos na minhas rotinas, com a ligeira diferença de que começo o dia 6h com exercício, corridas matinais ;) …
    Relativamente à dica, um hábito que também estou a tentar introduzir nas minhas rotinas, sugiro que faças oil_ pullling, para uma melhor saúde oral, já ouviste falar de certeza afinal de contas estamos ligadas na mesma frequência :)

    Um beijinho Raquel. Bons novos e saudáveis hábitos.

    Carla Azevedo

    ResponderEliminar
  16. Olá Raquel :) Desde pequena que adoro o chamado "carioca de limão", mas nunca me tinha passado pela cabeça bebê-lo de manhã e até frio, vou seguir a tua dica ;)

    Quanto às sementes, não há muito tempo que me tenho interessado bastante pela chia, ajuda a combater o colesterol e como eu também sou uma pouco preguiçosa para o desporto, é mais uma ajuda e também não sabia que "mandava" as rugas embora :) Quanto ao godji tem cuidado com a quantidade, impossibilita a coagulação do sangue.

    Bem quanto ao sono arranjei uma aplicação para iPhone (Sleep Better) em que eu marco a hora que pretendo acordar, mas em que a aplicação me pode acordar até 30 min antes se achar que não necessito de dormir mais. Se não despertar antes, na hora marcada desperta :) desde então deixei de ter 3 despertadores para me acordarem e levantarem e muitas da vezes acordo antes da própria aplicação ;)

    Obrigada mais uma vez pela tua partilha ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar