O que são Hashtags e para servem!

Estamos de volta, cheios de vontade de contar-vos como foram as nossas férias, falar-vos dos nossos últimos trabalhos e mostrar-vos onde vamos buscar inspiração para as próximas semanas. Fomos passar férias juntos, com alguns dos nossos amigos do coração, e criámos a hashtag #aijesusaljezur para reunir todas as fotografias que tiramos enquanto estivemos em Aljezur. Aproveitamos por isso o post de hoje para vos falar da utilidade das hashtags, e da melhor forma de tirarem partido delas. 
Uma tag serve para etiquetarmos coisas, e etiquetamos coisas quando queremos que seja realmente fácil encontrá-las mais tarde. A hashtag #aijesusaljezur foi criada para estas nossas férias em Aljezur, e por isso se procurarmos por ela encontramos todas as fotografias reunidas, as nossas e as dos nossos amigos, e podemos ter um "álbum" com todas elas. 
Outro exemplo é o nosso #desculpashámuitas, que nos deixa ver de uma só vez todas as fotografias feitas por quem participa neste desafio. Existe por isso uma intenção de agrupar um conjunto de fotografias, os motivos podem ser vários, podem usar por exemplo uma hashtag específica se quiserem fazer um concurso que envolva fotografias, para poderem visualizar todas as fotografias dos participantes. 


Um erro comum é usarem hashtags infinitas em cada fotografia, descrevendo o que ela contém, o que na realidade não nos traz qualquer vantagem. Não haveria por isso motivo para usarmos nestas nossas fotografias várias hashtags como #pool #sun #holidays #baloons, porque não acrescentariam nada ao que realmente nos interessa etiquetar. Vale a pena usar hashtags que nos juntem a grupos específicos para que todos tenham acesso às nossas fotografias, como nos casos que demos como exemplo. 

Hashtags descritivas são perda de tempo e só ocupam espaço no nosso monitor. Reparem nas pessoas que enchem a legenda das fotografias com hashtags, quando andamos pelo feed do instagram temos de levar com elas antes de visualizarmos as fotos seguintes. Quanto a isto também deixamos aqui outra dica, que é colocarem as hashtags num comentário e não na legenda da foto, assim ficam escondidas e deixam o feed de quem vos segue mais limpinho.
Para encontrarem as fotos/posts associados às hashtags, só têm de pesquisar as mesmas no instagram, twitter ou no facebook (onde os hashtags também funcionam).

As fotos deste post vieram do hashtag #aijesusaljezur, onde estão as fotos das nossas férias tiradas por toda gente que esteve connosco.
Estas pertecem aos seguintes users: @a_raquel_ja_tem_instagram @fredaagomes @raquel_caldevilla @renatodga @joana_afonso @dianavinhaprettyexquisite @leoneniel .

E vocês, que hashtags usam? :)

10 comentários:

  1. Na altura de usar as hashtags fico sempre baralhada com o que usar. Mais vale poucas e bem seleccionadas do que muitas e sem sentido.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  2. Por falar em hashtags (e sim, odeio kilometros de hashtags no post da foto e ainda mais aquelas que afinal são apartes e não dá jeito nenhum ler por estar tudo agarrado - #percebemoqueeuquerodizer? :), reparei há uns dias, ao estar a ler os posts no Feedly, que há blogs que também usam hashtags para identificarem os temas de que falam. Por exemplo, o vosso aparece com #design e #lifestyle. Como é que eu faço isto ao meu blog?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)

      #percebemosperfeitamenteoquedizes :p

      Quanto ao feedly, nós não usamos, por isso não configurámos nada. No entanto, temos quase a certeza que essas tags são retiradas da descrição e das tags do blog. Fica atenta que em breve falamos disso no blog :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. #naopodiaestarmaisdeacordo :)

    Não tenho mesmo paciência para esse rol de hashtags e confesso que já nem leio! Às vezes até nem vejo a foto, por muito boa que seja! :)

    Este vosso post foi mesmo muito útil! Aliás, tenho adorado todos! Obrigada!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. #quebommafalda!

      Nós também não somos fãs de um rol infindável de hashtags e percebemos que a maioria das pessoas que o faz não sabe porque o faz...então achámos melhor partilhar :p

      Bejinhos*

      Eliminar
  4. Muito boa a dica! Nunca tive a verdadeira noção do significado de uma hashtag, pensava que era para "embelezar" a foto publicada ahaha

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com "na realidade não nos traz qualquer vantagem". Porque a vantagem é realmente ir parar a outras imagens "semelhantes". Já descobri imagens lindas com hashtags mais comuns... Hashtags de "grupos fechados" são só uma das hipóteses.... e até muito redutora da coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana,
      claro que podes sempre fazer uma pesquisa sobre qualquer coisa através de uma hashtag (tal como se passa com uma pesquisa no google) e ter a sorte de encontrar algumas imagens bonitas. Mas poderemos dizer o mesmo de uma gaveta desarrumada para onde atiramos vários papéis. Se lá formos poderemos encontrar postais bonitos ou listas de compras antigas. No entanto, se tivermos os postais todos organizados numa só gaveta conseguimos encontrá-los sem termos de os procurar no meio do resto da papelada.
      No nosso dia-a-dia, quando queremos procurar imagens bonitas preferimos poupar tempo e procurar em sites específicos ou por autor, e aí não estamos a visualizar imagens aleatórias e que sabemos que na maioria não têm interesse.

      O que quisemos explicar foi a verdadeira função de uma hashtag, ou neste caso de um grupo delas, que se for grande em número pode tornar-se até irritante, e contra isto não há argumento :)
      o que não quer dizer que possam ser usadas dessa forma e que algumas pessoas encontrem aí qualquer coisa positiva.
      Tal como num blog, as tags devem ser poucas, devem ser claras, e devem ter como principal função arrumar a "casa".
      Os grupos que demos como exemplo não são fechados, têm como objectivo reunir utilizadores e a criação de "álbuns" comuns, tal como dizes, reunir imagens semelhantes para que várias pessoas usufruam delas. Simplesmente são mais organizados e menos caóticos.

      obrigada pela tua opinião :)

      Eliminar