#dicashámuitas

Vocês não param de fazer coisas bonitas no #desculpashámuitas e todos os dias aparecem fotos verdadeiramente inspiradoras. Somos cada vez mais e para ajudar quem acabou de chegar, decidimos dar-vos algumas dicas para tornar as vossas fotos ainda mais especiais. 

(foto de @alexandraregadas)

KEEP IT SHARP
O #desculpashámuitas é um desafio fotográfico e, como todos os desafios, há dias que nos parecem mais complicados que outros. Nesses dias, aconselhamo-vos apenas a olharem à vossa volta e vão ver que há fotografias prontas a serem capturadas em todo lado. Na cozinha, no passeio da rua ou até numa feira de velharias.

(foto de @tinyportuguese)

KEEP IT PERSONAL
Não há nada pior que sentir que uma fotografia não é honesta. Quando olhamos para uma fotografia e percebemos que tudo aquilo foi montado, que ninguém é assim e que é totalmente injustificado. Para evitar isto tudo, não há nada como manter as temáticas pessoais. Não precisam de contar a vossa vida, nem mostrar a vossa cara, mas toda gente gosta de poder conhecer melhor as pessoas que segue.


(foto de @catdinis_)

KEEP IT CREATIVE
Pensem de que maneira conseguem dar a volta ao tema. Será que a foto que estão prestes a publicar não vai ser exactamente igual a todas as outras? O que é que vocês têm a dizer sobre aquele tema que ainda ninguém disse? Pensar, pensar e pensar é o mote. 

(foto de @joana_afonso)

KEEP IT IN PERSPECTIVE
Interajam com o que vos rodeia. Olhem para o objecto que vão fotografar de todos os ângulos e percebam qual foi o menos explorado.  Esse será, com certeza, o ângulo mais interessante. Se todos fotografarmos o mesmo objecto com o mesmo ângulo, não estamos mais do que a tirar fotocópias.


(foto de @sofiamottaa)

KEEP IT FUN
Quantas vezes damos por nós a pensar "hoje não sei o que fotografar"? Porque não sabemos, porque não temos, porque, porque, porque... Pensem para lá da temática, usem o que têm à vossa volta e divirtam-se. Na maioria das vezes, uma parede branca e uma boa disposição são suficientes para criar maravilhas.



(foto de @world_of_patricia)

KEEP IT SIMPLE
Já toda gente sabe que menos é mais, mas é mesmo verdade e vale a pena repetir. Abram o instagram, vão ao hashtag do #desculpashámuitas e façam scroll down. Rapidamente vão perceber que os vossos olhos saltam para as fotografias que, se focam directamente num objecto, que não tem ruídos e onde as cores convivem em harmonia. É mais simples contar uma história numa sala em silêncio do que num parque de diversões e na fotografia acontece exactamente o mesmo. É mais simples passarem a mensagem quando não há ruído.


(foto de @zevitro)

KEEP IT ORGANIZED
Uma das coisas boas do #desculpashámuitas é que temos acesso a todos os temas de uma vez, o que quer dizer que podemos planear o que queremos fazer. Para os temas que à partida seriam mais difíceis podemos reunir alguns materiais, ideias, preparar cenários, o que for preciso... Não estamos a dizer para fotografarem tudo antes, não é nada disso. Estamos a dizer para lerem a lista toda, verem o que é mais difícil para vocês e dedicarem-lhe um bocadinho mais de tempo.

Bem, são estas dicas que temos hoje para vocês. Se as acharem úteis e quiserem mais dicas, digam-nos que nós fazemos mais uns posts destes. Para aqueles que nos têm enviado pedidos para certas e determinadas dicas, queremos dizer que infelizmente não temos tempo de responder a todos mas que os vossos pedidos saltam imediatamente para a nossa lista e o mais certo é a resposta aparecer em forma de post ;)
A listagem do mês de abril encontra-se aqui e estamos quase quase a lançar a lista para Maio.
Mantenham-se atentos ;)

Obrigada a todos os que participam, temos adorado conhecer-vos!
Boa semana para todos,
Raquel e Fred



28 comentários:

  1. Este Blog é uma coisa maravilhosa. Obrigada por existirem. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de participar!criei o instagram há pouco tempo.. acho q é uma boa razão para me aventurar outra vez neste tipo de desafios!

    ResponderEliminar
  3. gostei do post mas deviam acrescentar "keep it unusual!" porque há tanto, tanto cliché mesmo em fotos "simples" e claramente pensadas até à exaustão e ao lugar comum. é igualmente aborrecido e não acho nada criativo. no caso das fotos deste post, não se aplica a nenhuma, que são simples mas muito bonitas. :)

    ResponderEliminar
  4. espero juntar-me a vocês em Maio :)

    ResponderEliminar
  5. espero juntar-me a vocês em Maio :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei este Post e sim queremos mais dicas :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Descobri este blog à relativamente muito pouco tempo, e agora que tenho andado já algum tempo a dar uma vista de olhos e a participar no #desculpashámuitas (que já agora está mesmo uma excelente ideia e me ajuda bastante a melhorar o meu instagram) só quero deixar aqui uma pequena ''forçinha'' para continuarem assim com estas boas surpresas a cada mês que tanto eu como os outros adoramos :)
    instagram: @barbosafabia

    ResponderEliminar
  8. Dicas muito uteis, fiquei com vontade de aprender mais. Venham mais #dicashamuitas!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho uma dúvida muito sincera que vou expôr: vejo fotografias realmente magnificas. Fico sempre na dúvida se são tiradas com o telemóvel (como é o meu caso) ou se as pessoas tiram com uma máquina fotográfica e depois passam para o telemóvel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes misturam-se as coisas! Eu comecei com a câmera fotográfica (a ideia do 365 era utilizar mais o bicho) e também não me habituava com o telemóvel. Hoje, utilizo mais o telemóvel, até porque já consigo perceber o que fazer e o que mudar! Faz tudo parte do processo ;)

      Eliminar
    2. também depende muito da câmara que o telemóvel tem e da luz que temos quando estamos a fotografar.
      se tivermos um telemóvel com boa câmara, ou se procurarmos luz de cada vez que fotografamos as fotografias ficam mesmo, mesmo bem! :)

      Eliminar
  10. http://instagram.com/sararaquelsilvaa

    ResponderEliminar
  11. http://instagram.com/sararaquelsilvaa

    ResponderEliminar
  12. vou começar a participar ^^ http://instagram.com/lepigmeu

    ResponderEliminar
  13. Esse blog é o mais lindo dos blogs lindos *-* Nossa vocês são maravilhosos, parabéns por cada post!
    http://aboutcadija.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Olá :) Adoro o vosso blog e esta é sem dúvida uma ideia óptima!
    Quero muito começar a fazer e na verdade as Desculpas são muitas para começar.
    Normalmente os blogs criam uma etiqueta quando criam uma iniciativa, para quem tiver a participar colocar no blog para divulgar...
    Vocês criaram uma? Posso colocar o vosso simbolo no meu blog?

    Muitos parabéns pelo vosso blog.
    :)

    http://borboletasnolhar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar