o blog na ponta da língua: Jpeg, Png e Gif



Hoje voltamos a trazer-vos uma das nossas rúbricas que tem como objectivo esclarecer-nos sobre algumas palavras que vamos usando neste mundo dos blogs, e que se para uns são comuns e usadas no dia-a-dia, para outros ainda são chinês.

Vamos falar-vos de formatos diferentes de imagens digitais ou dos diferentes tipos de ficheiros que podemos criar e quais as diferenças entre eles.


Jpeg
Este é aquele do qual todos já devem ter ouvido falar. É um ficheiro sem grandes segredos, e que pode resultar numa imagem com grande qualidade ou não, dependendo do que queremos fazer com ela quando a guardamos, se é para usar online ou se é para impressão. Nesta última é preciso termos sempre um ficheiro com mais qualidade mas quando é para publicar no blog convém é que seja leve para não termos uma página muito demorada a carregar.

Png
Este tipo de ficheiro é o indicado para imagens que tenham como objetivo a web. Resulta em ficheiros leves mas com qualidade suficiente para vermos tudo bem nos nossos monitores. Assim sendo, sempre que quiserem salvar imagens para header, ícones, botões, ou até mesmo para imagens de cover ou perfil do facebook, o ideal é usarem este tipo de ficheiro, Png.
Outra particularidade deste tipo de ficheiro é, ao contrário do Jpeg, a possibilidade de salvarmos uma imagem com fundo transparente.

Gif
Este formato, ao contrário dos anteriores, é o que nos permite ter movimento.
Se quiserem ter uma sequência de imagens animadas, como aqui vamos mostrando de vez em quando, o segredo, após juntarmos todas as imagens, é salvar neste tipo de ficheiro, o gif!
E é só para isso que o usamos. Os ficheiros resultantes deste tipo são de baixa qualidade, e por isso não são bons para impressão mas são os necessários para fazermos as animações porque comprimem uma quantidade grande de imagens e tornam-se leves.

Esperamos que tenha sido uma ajuda!
Sempre que estiverem a trabalhar num software de edição de imagem terão estas opções no final quando decidirem guardar a imagem. Basta que escolham o mais indicado! :)


4 comentários:

  1. Adorava saber fazer gifs. Nao percebo como juntamos, por ex3mplo, as 3 fotos para fazer o seguim3nto e assim torna se numa so imagem em movimento.

    ResponderEliminar
  2. Sabem o que é que a mim em particular me ajudava? Saber o que fazer com as fonte que aqui já colocaram para download.
    São giras, eu faço o download e a seguir? Não sei como as usar... :D

    ResponderEliminar
  3. Marta, tens aqui um site muito simples de utilizar que te permite fazer exactamente o que pretentes!
    http://gifmaker.me/

    Scarlet. Sacas as fontes e colocas na pasta windows\fonts
    depois ficam disponíveis para utilizares, por ex. no word ou no photoshop!

    Have fun!

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso dos vossos posts de truques e dicas, são muito úteis, bastante simples e claros! Poderiam fazer um a ensinar-nos a por o botão de "pin this image" do Pinterest?

    Muito obrigada ;)

    ResponderEliminar