Como fazer uma paleta de cores sem fazer asneira?



Hoje vamos dar-vos uma ajuda num tema muito sensível para várias pessoas, a cor!
É um dos temas do nosso workshop, mas recentemente descobrimos uma app que pode ser uma preciosa ajuda para quem tem mais problemas em escolher e conjugar cores, tendo a certeza que ficam bem e que não se está a fazer uma grande asneira. Para uns é uma questão de intuição, para outros é um bicho de sete cabeças e como para tudo há ajuda existem algumas ferramentas e regras que, se aplicadas, poderão ajudar muitos de vocês. 
A Color Schemer pode ser sacada na appStore, depois disso basta que abram uma conta e assim, para além de poderem fazer vários testes, podem guardar as vossas paletas para mais tarde consultarem ou mostrarem a alguém que esteja envolvido no trabalho. As paletas dão para enviar por e-mail o que dá muito jeito. 




Agora, e sobre as tais dicas que nos ajudam a combinar cores, sabendo que elas se complementam e ficam bem umas ao lado das outras, antes de fazerem experiências é preciso terem em conta que a temperatura da cor pode ser escolhida por vocês, apesar de mantermos o mesmo círculo. Ou seja, o círculo cromático pode ser em tons pastelinho ou pode ser em tons muito mais fortes, e também isto pode ser alterado nesta app.

Quando criamos uma paleta de cores, o ideal é que as cores se destaquem umas das outras, tenham força independentemente da cor vizinha, e para isso precisam ser complementares. Cores complementares ficam em posições completamente opostas no círculo cromático. No entanto, esta oposição pode ser demasiado forte (estão a ver o amarelo e azul do LIDL? é disso que falamos) e por isso mesmo convém fazer uns desvios para mantermos a regra mas para a suavizarmos um bocadinho de forma a ficar harmoniosa. 


CONTRASTE DE QUALIDADE TRIPLO
Se quiserem usar este esquema, resultando numa paleta de 3 cores, escolham a vossa favorita e depois apontem para as duas opostas com uma de intervalo ao centro, como podem ver na imagem.












CONTRASTE DE QUALIDADE QUADRUPLO
Nesta segunda hipótese o resultado são quatro cores na vossa paleta, e o esquema que têm de fazer é um rectângulo.




















Existem mais esquemas de cor e mais possibilidades, seria impossível explicar tudo aqui, mas esperamos ter ajudado com este bocadinho.

Uma boa semana para todos!
Raquel e Fred

9 comentários:

  1. Fantástico! Não conhecia e é super útil para o meu trabalho, uma boa dica para dar às minhas clientes e para lhes explicar o teste das cores! ;) Thanks! ***

    ResponderEliminar
  2. Que máximo, obrigada pela partilha esta aplicação vai dar-me imenso jeito *

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante! Também online (para quem não tem iPhone) em http://www.colorschemer.com/online.html

    ResponderEliminar
  4. Obrigada! A vossa partilha de conhecimentos não tem preço. Dá para perceber que o conteúdo do vosso blog está pensado para nós (os leitores). Obrigada pelo tempo dedicado.

    ResponderEliminar
  5. Não sei como raio é que ainda não vos conhecia! Só quero que saibam que, em poucos minutos, já retirei a navbar e alterei as definições dos comentários do meu blog. Tudo graças a vocês. Agora, se me permitem, tenho o dia de folga e muuuitos posts para ler! Obrigada!

    ResponderEliminar