Postais de Natal



Como fãs de toda a época de Natal, seria difícil não gostar dos típicos postais de Natal. Por aqui são uma tradição, todos os anos fazemos postais e enviamos para todos os amigos e família.
É verdade que existem e-mails, facebook, telemóveis mas nada substitui a felicidade de receber um postal, escrito à mão, no correio. Por isso, vamos dar-vos algumas dicas para criarem o vosso próprio postal de Natal :)
Existem vários tipos de postais, este ano optámos por fazer um mix de fotografia com ilustração e é bastante mais simples do que parece. Nós fizemos uma lista para facilitar tudo!

1- Fazer um plano.
Antes de começarem a fotografar, pensem naquilo que querem fazer. Percam-se no pinterest, inspirem-se e depois decidam exactamente como querem que seja o vosso postal. No nosso caso, decidimos que queríamos ilustrações por cima de nós, por isso, no acto de fotografar, deixámos uma área vazia em cima de nós, para garantir que tínhamos espaço para ilustrar.

2- Fotografar.
Montem o tripé, decidam qual é o melhor enquadramento e disparem sem medo. Façam muitas fotografias, não fiquem satisfeitos com a primeira, vocês querem ter a certeza que têm material suficiente para trabalhar depois :) Metam uma música de Natal bem alto, dancem, divirtam-se, façam palhaçadas e criem memórias.



3- Editar e ilustrar.
Depois da festa festa feita e da sala arrumada, saltamos para o computador e escolhemos a fotografia certa. Damos um saltinho até ao photoshop (ou o software de edição que utilizem) e vamos dar um jeito à fotografia, torná-la mais natalícia. Para isso, geralmente queremos que a nossa fotografia tenha tons mais quentes. Depois da vossa foto editada, se quiserem ainda a podem ilustrar. Esta é a parte que vocês dizem, " mas eu não sei desenhar! ". Não é preciso saber desenhar muito bem para fazer coisas bonitas, olhem para o nosso postal. São apenas pontos brancos e meia dúzia de rabiscos, vocês também conseguem :) Se acharem que não, podem sempre usar os nossos freebies de Natal.

4- Imprimir
Guardem a vossa imagem e levem-na a uma gráfica/centro de cópias e peçam para vos imprimir e aparar os postais. Para quem não sabe, um postal tem, geralmente, 10cm x 15cm e para ser duro o suficiente para enviar por correio, aconselhamos um papel com uma gramagem mínima de 300.



Depois de tudo impresso, é só fazer um lista, escrever um monte de postais e espalhar o amor entre os vossos amigos. Agora vão lá divertir-se e fazer coisas bonitas. Se quiserem partilhar connosco, vamos ficar muito contentes porque gostamos de enviar mas também gostamos de receber coisas bonitas.

Faltam 15 dias, FELIZ NATAL :D



7 comentários:

  1. Que postais tão giros :D é uma excelente ideia! O Natal está mesmo, mesmo quase aí. **

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas. Muito giras! Vamos já fazer as nossas. :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia!!! Vamos ver se ainda dá tempo, se fizer partilho convosco. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Que ideia tão querida, as fotos ficaram muito divertidas e sem dúvida é uma coisa que irei fazer.:p acho um presente lindo e cheio de significado, umas fotos divertidas e umas palavras de carinho,:)

    ResponderEliminar
  5. Que boas dicas, como sempre. Todos os anos faço postais personalizados, mas este Natal, vou enviá-los pelo correio, tal como sugerido.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Qual é o programa (software de imagem) que usam? Obrigada
    Leandra Abreu

    ResponderEliminar