Criar páginas no blogger



Este post é para quem já reparou que agora um blog tem algumas coisas em comum com um site, como várias páginas com diferentes conteúdos, e também as quer criar.

O blog serve para irmos fazendo publicações e organiza-se por ordem cronológica, mas há sempre uma ou outra informação que queremos ter disponível e muitas vezes, pela sua importância ou dimensão, merece uma página só para ela.
Para os mais distraídos, ou para quem ainda não tinha pensado nisso, vamos explicar como fazer!


Criar páginas no blogger é muito simples. Em primeiro lugar vamos adicionar página em branco no menu lateral esquerdo do blogger.
Páginas >> página nova >> página em branco




Aqui damos nome à página. Imaginem que querem uma página onde falam um bocadinho sobre vocês,  para quem vos lê saber mais qualquer coisa sobre quem escreve. Criem uma página nova, atribuam título e insiram conteúdo como texto ou imagens como se de um post normal se tratasse.



Depois podem escolher o formato do menu, porque se têm mais do que uma página precisam de um menu para que os vossos leitores possam passear entre o blog e as páginas que criaram.
No "mostrar as páginas como" têm a opção de criar um menu superior ou lateral. a terceira opção de não mostrar serve para quem já percebe mais um bocadinho e quer criar um menu personalizado e com recurso a html.

Agora que já sabem como é simples, arrumem a casa e criem páginas se entenderem que facilita as coisas aí pelo vosso blog!

Boa semana!
Raquel & Fred


33 comentários:

  1. :D Espetaculares!!! Vocês são mesmo espetaculares!!! Se soubessem a quantidade de vezes que me fiz essa pergunta...!!!! É por estas e por outras que... WE BLOG YOU!! 1981 Mundos cheios de agradecimentos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu ia dizer vocês são fantásticos, mas vi o comentário acima e digo são espectacularmente fantasticos!!!

    ResponderEliminar
  3. Perfeito! Deu-me logo vontade de fazer umas páginas... acho que vou arriscar! :) Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Ando com vontade de fazer isso no meu blog. Assim como explicam parece fácil, tenho que tentar! Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Descobri o site por acaso e adorei!!
    Isto das páginas é ótimo mas tenho uma questão? Não posso adicionar miniaplicações a uma página que não seja a inicial certo? Nem fazer mais do que um posto numa página que não seja a inicial, estou correta? Agradeço a ajuda!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. a página inicial, ou o blog,permite fazer publicações por ordem cronológica, e por isso mais do que uma. as outras páginas não funcionam como blog (não faria sentido ter um blog dentro de outro blog) e por isso só é permitida uma "publicação" que no entanto não tem limite de espaço em texto ou imagem e pode ser sempre alterada quando nos apetecer.

    as miniaplicações podem ser adicionadas e "escondidas" em determinadas páginas, mas para isso é preciso perceber um bocadinho de html :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm...então tendo como exemplo o vosso blog as secções "we" e " workshops" são páginas adicionais, mas no caso do "Truques e dicas" o formato é diferente, correcto? Porque aí já são permitidas múltiplas publicações...ou percebi mal?

      Obrigada :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Não trabalhamos no Sapo por isso não fazemos ideia mas se derem uma vista de olhos talvez encontrem. esperamos que sim! :)

      Eliminar
    2. Infelizmente o Sapo ainda não tem este opção :(
      Já coloquei essa pergunta ao apoio do Sapo Blogs

      Eliminar
  8. Eu já sabia disso... Mas continuo com duvidas. Eu quero criar um menu, 'pagina inicial', 'o blog', 'moda', 'beleza', 'contactos'. Se eu quiser escrever um post sobre moda, não há nenhuma maneira do post ir, automaticamente, para o menu de moda? Através dos marcadores/etiquetas, se eu meter moda nas etiquetas, ele não pode ir logo para esse menu? Aguardo resposta, obrigada!!!! Beijinho. http://ilovebeinga-woman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,
      crie uma página a partir de um endereço URL.
      endereço do seu blog+ /search/label/ +marcador

      Isso fará com que os post com o determinado marcador, seja direcionado para esta nova página.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. como a Lauren disse aqui em cima, automaticamente não vai acontecer, terás mesmo de criar o menu como explicamos no post. mas é muito simples! :)

      Eliminar
  9. Boa tarde,

    Estive a tentar seguir as dicas na adição de páginas, mas logo a seguir a escolher página nova não tenho a opção de página em branco nem consequentemente os formato do menu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como a Inês também não tenho essa opção. Como fazemos?

      Eliminar
    2. Eu tinha, mas desapareceu.. que estranho. Algum de vocês já conseguiu solucionar esta situação? obrigada!

      Eliminar
    3. Também tenho o mesmo problema :/

      Eliminar
  10. Adorei a dica, como sempre!
    Mas meu Blog não tem mais essa opção de página em branco ou web. :(

    ResponderEliminar
  11. Olá, como eu faço pra postar mais de uma vez em uma página no Blogspot??

    Me ajude...Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. essa pagina que vcs ensinaram é que nem nos site que tem paginas separadas para cada assunto? ou é postagem? pq eu to quase fazendo um site so por causa dessas paginas que ate agora eu não consegui fazer no meu blog D: :(

    ResponderEliminar
  13. Ola, quando crio um novo post na pagina principal, existe alguma forma de ele depois aparecer numa outra página?

    ResponderEliminar
  14. Olá! Estou a iniciar o meu novo projecto com um blog também novo. Soube do vosso blog através de uma amiga. Estou a adorar, mas neste post estou com dúvidas...

    Depois de criar a/as novas páginas, onde encontro o "mostrar páginas como" para poder fazer o meu menu? E esse menu pode ser personalizado? Tipo de letra, disposição, espaçamento, alinhamento, ...?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou com esse problema? onde encontrar "mostrar paginas como"?
      obrigada

      Eliminar
    2. o blogger entretanto mudou, vamos preparar um novo post com as alterações.
      para já podemos dizer-vos que no menu páginas apenas têm opção para criar páginas em branco, depois será no essquema, e na caixinha das páginas que encontrarão opções para adicionar os links ou para alterar o menu da horizontal ou vertical :)

      Eliminar
  15. Exactamente o que eu precisava! Obrigado pela dica!

    http://bymafaldacosta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Estou começando o meu agora. Muito obrigada pela dica. ^^

    ResponderEliminar
  17. Depois de criar o menu, como é que retiro o contorno à volta? Tenho os 'botões' mas com um contorno, não consigo tirar... :\

    ResponderEliminar
  18. Olá chat para blog saite facebook Gratis https://www.youtube.com/watch?v=vYiv6UW1jak http://www.criarchat.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Existe algum limite para o número de páginas ou posso criar quantas eu quiser?

    ResponderEliminar