como colocar um "ler mais" nos nossos posts?


É uma coisa muito, mas mesmo muito simples de fazermos mas, por algum motivo, passa despercebido a muita gente que tem blogs e por isso mesmo hoje decidimos partilhar aqui no blog o que temos partilhado por e-mail com alguns clientes nossos.

Em primeiro lugar, porquê usar um "ler mais" e não colocar visível todo o post?
Esta decisão tem de ser vossa, e pode nem ser tomada em todos os posts. Na nossa opinião, quando um post é muito longo, seja em texto ou imagens, devemos usar o "ler mais" e dar ao leitor a escolha de o ver todo ou não. Torna o blog mais leve, podem ter mais posts visíveis, e se tiverem muitas imagens não demorará tanto a carragar a página quando alguém a visita.
No nosso blog, por exemplo, optamos por usar o ler mais porque temos vários temas todas as semanas e sabemos que quem nos visita não se interessa por tudo aquilo que escrevemos. Assim pode ter uma ideia do que foi pulicado nos últimos dias e ler mais sobre aquilo que lhe interessar.

Se quiserem saber como se faz, leiam mais!
Como conseguir escrever um post e ter um "ler mais" abaixo, que permite ao leitor escolher se quer  ler todo o post, ou não?

Já na janela de edição, e depois de terem escrito o post, decidam até onde o querem mostrar na primeira página do blog. Com o cursor nesse sítio (o nosso foi à frente dos primeiros três blá blá blás), cliquem na folha rasgada que aparece na barra de ferramentas superior e... já está!
A barra indica que ali vai ser feita a quebra de texto.
Simples, não é?

12 comentários:

  1. Quem sabe sabe, algo tão simples que em 8 anos de blog nunca imaginei que é assim que se faz, é certo que em 8 anos o blogger mudou e agora tem outras aplicações.

    ResponderEliminar
  2. eixxxxx! e no wordpress existe o More! Beijoooo

    ResponderEliminar
  3. Céus e Universo!!!! Tão simples e eu sempre que via isso nos outros blogues pensava cá para os meus mundos: Mas como é que conseguem fazer isto?!? Dúvida de blogger esclarecidíssima!! Muito muito obrigada :) Eu já tenho este We Blog You sempre aberto num separador! Muito útil, mesmo! :) We thank you! :)

    ResponderEliminar
  4. e como mudamos a frase "ler mais" para outra coisa?

    ResponderEliminar
  5. Sofia,
    menu do lado esquerdo >> ESQUEMA >> e na janela das mensagens clicas em editar e aparecem-te todas as opções que consegues controlar, tal como esse texto!

    ResponderEliminar
  6. pois é bem fácil! quando descobri senti-me mesmo burra xD mas o que queria mesmo era mudar o design do ler mais :/ uma barra ou assim

    ResponderEliminar
  7. Nem acredito que é tão simples! Obrigadaaaaaaaa <3

    ResponderEliminar
  8. Aiiiii a rolha é TÃO gira!! (Observação totalmente ao lado do conteúdo, mas adorei a rolha :) )

    ResponderEliminar
  9. E se quiser que o "Ler Mais" fique alinhado à direita, em vez de à esquerda?

    ResponderEliminar
  10. E como faço para colocar o "ler mais" logo a seguir ao texto, ou seja, como diz a Vania Martins, alinhado à direita?

    ResponderEliminar