aumentar o vosso público, ou fazer o vosso blog voar!




Por muito que se diga "tenho um blog para mim, porque me faz bem", a verdade é que faz-nos melhor ainda se tivermos quem nos leia. Noutras situações o número das visitas é mesmo importante e por isso há que tentar aumentá-lo para conseguirmos alcançar os nossos objectivos.
Nós, por exemplo, temos todo o interesse em chegar a mais pessoas porque, se houver muitas a seguir o nosso trabalho, mais probabilidade temos de encontrar clientes no meio dos nosso leitores habituais.

Hoje deixamos aqui algumas dicas para que também o consigam fazer!

1. Usem e abusem das redes sociais
Aliem-se ao Twitter, ao Pinterest, ao Flickr, ao Facebook... se os conseguirem alimentar, usem-nos! Mas só se tiverem material para eles. Ter uma conta no Pinterest onde não existe actividade é a mesma coisa que não ter. Nós queremos que o nosso nome apareça em muitas plataformas diferentes, para atingir públicos diferentes e para ganharmos presença online. Se o nome do vosso blog aparecer mais vezes em vários locais, mais importante se torna nas pesquisas do google.

2. Facebook, Facebook, Facebook!
Esta parece básica, não é? Mas ainda no outro dia ouvimos alguém dizer que ia criar um blog, agora que esta coisa dos blogs até dava visibilidade, mas era completamente contra o facebook e nem pensava em criar página. Nós não temos nada contra quem não está no facebook, mas a verdade é que a maior parte das visitas aos blogs resultam de partilhas, do autor e dos seus amigos, na plataforma onde quase toda gente está, o facebook. Estar no blogger sem estar no facebook não trará grandes resultados, a não ser que o nosso público faça o trabalho por nós e se farte de partilhar o que vamos escrevendo.
A página pode até ser a vossa pessoal, mas têm ali a oportunidade de dizer a centenas de pessoas, aos vossos amigos e aos amigos deles, que têm coisas novas no blog.

3. Sejam coerentes na frequência das publicações.
Isto significa que não têm de publicar todos os dias, nem 4 vezes por semana, têm é de cumprir mais ou menos com o que foram habituando o vosso público. Se só tiverem tempo ou se fizer sentido publicar uma vez por semana, não há problema nenhum, mas tentem não deixar passar uma semana sem o fazer. Há pior desilusão do que entrar num blog que adoramos e ver o post que lemos há 2 semanas? Até este caso não será uma desilusão se os vossos leitores souberem que só acontecerá novo post de duas em duas semanas. O ideal é manterem um ritmo seja ele mais ou menos frequente.

4. Estar presente noutros blogs
Já falámos aqui da importância de comunicarmos com os outros e de ser um bom princípio se quremos que venham ao nosso cantinho fazer o mesmo. Se entrarem em "discussões" em blogs que vos agradam ou que são da vossa área, quem entrar na conversa vai querer saber quem vocês são, vai ao vosso blog, e se gostar vai passar a andar por lá também! Como os comentários nos blogs são, geralmente, públicos ainda existe uma grande probabilidade de outros leitores, com os mesmo interesses que vocês, irem espreitar o vosso blog.

Bem, estas são algumas das muitas dicas que temos para vocês, em breve vamos falar de dicas para aumentar o vosso público só através do facebook. Se estiverem sedentos e quiserem saber tudo já, dia 2 e 3 de Novembro temos novo workshop. Saibam tudo aqui.


20 comentários:

  1. Fico à espera das próximas dicas para o Facebook ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu andava muito indecisa em ter uma página de facebook associada ao blog. Mas depois de ler este post, decidi, vou criar!
    Obrigada pela dica. Vocês são um máximo ao partilharem tantas coisas com o resto das pessoas.
    Beijinhos,
    Joana Moreira

    ResponderEliminar
  3. Tenho de começar a tomar mais atenção à periodicidade dos posts... assim que "uns certos magos" transformarem o meu blog vai ser prioridade ^_^ ;) obrigada por mais este post fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Olá mais uma vez. Andei a "tratar" da minha nova página do facebook e tudo graças às vossas dicas. Não pude de deixar de agradecer através de uma publicação.
    Mais uma vez, MUITO OBRIGADA.

    https://www.facebook.com/masquesupimpa

    Beijinhos,
    Joana Moreira
    (Supimpona)

    ResponderEliminar
  5. E eu que não gosto nada do facebook, até me sinto mal em o afirmar ;)
    Enfim, boas sugestões como sempre...bom fim de semana.


    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, era mesmo disto que andava à procura! Obrigada por partilharem sabedoria!
    Para quando um workshop no Norte?

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas.
    Já agora convido a visitar o Blog Mundo das Poderosas

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas :) obrigada por partilharem :)
    enviei-vos um email :) aguardo resposta :)

    http://interessante-nos-dois.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Dicas Bacanas :3
    http://falajohn.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Descobri hoje o vosso blog e adorei tudo o que li.
    Gostei tanto que decidi seguir as vossas dicas e criar uma página no facebook para o meu blog, apesar de só o ter criado há uma semana.
    Continuem o excelente trabalho :)
    http://amarshmallow.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Boas Dicas mesmo...
    http://noscaminhosdopai.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. é verdade é necessário produzir conteúdos e publicá-los com periodicidade, coisa que não tenho feito...

    ResponderEliminar
  13. boa dica sim, só falta por em prática!

    ResponderEliminar
  14. Vocês fazem fazem o designe de um blog por completo ? e quanto cobram ? Obrigado, adorei o vosso blog !!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pelas dicas!
    Aproveito e dou já seguimento a uma delas! :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  16. Boa!
    Acabo de iniciar o meu blog e dicas destas são sempre bem-vindas! Tenho uma dúvida: como colocar esta "maravilhosa" ferramenta - responder -? No meu blog não consigo responder diretamente aos comentários que fazer, isto é, tenho de criar um comentário novo...
    Obrigado se puderem ajudar!
    Beijinhos e abraços!

    ResponderEliminar
  17. será a próxima etapa, ganhar coragem para expandir e divulgar os meus posts.

    http://iwonderabouteverything.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Muito boas dicas, estou viciada no vosso blog...

    http://howtodothatathome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar