Publicidade nos blogs - parte 2


(para quem não viu a primeira parte deste post, pode espreitar aqui.)

Como dissemos, no último post sobre publicidade, achamos mesmo que devem ser ponderados antes de tomarem qualquer decisão. Pensar se querem realmente estar associados a marca x ou produto y e se faz algum sentido no vosso blog. Depois disto, e se o decidirem fazer, existem várias formas de meterem mãos à obra. Por isso mesmo, queremos dar-vos algumas dicas de maneiras alternativas de poderem publicitar um produto ou marca, sem optarem pelo clássico banner que se torna rapidamente poluente no vosso blog.
Mais uma vez vos dizemos que é bom identificarem-se com os ideais da marca ou não serão honestos, nem convosco, nem com os vossos leitores. É comum vermos blog posts dedicados a um produto, é uma boa maneira de o partilhar e publicitar. No entanto, a palavra de ordem continua a ser ponderação, já que ninguém gosta de entrar numa página e ter um post dedicado a uma torradeira que  está a 9,99€ na worten, quando o blog é sobre moda. É o equivalente aos anúncios da tv, o que não faltam são canais e é tão simples fazer zapping. Tentem integrar os produtos nas vossas rotinas do blog. Se escrevem sobre o vosso dia-a-dia expliquem como é que aquele produto se encaixa na vossa vida, que diferença faz e porque razão o recomendam. Não estamos a tentar impingir produtos, ou a disfarçar publicidade no meio de outros assuntos, estamos honestamente a recomendar algo em que acreditamos e que achamos ser uma mais valia na nossa vida e que por isso poderá ser também na dos outros.

Para além dos posts, outro método popular são os giveaways. Toda a gente gosta de prendas e os nossos leitores até as merecem porque gostam de nós e do que fazemos. Se tiverem a oportunidade de os presentear com algo em que genuinamente acreditam, perfeito! Aqui conseguem sempre pregar dois pregos com uma só martelada, publicitam um produto ao mesmo tempo que falam da marca.

Outra opção é a criação de wishlists. São bonitas, dão para criar moodboards divertidos e até vos inspiram e deixam sonhar um pouco mais. Ao invés de colocarem mais um banner na vossa sidebar, insiram o produto numa wishlist e mostrem porque é que era perfeito para vocês, porque fica bem aqui ou ali, porque vos ia fazer bem, porque estavam mesmo a precisar, porque é essencial... vocês percebem a ideia, certo?

No caso de alguns produtos mais específicos podem optar também por reviews. Por exemplo, produtos de beleza, como um creme novo de uma marca x. Convidem amigos a experimentar, peçam para escrever um texto honesto sobre a experiência e façam um post com diferentes reviews e opiniões. É uma boa maneira de validar e publicitar uma marca!

Em suma, sejam honestos, não se vendam por tuta-e-meia e divirtam-se :D

É isto que temos para partilhar convosco. E vocês, têm outras ideias? Acham que isto faz sentido ou não faz sentido nenhum? Como fazem nos vossos blogs?


2 comentários:

  1. Cada vez gosto mais do vosso blog. Tento vir aqui sempre que a post novo, ou quando vejo pelo facebook partilhas de novos post's! Acho que esta um blog tão giro e que fala de coisas super interessantes para uma pessoa ler! :) Gosto muito, beijinhos!
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto das dicas, são mesmo preciosas. O mais fixe de tudo era conseguirmos padronizar os banners ou colocá-los em uma página para que não andassem ali a "poluir". Mas, a evolução para lá caminha e com isso quero dizer que serão as marcas a adaptar-se aos blogs e não o contrário.

    Beijinhos Raquel e Fred!

    Ansiosa por um workshop de vídeooooooooooo, não se esqueçam de mim. =) Love you guys.

    ResponderEliminar