Como ter um blog organizado, apetecível e confortável.


Já várias vezes aqui dissemos que ter um blog público deveria fazer-nos pensar sempre nos nossos leitores, o nosso público. Se por um lado devemos pensar em nós e colocar tudo o que há de verdadeiro e honesto nos nossos posts, por outro lado devemos pensar nos leitores e no conforto que devem sentir quando nos visitam.
Vamos dar-vos por isso algumas dicas para o vosso blog ser mais cuidado, mais simpático e de fácil leitura.




1. TER UM BOM HEADER

fonte: http://riflemade.squarespace.com/


O header é o nosso cartão de visita, é o que quem nos visita encontra em primeiro lugar e por isso mesmo deve ser cuidado e deve revelar um pouco de nós. Pensem em características vossas, naquilo que querem comunicar no blog, e tentem aplicar ao header.
É um bom exercício pensarem num blog como se fosse uma pessoa e passar as características relativas à personalidade dela para um ambiente gráfico onde o que conta são cores e formas.
Ali em cima deixamos um bom exemplo de um header lindo e simples de fazer.


2. Ter links para as redes sociais bem arrumados e desenhados
Se querem que os vossos leitores vos acompanhem noutros locais os botões para as redes sociais não devem faltar no vosso blog. Devem estar bem arrumados, e todos juntos para que de uma só vez o leitor perceba onde estão e onde vos quer seguir.
Como cada rede social tem um logotipo próprio, convém que não o troquem por outra coisa qualquer. Primeiro não é correcto e depois vamos atrasar o leitor na identificação das mesmas.
Toda a gente sabe identificar o "f" do facebook no meio de outra meia dúzia de F's, e sendo assim o que ganhamos nós em trocá-lo?
Trabalhem a forma dos botões, as cores, o fundo, mas mantenham aquilo que os identifica e sejam fiéis ao logo original.

Se quiserem optar por botões apenas com texto também o podem fazer, mas nesse caso optem por uma tipografia simples e o mais neutra possível. Têm um bom exemplo  neste blog www.oldbrandnewblog.com/

3. Não ter um fundo escuro
Não são bons para a leitura e o tempo do monitor preto já lá vai. Usem cores claras no fundo do vosso blog e abusem das cores nos gif's, fotos e colagens que lá colocarem. Isto pode parecer uma grande limitação mas na verdade não é, podemos usar quase todas as cores mas em tons claros.
Ainda assim defendemos o uso do branco no fundo, mas se não quiserem fugir das cores escolham tons com menor opacidade.



4. Ser correcto e honesto
Quando o conteúdo não é nosso devemos sempre dar os créditos aos autores. Insistimos nesta regra porque deparamo-nos com coisas destas todos os dias e é grave. Se roubar uma camisola do estendal da vizinha é feio, roubar uma fotografia do mural do "amigo" também o é.

5. Ter os conteúdos organizados
Se à segunda falo de alhos e à terça de bogalhos, e se quero que quem lá vá à procura dos alhos não os tenha  de procurar no meio dos bogalhos, tenho mesmo de arrumar a casa e origanizar os conteúdos por etiquetas. Estas devem ser reduzidas e devem ser poucas.
As etiquetas não são mais do que os vários temas que abordamos num blog. Reparem no nosso blog, dividimos os nossos conteúdos em três (truques e dicas, entrevistas, inspiração) porque é aquilo que achamos que os nossos leitores podem querer ver com mais atenção e queremos que encontrem facilmente.

6. Aprender sempre mais
Se começarem por tentar cumprir os 5 pontos anteriores vão conseguir óptimos resultados. Ainda assim, melhoramos sempre que aprendemos mais.
Nós fazemos um esforço por saber sempre mais sobre aquilo que gostamos (fotografia, tipografia, design, gestão de redes sociais, etc...). Temos conseguido fazê-lo de várias formas. Os erros são uma uma delas e apesar de nos deixarem irritados são sempre uma boa lição. As coisas que vamos lendo também e depois aparecem aquelas pessoas nas nossas vidas que nos ensinam muita coisa e que nos fazem melhorar a cada dia. Aprendam em casa, na rua, com os amigos ou com os livros, mas aprendam! :)

15 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas!! Nunca tinha dito nada mas sigo o vosso blog há algum tempo!
    Concordo plenamente com o header e confesso que dediquei uns bons dias até ter o meu como queria!
    Continuem o bom trabalho que eu admiro!
    Um beijinho de outra blogger!

    ResponderEliminar
  2. As dicas são excelentes, como já é habitual :) e gostei particularmente do link para o old brand new blog - não conhecia e adorei, obrigada pela partilha!
    (Desde que cliquei ainda não parei de descobrir mais e mais blogs interessantes e muito bem parecidos, é viciante ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada às duas pelo feedback!
    E sim, o old brand new é muito bom :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Partilho da mesma opinião, e desde que tenho o meu blog(since Out.2009) que tento fazer isso... mas confesso que o HTML é um grande drama... confesso.

    beijinhos e continuem com o vosso bom gosto e partilha de excelente informação.

    Rute Malagueta | Fashionisart

    http://beautymkay.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. A propósito, era giro fazerem um post no seguimento deste a exemplificar como personalizar as páginas! Com mini fotos ou gifs . Acho que dá logo outro toque de organização e beleza :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo projecto de partilha e estética :-)
    Gostava de saber se é possivel, e se o é como, ter o blog em 2 linguas sem k para isso tenha de o dividir em 2 ou postar textos em pt seguidos de ingles. Precisava de algo à semelhança dos sites que têm uma opçao de 1 ou mais linguas.
    Fico à espera de um "milagre" pois eu propria me confundo no meu blog.
    Bj aos 2 .

    ResponderEliminar
  7. obrigada pelas mensagens :)
    os vossos pedidos já saltaram aqui para as nossas listas de futuros posts.

    beijinhos,
    Raquel&Fred

    ResponderEliminar
  8. Estou a tentar reorganizar o meu blog e os vossos truques e dicas estão a ser os meus melhores aliados. Obrigada pelo projecto, pelo blog e pelas dicas! Sou leitora assídua :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estou a começar um blog, e vosso post me ajudou imensamente !

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post. O género da primeira imagem do cabeçalho é super engraçado e original...como se podem fazer imagens desse género e colocar-se no blog?

    ResponderEliminar
  11. Como sempre post super útil.
    Mais dois pedidos/ideias que podem dar novos posts:
    - Como é que se fazem as "divisões" entre posts? Assim com essa linha verde com o coração que vocês têm no vosso blogue.
    - E o botão Facebook no fim do post?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Que bom! :)
      Obrigado pelas sugestões, mantém-te atenta que pode ser que apareçam esses posts ;)

      beijinhos*

      Eliminar
  12. Adorei, mais uma vez. Mas não consijo fazer os símbolos para as redes sociais :(

    ResponderEliminar
  13. É a primeira vez que me estou a dedicar a um blog. Rendi-me a esta vida.
    Mas tenho andado a pesquisar por tudo quanto é lado, a ver se aprendo e faço o melhor com o meu blog.
    Acham que consegui?

    Ps:: Simplesmente ADORO o vosso blog. *

    ResponderEliminar