Blogger, Pinterest, Facebook, Instagram... e como usar todas estas coisas?




Estamos cheios de redes sociais e queremos estar em todas elas. E se a verdade é que devemos estar presentes em muitas delas mais verdade ainda é que ou estamos a sério ou não estamos. Com isto queremos dizer que há duas preocupações que devemos ter sempre que abrimos conta numa nova rede social. A primeira é a de que a vamos alimentar com regularidade e não vai ficar ao abandono e ser só mais um link adicionado ao nosso blog, a segunda é a de que a vamos usar bem.  Hoje temos várias redes sociais e todas com funções diferentes e apenas uma em comum, fazermo-nos ouvir e estarmos presentes neste mundo da internet. Mas se todas tivessem a mesma função não valeria a pena estarmos em todas elas, certo?
Para vos ajudar vamos dizer-vos o que é suposto acontecer em cada uma delas, e formas honestas de as usarmos e tirarmos o melhor partido delas. Esperamos que isto seja realmente uma ajuda para quem se sente um bocadinho perdido entre tantas coisas disponíveis à frente dos nossos olhinhos.


O Pinterest
O pinterest traz-nos de volta o quadro de cortiça que tínhamos na parede e onde afixávamos recortes de coisas que gostávamos e que não queríamos esquecer. Quantos de nós não iam guardando imagens em pastas e mais pastas, já no computador, para mais tarde recordar, para tirar ideias, ou para mostrar a alguém o que tinhamos visto? Agora é tudo mais simples com o Pinterest! Vemos, fazemos pin, e estará para sempre guardado na nossa conta.
Coisas boas que o quadro velhinho não tinha?
Podemos partilhar os quadros sem que tenhamos de trazer todos os amigos para dentro do nosso quarto.
Podemos ter uma dúzia de quadros diferentes numa só "parede", um para decoração, um para receitas, outro para inspiração, etc
Podemos também fazer Pin a tudo o que quisermos se instalarmos a aplicação que ele nos disponibiliza. Ficamos com um botão de "Pin" no nosso browser e sempre que virmos qualquer coisa que queremos guardar basta clicar nele.

O Pinterest é óptimo para mostrarmos ao mundo coisas que nos inspiram ou que gostamos. Não serve para publicarmos trabalhos nossos, ainda que muita gente o faça, não deve servir de portfólio. É aqui que as pessoas conhecem outro lado nosso, o nosso gosto pessoal, aquilo que queriamos trazer para casa ou que simplesmente gostamos.

O Instagram
O Instagram é um vício. Basta apontar o telemóvel, clicar e temos uma fotografia partilhada com os nossos amigos. É óptimo para nos divertirmos e para sabermos onde andam os outros e o que está à frente dos olhinhos deles.
Quem nos acompanha no instagram acompanha-nos já nas outras redes (facebook, blogger, etc...), a não ser que sejamos grandes fotógrafos ou criativos nas imagens, e por isso mesmo devemos mostrar-lhes o que está à nossa frente, o que estamos a ver, e não aproveitar o Instagram para fotografar posts, fotografias anteriormente publicadas, ou outras coisas que já estejam online. Para esse efeito temos as outras redes e não devemos dizer e mostrar o mesmo em todas.
Quem nos segue no Instagram quer saber o que vemos, onde estamos ou o que estamos a fazer no momento em que publicamos a fotografia. É quase um diário fotográfico e há até quem imprima as fotografias e decore as paredes de casa com o melhor do seu dia-a-dia, vejam aqui.

O Facebook
É onde estamos presentes "todo o dia". Onde dizemos coisas de forma rápida, numa ou duas linhas, onde somos nós próprios sem qualquer formalidade e onde qualquer pessoa pode trocar uma ideia connosco através da caixinha de comentários. Estamos ali à distância de um click e podemos interagir com meio mundo. É óptimo para nos conhecerem melhor e para simpatizarem (ou não) connosco.
Não devemos escrever posts enormes no facebook, para nos esticarmos vamos ali até ao blogger.
O facebook  é bom para saberem o que andamos a fazer nas outras redes uma vez que partilha automaticamente pins que fazemos no pinterest, fotografias que tiramos no instagram, etc... Partilhem, inspirem, mas atenção sejam educados.

O Blogger
O blogger deve ser o local onde vocês reúnem estas redes, quem vos segue pode aceder a elas nos links que vocês disponibilizam, e é nesta página que vocês se esticam mais um bocadinho e mostram mais de vocês mesmos.
Se optarem por fazer cartões de visita, coloquem nele apenas o endereço do vosso blog, quem lá for encontrará os links para todas as outras redes onde vocês estão e, por isso mesmo, é importante estarem mesmo lá caso contrário os leitores vão sentir-se enganados e a perderem tempo.
Como costumamos dizer, o blogger deve ser a vossa casa, aqui não deve faltar nada. Escrevam muito ou mostrem muitas fotografias, falem de tudo o que vos interessar, partilhem coisas com as pessoas que vos seguem. Sejam generosos, honestos e estejam presentes.
Ah... e sejam vaidosos, afinal de contas toda a gente quer ficar numa sala de estar bonita! :p

Claro que existem mais redes socias e todas com funcionalidades diferentes, nós por aqui usamos estas com mais regularidade. Em breve falaremos de todas as outras.
E vocês? Que outras redes sociais usam? :)


1 comentário:

  1. Enahhh, enahhh. Uso o blogger, Facebook, Instagram, Pinterest e o flickr ;)

    ResponderEliminar