Fotografia - direitos e deveres.




Temos recebido vários e-mails de pessoas diferentes a perguntar-nos como podem evitar que as suas fotografias sejam roubadas dos seus blogs e utilizadas noutros sites. Vamos dar-vos algumas soluções:

1- Watermark
A marca de água é a fórmula mais comum. Nós, no We Blog You, não somos a favor desta técnica apenas pelo facto de que facilmente esta marca passa a ser o centro das atenções e o leitor acaba distraído não se focando no essencial, a imagem. Para além disso, uma pessoa com alguns conhecimentos de photoshop consegue fácilmente apaga-la. Será que vale a pena por em causa a mensagem que queremos passar em troca de uma falsa segurança? Caso queiram mesmo algo como marca de água, façam-no como a beija-flor, que usa o seu logo discretamente.











2- Proibir o clique com o botão direito do rato
É possível proibir que os leitores não possam clicar com o botão direito do rato do vosso blog, não permitindo que se guarde a imagem (vejam, por exemplo, aqui). Isto é muito fácil de fazer, só têm de aceder a blogger > esquema > adicionar miniaplicação e escolherem HTML/Javascript. Nessa nova janela, não deem titulo ao gadget e no texto inserem ESTE código, guardem a aplicação e está feito. Já não é possível clicar com o botão direito do rato no vosso blog. Podem substituir a parte do código que diz "Function Disabled!"por uma mensagem personalizada. No entanto, também esta solução tem problemas. Os vossos leitores deixam de poder, por exemplo, abrir links numa nova tab através de right-click. Para além disso, para utilizadores MAC basta fazer click e arrastar para guardar a imagem e não se livram da possibilidade de printscreen da imagem.









3-  Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!
Na realidade, qualquer uma das técnicas de protecção de imagens na internet é falível, com um pouco de esforço e vontade. Por isso, o melhor conselho que podemos dar é, cada vez que utilizarem uma imagem (seja num blog, facebook ou outra plataforma) coloquem sempre os créditos da mesma, se todos formos educados online podemos evitar situações destas. Tratem bem o trabalho dos outros que eles vão tratar bem o vosso.



Ilustração de: Mariana a Miserável

Atenção! O "google" ou "pinterest" não são autores de nada, façam uma pesquisa para encontrarem os autores. Para os mais preguiçosos, o google images permite o upload de uma imagem e mostra-vos todos os locais onde a fotografia foi publicada e na maioria dos casos mostra-vos o autor.

Não se esqueçam "uma vez na internet, para sempre na internet", o melhor que podemos fazer é estar atentos e ser uns pelos outros ;)

17 comentários:

  1. Óptimo post! Andava sem saber como "proteger" as minhas fotografias e depois de ler acabei por optar pela opção 2.
    Muito útil.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que deu jeito por esses lados :)
      beijinhos, Edna*

      Eliminar
  2. Um post mesmo muito útil!

    Beejus
    Senra

    ResponderEliminar
  3. Também adorei, andava a muito tempo a querer fazer isto mas não sabia como!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada! Uma vez já me tinha ensinado mas acabei por fazer e desfazer mas vou voltar a fazer :)
    Calhou bem porque já não me lembrava!

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post! Mesmo! Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderEliminar
  6. Brilhante dica!

    Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigadissima pela dica! Veio mesmo a calhar... nem acredito que só descobri o vosso blog agora. Um verdadeiro tesouro ;)!

    ResponderEliminar
  8. Olá, o Link onde deveria estar o código não funciona :( Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre utilizei a opção 1, mas com esta ajuda preciosa também aderi à opção 2.
    Muito obrigada por mais esta ajuda!!

    ResponderEliminar
  10. Maravilha! :) O que eu desejava anteriormente esta dica! Fantástico!

    ResponderEliminar
  11. agora que voltei ao meu blog, estava mesmo a precisar de um post destes! é que, como eu, quem publica as suas fotografias na internet, fica-se sempre com receio e com pensamentos que nos possam roubar as fotografias... enfim...
    foi uma bela ajuda, muito obrigada! :)

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar