o We Bog You visitou a Mariana, a miserável


































A Mariana, a miserável, vive no Porto entre lápis, pincéis e papéis e foi com ela que quisemos dar início a este novo lado do nosso blog, o das entrevistas. Um blog é um espaço de trabalho e a esse temos acesso sempre que quisermos, o mesmo não se passa com o resto e, por isso, queremos mostrar-vos onde trabalham as pessoas que admiramos, deixá-las contarem-nos mais qualquer coisa sobre elas, sobre o trabalho e sobre os seus dias.



A Mariana é uma dessas pessoas com um trabalho invejável, acreditamos que as invejas saudáveis são uma coisa boa, que nos deixa sempre com vontade de ver mais e mais. Conhecemos a Mariana no segundo blog que ela teve, há alguns anos atrás, e foi amor à primeira vista. Hoje estamos todos no Porto, podemos comer bolos e passear, e por isso foi só dar ali um saltinho e trazer-vos imagens bonitas para verem. O trabalho já não é o mesmo, as mudanças nestes últimos anos têm sido muitas e boas, o normal para alguém que se dedica todos os dias ao que adora fazer, a ilustração. Para quem não conhece o blog da Mariana aconselhamos uma visita pelo arquivo, vale muito a pena ver tudo o que ela tem feito. Depois das imagens leiam as palavras da nossa querida Mariana, a Miserável :) 
















































Apresenta-nos o teu espaço de trabalho.
O meu local de trabalho é um quinto andar amoroso com a melhor varanda que conheço no Porto, onde posso desfrutar de sol durante todo o dia(quando está sol). É uma sala de estar/escritório humildemente mobilada com espaço suficiente para mim e para quem quiser fazer-me companhia. O trabalho divide-se entre a secretária e a mesa de jantar (quando os desenhos são maiores que A2) e o seu nível de arrumação é proporcional à proximidade dos deadlines e ao meu caos mental. 

O teu dia começa quando?
Abro os olhos às sete e vinte da manhã, quando o despertador toca. E depois vem a rotina: banho, vestir, comer, arrumar, limpar, gerir a comunicação com o mundo da internet. Mas o dia só começa oficialmente depois disto tudo, quando a cabeça está desperta e pronta para ter ideias. Tendo isto em conta, há dias que custam a começar.

O quê que não pode faltar por aqui?
Eu não sou muito exigente, às vezes basta uma mesa, uma folha de papel e um lápis.
Pensando num cenário perfeito, não pode faltar material (pincéis, tintas e papel de qualidade), comida (normalmente coisas que fazem mal), som de fundo (música, televisão ou rádio), paz interior, inspiração e, acima de tudo, motivação.

Em cima da mesa: chá ou café?
Se o café estiver em cima da minha mesa, certamente será para outra pessoa, eu fico com o chá mas o hábito cá em casa é leite quente com nesquik.

Para trabalhar: Beyonce ou Beirut?
Como se diz por aí  "always be yourself unless you can be beyonce" e eu concordo mas prefiro deixar as "single ladies" para outras alturas por isso escolho coisas mais calmas como Beirut para trabalhar .

O Vergílio é inspirador ou um desastre no que toca à destruição de lápis e papéis?
Só tenho a companhia do Vergílio há dois meses e meio. Há dias em que se revela um pequeno demo destruidor mas, na maior parte do tempo, gosta do quentinho do meu colo enquanto desenho e isso é recíproco.

Preferes trabalhar sozinha ou "mal" acompanhada?
Normalmente prefiro isolar-me do mundo, sair de casa apenas para comprar comida e só socializar com a funcionária da caixa do pingo doce. Quando isso não funciona, eu procuro companhia porque às vezes mais vale não forçar e deixar que as ideias surjam em ocasiões mais improváveis.

Quem pode ocupar as paredes da Mariana?
Não é muito difícil, têm de ser pessoas cujo trabalho admire e imagens/mensagens que me inspirem. Se eu pudesse comprar tudo o que quero teria de comprar também uma casa com mais paredes.

Em termos profissionais, o quê que te falta fazer?
Quase tudo, porque há muitas coisas que quero aprender e considero que essa maturidade vem com o tempo. E também porque há pessoas/editoras/revistas com quem gostava de trabalhar e que até agora ainda não surgiu a oportunidade ou ainda não foi o momento certo para o fazer. Mas gostava de pintar um prédio, ilustrar um livro, ilustrar um jornal ou uma revista com regularidade, ter uma loja/atelier com amigos.

Vivias sem o teu blog? 
Tenho blog desde 2007, no tempo em que ainda se desconhecia o facebook. Utilizei-o primeiro de uma forma mais pessoal, publicava essencialmente textos meus. Mais tarde, quando terminei a licenciatura (em 2008), senti a necessidade de ter um sítio onde pudesse partilhar o meu trabalho. Aproveitei o espaço online e o pequeno grupo de leitores que já tinha reunido(basicamente família e amigos) e avancei com o oblogfolio.blogspot.com.   Dois anos depois, tornei-me miserável e tive de mudar novamente de endereço para marianaamiseravel.blogspot.com. Hoje em dia já tenho várias outras plataformas online mas acredito que cada uma tem uma função e um público específico. Tento manter o blog arrumado e actualizado e considero-o importante porque acaba por reunir de tudo um pouco. Não o vejo tanto como portfolio profissional mas sim como uma partilha mais pessoal daquilo que faço.



1 comentário: