A internet e as regras de etiqueta

    *ilustração: Amy Borrell



Não somos a Paula Bobone mas acreditamos que ter algumas regras de boa etiqueta na internet nunca fez mal a ninguém e, se as temos à mesa do café, porque não tê-las também na nossa página de facebook  ou no nosso blog?
Exacto, hoje em dia passamos mais tempo on-line do que no café ou na biblioteca, por isso mesmo devemos ter certos cuidados com o que fazemos ou dizemos naquela que é a nossa janela para o mundo, existindo contactos profissionais ou não nas nossas páginas.

Vamos apontar aqui algumas coisas que na nossa opinião já passam um bocadinho daquele limite que define o nosso espaço e o espaço do outro,  que se torna invasão, e que torna a nossa presença nas redes menos agradável e benvinda.



1. Enviar mensagem com vários destinatários
Quem é que não odeia receber uma mensagem, responder, e passar os 3 dias seguintes a receber notificações de cada vez que alguém responde à mesma mensagem?
As mensagens devem ser usadas para conversar específicamente com uma ou duas pessoas, mais se vocês estiverem interessados em rambóia no chat, mas é muito chato receber mensagens com múltiplos destinatários se a mensagem não for pessoal, e acreditem que quanto maior o número mais irritante pode ser.
Dar a conhecer páginas novas, pedir likes, comunicar o que quer que seja... o melhor é pensarem que infelizmente este tipo de coisas são feitas imensas vezes e há quem passe o dia a receber este tipo de mensagens, por isso vão logo ser ignorados ou recebidos com um grande rosnar e o vosso pedido não vai ser atendido ou a mensagem não vai ser sequer lida até ao fim.

Se querem dizer qualquer coisa, ao maior número de pessoas possível, façam um pequeno post onde explicam de forma muito resumida o que pretendem ou o que querem dizer e publiquem na vossa página pessoal. Os vossos amigos vão ler o post e se quiserem fazem o like na página. seguir-vos aqui ou ali, ajudar-vos a ganhar um concurso poderão fazê-lo. Publiquem este post mais do que uma vez se acharem necessário.
Ganhem o apoio dos vossos amigos sem os encostarem à parede :p

2. Fazer posts à meia dúzia
Meia dúzia é demais. Pensem que ao fazerem um post a cada 15 segundos vão aparecer no mural dos vossos amigos não sei quantas vezes seguidas e isso não é bom. Estamos ali e queremos ver muita coisa, mas nunca da mesma pessoa. Não nos interessa saber que ouviram 5 ou 6 músicas seguidas, basta que publiquem uma. Aprendam a seleccionar. Usem o facebook como se fosse um blog, ninguém faz um post de 5 em 5 minutos, e o facebook não tem de ser o directo que está a passar desde a vossa sala de estar.
Se fazem um post numa das vossas páginas, esperem pelo dia seguinte, ou pelo menos por umas horas, para partilhar esse post na vossa página pessoal, caso contrário quem é vosso amigo e fez like numa das vossas páginas vai receber posts ao par de cada vez que publicarem o que quer que seja. Sejam contidos, tenham calma e façam render o peixe, assim um post numa página de trabalho dá para dois dias.

3. Não queiram ser um livro de reclamações com pernas
Isto é para aquelas pessoas que passam os dias a reclamar da vida e de tudo o que possam imaginar. Se é verdade que devemos ser honestos e genuínos, também é verdade que ninguém gosta de amigos que estão sempre a resmungar e mal com a vida. Temos uma sugestão, resmunguem na sala, resmunguem nas folhas dos vossos cadernos, resmunguem durante meia hora com um amigo, e tragam o melhor de vocês para o facebook ou para o vosso blog. É que nós já sabemos que aquilo que ali está é uma pequena parte de vocês, por isso não queremos ficar com a pior.Resmunguem com moderação.


4. Identificar pessoas em fotografias como se não houvesse amanhã
Não desatem a identificar pessoas em fotografias só para conseguirem mais likes. Isto é chato para quem é identificado por uma série de razões.
Somos notificados sempre que alguma das 60 pessoas que foi identificada faz um like ou comenta a dita fotografia. Ficamos com a fotografia no nosso mural e sempre que alguém vai ver os nossos álbuns vê a fotografia dos foguetes da passagem de ano ou da jarra de flores do dia da amizade ou do produto x que lançaram e querem vender, e que nada tem a ver connosco.
Escusado será dizer que esta também não é forma mais honesta de conseguirem likes e estão mais uma vez a forçar os vossos amigos a fazer parte de qualquer coisa que não escolheram.


5. Publicitar a tua página no mural do próximo (deveria ser pecado)
Mais uma vez está aqui a questão do respeito pelo espaço do outro e da imposição de qualquer coisa. Enviem um e-mail se querem tanto partilhar com alguém a vossa página ou o vosso projecto. Se não o fazem é porque esperam que quem vá ali veja o vosso post e isso é simplesmente aproveitarem-se do espaço do outro sem permissão.


Enfim... estes são apenas 5 pontos que podem fazer-vos subir na barrinha da simpatia dos vossos amigos ou fãs. O importante é não termos gente todos os dias a ocultar as nossas publicações no feed de notícias por sermos chatos ou mal educados.
Como já vos disssemos, no We Blog You temos a vertente de gestão de conteúdos on line onde tentamos dar-vos umas luzes acerca deste tipo de coisas.
Gostaríamos de ouvir as vossas opiniões e saber se vos interessa saber mais acerca deste tipo de coisas ou se acham um tremendo disparate porque as páginas são vossas e ninguém melhor do que vocês sabe o que fazer com elas.


*dar créditos a imagens bonitas que queremos usar nos nossos posts também é uma das regra fundamentais :)

13 comentários:

  1. Concordo e subscrevo. Especialmente a regra de não publicar nos murais dos outros. Gostei mt do post.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste Savoir-vivre da Internet! Obrigada, estamos sempre a aprender!!!!
    Fred, as tuas fotos da Diana sao o MAXIMO! Quanto e wue queres para vir a Grecia me fotografar??(mas claro quero um contracto escrito e assinado em como vou ficao TAO bonita como ela) !!!hahaha, es o maximo!

    ResponderEliminar
  3. Como é que só descobri este blog hoje? Já partilhei um artigo vosso na página do facebook e parece-me que não irei demorar a partilhar este também ;) Continuem com o bom trabalho! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Marisa! Esperamos que continues a acompanhar sempre :) beijinhos

      Eliminar
  4. Concordo inteiramente com tudo, mas com o título de regras de etiqueta pensei que iam dizer um pouco mais. Tenho uma página, sem fins comerciais, no Facebook. Vou divulgando os locais/lojas e workshops que vou conhecendo e que penso que poderão interessar aos meus seguidores. Mas, a maioria das vezes, não há uma palavra de agradecimento, ou um simples "gosto" da parte das proprietárias das outras páginas. Confesso que sinto falta de um "obrigado/a". Talvez defeito da minha educação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Borboleta :)

      Por aqui tentamos ser como tu e estar em todas... E agradecer sempre! Quando partilhas os eventos e páginas, fazes tag dos autores? É que se não forem identificados torna-se mais difícil saber que partilhaste.

      Obrigado por teres passado por aqui :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Concordo totalmente com as dicas/conselhos e descobri que sou naturalmente simpática e respeitadora porque o faço mesmo sem pensar... De qualquer forma obrigada pela partilha. Faz todo o sentido!

    ResponderEliminar