5 Razões para te sentares no sofá e criares um Blog

Nos últimos anos rebentou a bomba das redes sociais e as pessoas deixaram de perceber para que servem os blogs. Depois rebentaram os blogs mas só em alguns nichos, como os blogs de moda, que nunca pararam de crescer mas no geral o público sente-se confuso com a categoria dos blogs, se é uma ferramenta social ou profissional, e a verdade é que muitos dos primeiros a existir foram abandonados. Pois bem, o We Blog You tem a dizer-vos que, entre redes sociais e blogs, um Blog é o melhor dos dois mundos!
Enquanto que numa rede social, como uma página de facebook, o discurso deve ser  mais pessoal, relaxado e informal e num website a linguagem é sempre mais formal, impessoal e estática, o blog é o equilíbrio entre os dois. É perfeito para gerar buzz, falar-se de quem somos, do que gostamos, mostrarmos o que sabemos fazer e assim poder até criar e gerir pequenos negócios.
Há quem diga que a blogosfera tem os dias contados, nós acreditamos que está de boa saúde e recomenda-se, por isso damo-vos 5 razões pelas quais deveriam criar um blog já!



1. SER NÚMERO 1
Entre as redes sociais e o vosso Website, um blog é a vossa melhor ferramenta de SEO (search engine optimization). Vocês querem que o vosso blog seja o mais lido e que seja o primeiro a aparecer nas pesquisas do google, pois bem, a maneira mais fácil é ter e manter um blog. Em breve iremos falar mais sobre SEO.

2. EXPANDIR HORIZONTES
Para ter um blog, não basta criá-lo, há que o alimentar com conteúdos fresquinhos e úteis. Este acto de ter que criar novos conteúdos faz com que reflictam sobre o vosso negócio/temáticas sobre pontos de vista diferentes. Exercitam a mente e adicionam valor ao vosso trabalho.

3. CONSEGUIR MAIS POR MENOS
Um blog é uma plataforma com um backoffice muito simples, por isso não é preciso ter-se crises de pânico cada vez que se precisa de actualizar alguma coisa. Conseguem fazer alterações ao design e estrutura, criar conteúdos e gerir tráfegos de uma maneira muito simples e sem preocupações. Assim, podem concentrar-se em desenvolver a mensagem que querem passar, ao invés de estarem preocupados em serem designers e programadores.

4. EU NÃO TE CONHEÇO?
A interacção é um dos pontos chave de um blog. Receber comentários, questões, e desenvolver discussões é a melhor forma de criar uma relação com o vosso público. Fazê-los sentir-se em casa e com vontade de voltar, aumentando o vosso número de visitas e criando leitores fieis.

5. EU SEI O QUE ESTOU A DIZER 
Um blog é também uma maneira de o público validar os conhecimentos de quem escreve. Enquanto que num website e nas redes sociais, os conteúdos são mais sucintos e de servem como teaser, o blog é o espaço perfeito para mostrar o quão experts são nos assuntos que abordam.

Em suma, o blog não substitui nenhuma rede social ou um website institucional, pelo contrário o blog é a ponte entre todos eles. O We Blog You acha que toda gente tem alguma coisa a dizer e um blog é a melhor maneira de o fazer.

Fiquem atentos porque a partir de agora, não só vamos continuar com os eventos We Blog You, como vamos continuar a dar-vos dicas de como melhorar e exponenciar o vosso blog. Qualquer dúvida é só deixarem um comentário!

Beijinhos e abraços,
Raquel&Fred
WeBlogYou

22 comentários:

  1. Interessante. Acho que está bem explicado e sucinto.
    Love,
    http://www.chicksinfeathers.co.cc/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mónica :)
      mantém-te atenta que vamos começar a dar dicas para toda a blogosfera :D

      beijinho e bom blogging!

      Eliminar
    2. Obrigado Mónica :)
      mantém-te atenta que vamos começar a dar dicas para toda a blogosfera :D

      beijinho e bom blogging!

      Eliminar
  2. Encontrei o vosos blog e adoro:) Deixei o mundo dos bloggues há algum tempo apesar de continuar a ter alguns dos blogues activos - um dele wake up little susie) posso deixar-vos uma sugestão? Gostava muito de vos "ler falar" sobre como usar máquinas digitais para boas fotografias no blog:) É que eu na verdade não tenho uma máquina espectacular mas gostava de aprender a tirar o melhor potencial do pouco que tenho:) Continuem com o vosso excelente trabalho! Inspiraram-me a voltar a um blogue pessoal... ou pelo menos a pensar nisso com muito entusiasmo e vontade:) Um abraço! su

    ResponderEliminar
  3. :) Só hoje estou a conhecer o vosso WE BLOG YOU...[bendita hora que decidi ficar em casa e navegar pela blogosfera...consegui encontrar-vos!!!!]...preciso de ter calma, mas a verdade é que me apetece devorar tudo no mesmo minuto!!! Muito Obrigada..vocês são MESMO INSPIRADORES...e acredito que terão todo o sucesso do Mundo a investir em vocês! Vou continuar a espreitar-vos e também já fiz like ao vosso facebook para tb vos acompanhar por lá...por lá e pela barra lateral do meu blog [muito pequenino e muito aquem dos vossos trabalhos!], onde vos adicionei como Outros Mundos para viver :)Merecem mesmo!! Muitos Parabéns pelo trabalho já desenvolvido e, por favor, continuem a inspirar-nos :)

    ResponderEliminar
  4. as vossas mensagens deixam-nos para lá de contentes! muito, muito obrigado mesmo! :)

    ResponderEliminar
  5. Mais um bom post. Estou ansiosa por ler o que vão escrever sobre SEO.

    =D

    http://vidadedesempregada.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente prefiro comentar em blog posts do que no facebook. Nos blogs estas mais a discutir uma ideia, e mais interessante e aprendes mais e no facebook parece que as pessoas desejam mto que comentem para o seu ego ou auto estima aumentar, as vezes ate sinto que somos um bando de velhotas cuscas haha SEO? Estamos tod@s curios@s.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei impressionada com o vosso blog. É genial e inspirador. Cacei-o porque ando a fazer pontaria para criar um blog ( que não é sobre caça! ) e não poderia ter chegado a melhor resultado. Parabéns e obrigada pelos conteúdos e pela forma como transmitem as coisas! Muito sucesso!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Gostei. Andava com algumas dúvidas em relação ao blogue dado que, o meu, é apenas uma forma de me "disciplinar", explorar novas tecnologias, exigir mais de mim em termos de escrita e até mesmo de fotografia. Não é um blogue comercial, mas o que é certo é que me tem alargado os horizontes, inclusivamente já me levou à Escócia! Acho que vou continuar a dedicar-me a ele e empenhar-me em o melhorar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escócia? Que bom! :D
      Melhora sim e partilha connosco ;)

      Beijinhos*

      Eliminar
  10. Eu decidi criar o meu há cerca de dois meses e gosto imenso apesar de ainda ter poucos seguidores e algumas visitas, mas não penso em desistir. Vou então esperar pelas dicas fantásticas que nos vão dar! :D


    lenaspetals.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, quanto aos seguidores e visitas, imagina essas pessoas numa sala! É a melhor maneira de teres noção de quantas pessoas se interessam por ti e pelo que tens a dizer. 30 views pode não parecer impressionante mas se imaginares 30 pessoas numa sala a ouvir o que tens para dizer percebes que essas pessoas são mesmo importantes!

      beijinhos

      Eliminar
  11. Prefiro mil vezes a interacção num blog do que no Facebook. O meu blog, já com 7 anos, já me fez conhecer pessoas, sair da concha e aprender muito. Não o troco por nada!

    ResponderEliminar
  12. Adorei! Sempre super uteis e a aguçar a curiosidade para o que aí vem!
    Eu e o meu blog aguardamos novas dicas aqui na fila da frente! :p

    http://www.doisigualatres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. É sempre bom quando lêmos um post novo e as notícias são tão boas. Aguardo essas dicas com ansiedade para reformular o meu blog.
    Bjs, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui as noticias são sempre boas! Se caminharmos na rua de sorriso na cara, alguém o vai retribuir :D

      Beijinho Paula*

      Eliminar
  14. Plenamente de acordo. Entrei no facebook há pouco tempo, mas não me atrai muito. Por motivos de saúde há dois meses que não escrevo no blogue, embora tenha muitas ideias para escrever. Escrevo em português e inglês o que me demora a edição de entradas. Aguardo as vossas novas entradas. Obrigada.

    ResponderEliminar