As redes sociais também são trabalho!

Todos nós gostamos de passar demasiado tempo no pinterest, a coleccionar imagens que nos fazem suspirar, ou no instagram, onde seguimos pessoas que nos deixam felizes, ou no facebook, a interagir com os nossos amigos. Por gostarmos de redes sociais e das coisas boas que nos trazem, se por lá passeamos nas horas de trabalho, sentimo-nos culpados por não estarmos a produzir. Pois bem, mandem a culpa fora porque as redes sociais também podem ser trabalho quando acompanhadas de uma boa estratégia. Neste post temos algumas dicas para tirarem o melhor partido possível das horas que passam nas redes sociais.

1 - Quanto tempo têm disponível?
Não é difícil passar o dia a saltar de rede em rede, mas não é nada produtivo. Percebam quanto tempo por dia podem dedicar às vossas redes e qual a melhor altura para o fazerem. Se vocês decidirem que têm duas horas, utilizem-nas em pequenos tempos espalhados pelo dia. De manhã, pós-almoço e noite são períodos com um fluxo grande de pessoas presentes nas redes, por isso pode ser um bom ponto de partida. Insiram esta tarefa nos vossos calendários diários, é uma função que bem desempenhada pode ajudar-vos a expandir o vosso negócio.

2 - Para quem estão a falar?
Definam bem o vosso público alvo, percebam que tipo de linguagem usam, do que estão à procura e quais os seus hábitos nas redes sociais. Assim conseguem adaptar o tipo de conteúdos, a sua periodicidade e o seu tom. Desta maneira, vão conseguir que nenhuma das vossas interacções se perca.

3 - As redes sociais, têm de ser sociais.
Porque razão é que vocês utilizam as vossas redes? Para fugirem ao dia-a-dia, para se divertirem, para relaxarem... Não para serem invadidos por um discurso sério e aborrecido, ou por anúncios que vos querem vender tudo e mais alguma coisa. Preocupem-se mais em criar uma relação positiva com os vossos seguidores e passem as vendas para segundo plano. Se conseguirem deixar as pessoas felizes, vos garantimos que as vendas irão acontecer. Se falarem de vendas a toda hora, os vossos seguidores vão sentir-vos como uma empresa que está interessada em números e não nos seus seguidores.


4 - Mantenham-se em contacto!
Gerir redes sociais não é pêra doce mas não precisa de ser um full-time job. Utilizem ferramentas que vos ajudem a fazer esta gestão. Aplicações como o Tweet Deck ou o Only Pult ajudam-vos a planear e agendar posts, o que faz com que só tenham de estar presentes nas redes para gestão. Ou seja, podem planear e agendar o sumo da informação com tempo e assim no dia-a-dia, só têm de gerir comentários e interacções.

5 - Analisem e alterem a estratégia.
Em períodos de 3 meses, analisem as vossas estatísticas, percebam se estão a atingir os valores esperados e se acharem que está na altura de mudar a vossa estratégia, não tenham medo de testar algo novo. Online, o tempo passa muito mais depressa do que na vida real, por isso tudo muda rápido, os hábitos dos leitores, os seus interesses e o tipo de linguagem que querem ler. Como tal, para andarem de mão dada com o sucesso, acompanhem estas mudanças.

Esperamos que estas dicas vos dêem jeito e que vos façam sentir menos culpados de cada vez que andarem a passear pelas redes sociais. E desse lado, também planeiam o tempo que podem dedicar às redes sociais? Seguem estes pontos, ou têm uma estratégia diferente? Contem-nos tudo :)

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