Como evitar fazer spam nas redes sociais

Já todos sofremos com Spam, com aquela pessoa que nos quer vender ou mostrar alguma coisa à força. Vamos evitar ser essa pessoa e gerir bem as nossas redes?
Neste post já vos tínhamos explicado para que serve cada uma das vossas redes sociais e como tirar o melhor partido de cada uma delas. Hoje queremos ajudar-vos a gerir os vossos conteúdos entre todas elas, sem ser chato para quem vos lê e agarrando ao máximo públicos diferentes.
1. Não é por seres repetitivo que te vou ouvir!
Não publiquem a mesma informação vezes sem conta, só porque o post não teve o impacto que queriam. Isto vai provocar o efeito contrário, se estiverem sempre a partilhar a mesma coisa passam a ser ruído e da próxima vez que houver um post novo, já ninguém vai querer ler porque já vos consideram spam. Por isso, sejam estratégicos, se tiverem um novo post no blog, partilhem-no no facebook e twitter em dois horários diferentes (os dois picos de actividade nestas redes) e sempre com fotos e textos diferentes.

2. Fotos diferentes para publicos diferentes
Se o vosso post tiver muitas fotografias, podem aproveitar-se delas para o publicitarem pelo facebook e twitter. No entanto, no momento que estão a fotografar tentem levar a vossa gestão um pouco mais longe e fotografem mais a pensar para quem estão a comunicar. Os nossos seguidores do instagram são diferentes dos do facebook, do twitter, do snapchat ou mesmo do pinterest. Como tal, pensem em que tipo de fotografias estão estas pessoas mais interessadas e produzam-nas para publicitar o vosso post. Vamos pegar num exemplo prático, se estiver a fazer um post com uma receita:
- No Snapchat vou mostrar um bocadinho do que está a acontecer, de uma maneira rápida, despreocupada e divertida
- No Instagram vou mostrar o backstage, dizer que estou a cozinhar algo e que vai estar no blog em breve
- No facebook e twitter vou mostrar o produto final, de preferencia com perspectivas diferentes daquelas que vamos encontrar no post
- No pinterest podemos fazer uma montagem de fotos verticais, onde mostro todo o processo em imagem.
O objectivo aqui é não ser repetitivo e evitar que um seguidor que vos acompanhe em todas as redes tenha de ver a mesma foto em todo lado.


3. Dá tempo ao tempo
Os vossos conteúdos não estanques e podem sempre reaproveitar posts antigos. Como? Passados alguns meses podem sempre voltar a utilizar algumas das fotos dos posts antigos, em modo nostálgico, reavivando a memória dos leitores e mostrando conteúdo antigo aos leitores novos. Uma rede perfeita para o fazer é o pinterest. Façam pin das vossas fotografias meses mais tarde, trazendo um novo público para o vosso blog.

Esperamos que tenham gostado das dicas. Vocês gerem a vossa informação pelas redes desta maneira? Qual é a rede onde perdem mais tempo a criar conteúdo? :)

3 comentários:

  1. Bom dia...
    Uma dúvida. Por exemplo, eu tenho contas associadas, quando partilho algo no Facebook ele partilha automaticamente para o Twitter, e ás vezes só partilha um link que dá acesso ao Facebook, isso de alguma forma ajuda na divulgação ou deveria fazer "posts" separadamente sem contas associadas?

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