vamos falar outra vez de hashtags

Já falámos uma vez de hashtags aqui no blog, hoje vamos voltar à carga com o assunto. Sabemos que nem todas as pessoas que as usam sabem o que estão a fazer, e por isso vamos mais uma vez explicar para que servem e desta vez, dar-vos umas luzes para conseguirem através delas aumentar o vosso público no Instagram.


HASHTAG, o que é?

Antes de mais, e para os que estranham este nome, hashtag são aquelas palavrinhas, em forma de link, que começam com um cardinal. Por exemplo, uma hashtag nossa será #weblogyou. Existe um cardinal que dá início à palavra e todas as palavrinhas, no caso de não ser só uma, terão de estar juntas.

Uma hashtag, como o próprio nome diz, é uma etiqueta. Quando colocamos uma hashtag na descrição de uma foto, estamos a catalogar, estamos a colar uma etiqueta. Isto significa que se eu coloco uma determinada etiqueta (por ex: #weblogyou) e uma amiga coloca esta mesma etiqueta, ao clivarmos sobre este link vamos ter acesso às nossas duas fotos, apesar de terem sido criadas por utilizadores diferentes.

ORGANIZAÇÃO PESSOAL

Elas uma forma prática de organizar conteúdos, dentro da nossa própria conta ou com amigos.
Por exemplo, o Fred tem a hashtag #ohmydoug, e eu tenho #aminhagataalice, sempre que clicamos na hashtag vemos as fotos dos nossos pequenos todas reunidas, separadas das outras.


Outro exemplo: nestas férias fomos para a zambujeira e criámos uma hashtag #zimborazambojeira, que foi usada por todos os nossos amigos. Hoje, se pesquisarmos por ela vemos todas as fotos, em jeito de álbum, e de outra forma não teríamos acesso a tudo tão organizado.


COMUNIDADES CRIATIVAS

Agora vamos falar de outra função das hashtags. Para além destas “privadas” e que servem para catalogarem as vossas fotos, existem as que vos agregam a comunidades. Desta forma as vossas fotos juntam-se às de outras pessoas e serão vistas por todos aqueles que se interessarem por essa comunidade e pelo que anda a ser feito.

Já devem ter ouvido falar do #P3top, hashtag criada pelo P3, várias pessoas associam esta hashtag às fotos e o P3 vai selecionando algumas e dando destaque no site. É uma forma de vocês fazerem chegar as vossas fotografias a mais pessoas.

Assim sendo, vocês podem e devem perceber que hashtags andam a ser usadas pelas pessoas que vos interessam, da vossa área ou não, e incluí-las nas vossas fotografias.
Em baixo têm uma lista de hashtags interessantes, e que poderão pesquisar e ver se vos interessam.

#mybeautifulmess #abmtravelbug #abmlifeissweet #abmpatternlove #abmmurals #abmathome
Para quem é fã do Beautiful Mess, as meninas criaram várias que vocês podem usar. a parte gira é que elas vão ver as vossas fotos e se forem bonitas poderão ter destaque na conta delas.

#ohmag
Uma das portuguesas mais recentes e mais bonitas, criada pela revista com o mesmo nome. pesquisem por ela e deliciem-se com as fotografias bonitas. A imagem de cima já vos dá um cheirinho.

#vsco
A hashtag de uma das melhores apps para edição de fotos. a comunidade é cada vez maior.

#igersdoporto
Para quem está na invicta e quer estar a par do que se faz por cá.

#P3top
Esta dispensa apresentações, não é?

#peoplescreatives
Mais uma que reúne muito boas fotografias e utilizadores muito interessantes.

Se vocês gostarem deste mundo criativo vão encontrando várias, algumas vão surgindo com projectos e são mesmo temporárias. O ideal é que se divirtam com isto e que encontrem pessoas que partilham os mesmos interesses que os vossos.

E lembrem-se, hashtag não é descrição, por isso não serve de nada escrever numa foto bonita #pordosol #mar ou #fimdetarde, muito menos isto tudo junto.

Ainda há dúvidas desse lado? :)

1 comentário: