5 dicas para usar o Pinterest



Já todos percebemos que uma das redes sociais com mais força e com cada vez mais gente é o Pinterest. Deste lado começamos  a usá-lo porque já era frequente guardarmos imagens para inspiração em pastas, ou links, e o Pinterest veio facilitar-nos muito a vida. No entanto temos de admitir que se está lá muita gente, é um bom canal para divulgar o nosso blog e o nosso trabalho. Por esse motivo, hoje fazemos um post inteiramente dedicado ao Pinterest, e com dicas de como o usar.




Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o Pinterest, é uma rede social na medida em que podemos seguir pessoas e ver os pins que fazem, e elas podem seguir-nos. Nós temos ali possibilidade de criar quadros, como se de quadros de cortiça se tratassem, e ir guardando imagens e arrumando por temas. Temos depois um feed de notícias sempre que entramos na nossa conta, onde podemos ver o que andam os outros a guardar e do que gostam.
É importante referir que podemos guardar imagens de qualquer site ou blog, e não apenas as que aparecem no próprio site do Pinterest.

Para que possam tirar o melhor partido desta ferramenta, fizemos uma lista com 5 dicas.

1. Tirar proveito do perfil no Pinterest
Tal como em todas as outras redes sociais, existe um campo onde vocês podem e devem editar o vosso perfil. Neste campo podem explicar quem são ou o que fazem, e ainda inserir o link para o vosso blog. Aproveitem-no porque se este estiver em branco é mais complicado ou mesmo impossível serem encontrados.

2. Pinterest é inspiração e não portfólio
Isto significa que não é correcto da vossa parte desatar a fazer pins de imagens vossas. Vocês têm de pensar que a maior parte dos vossos seguidores já é leitor do vosso blog, e por isso vai ver exactamente as mesmas imagens se vos seguir nos dois sítios.
No entanto é importante pensar que daqui podem atrair leitores para o vosso blog, e por isso alguma coisa terá de ser feita. Para isso sugerimos que façam de facto um quadro para o vosso próprio blog, e onde de vez em quando fazem pin de imagens vossas, no entanto façam-no com imagens diferentes das que são publicadas no blog.



3. Fotografias verticais
Sempre que puderem usem fotografias verticais, e isto até pode ser bom porque como criam normalmente fotografias horizontais para o blog, podem fazer uma ou duas verticais para publicar apenas no Pinterest.
Se abrirem o Pinterest percebem facilmente porque dizemos isto (podem ver na imagem acima), ele organiza-se em colunas verticais, e por isso se a fotografia for horizontal, como só ocupa uma coluna estreita, vai ser redimensionada à proporção, resultando numa imagem pequena. Fotografias verticais terão sempre mais impacto porque ocupam mais espaço na página.

4. Botão Pin no browser
Como já referimos, a ideia do Pinterest é que possam guardar imagens de qualquer site ou blog, e por esse motivo teria de haver uma forma simples de o fazer, e há.
Se decidirem adicionar o botão Pin ao vosso Browser (Safari, Google Chrome, etc...) ele estará sempre presente e em qualquer altura podem lá clicar e fazer pin de qualquer uma das imagens que estiverem na altura a visualizar.
Podem adicionar ao vosso browser um botão Pin, aqui.

5. Adicionem o botão Pin ao blog
Também podem incentivar os vossos leitores a fazer Pin das vossas imagens se associarem ao vosso blog. O que fazem é adicionar a todas as vossas imagens um botão Pin, que pode aparecer de várias formas, e é tudo personalizado aqui.

Para já é só, e se seguirem estes passos já estão a fazer um bom trabalho. Lembrem-se, este é o sítio para guardarem inspirações, e quem vos visita e vos admira quer saber aquilo que vos inspira, talvez para procurar inspiração nas mesmas fontes. Seja qual for o motivo achamos que é uma ferramenta linda, de partilha, e que nos tem deliciado em muitas alturas de cansaço.

Bons Pins :)



3 comentários:

  1. Olá Raquel, parabéns pelo Vosso trabalho.
    Tenho um blog www.festas-pipoca.blogspot.pt onde já inseri o botão do Pinterest mas penso que não está a funcionar correctamente. A imagem não me aparece para poder guarda-la na conta do Pinterest! Acha que me pode ajudar? Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por mais uma publicação útil. Inscrevi-me há pouco no pinterest e tinha algumas dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. Uma publicação muito útil! Obrigada por continuarem a dar boas dicas :D

    ResponderEliminar