Portfolios e CVs para lá de bonitos



Nos últimos tempos temos feito cada vez mais portfolios e CVs para outras pessoas. Os pedidos chegam-nos e são todos muito parecidos "Acabei o curso, estou à procura de trabalho e preciso de me destacar de todas as outras pessoas que estão na mesma situação que eu". Este post é uma série de dicas fruto da nossa experiência quando andávamos à procura de trabalho.



 ( descubram o Nathan Boey no Vimeo )

1. QUEM ÉS TU?
Antes de desatares a disparar emails ou a bater a portas que podem não voltar a abrir, tem uma reunião solitária contigo. Longe da internet, do computador e de todo o ruído que só nos deixa confusos, vai até um café bonito ou faz um passeio de caderno na mão e tenta perceber quem és. Descobre o que é que te distingue de toda gente e de que maneira é que podes usar essa diferença a teu favor. Uma viagem que te mudou, o teu nome estranho, a tua visão do mundo ou mesmo apenas o teu gosto de fazer coisas (vídeo acima). Descobre quem és e apresenta-te como único.

(descubram o Victor  aqui)

2. ONDE QUERO IR?
Um e-mail standart que é disparado para todos os anúncios que aparecem online vai ter pouco ou nenhum impacto, vai ser mais um no meio de 100. Por isso, façam um plano! Em que ramo querem trabalhar, que tipo de pessoas trabalham nessa área e como é que as vão conseguir surpreender? Que formato é novo para eles? Um vídeo, um desdobrável, uma serenata à janela ou até mesmo pôr papel a falar (ver o vídeo acima).



(descubram o Silvio Teixeira no Vimeo)

3. NÃO SEJAM ÓBVIOS
Dancem a macarena, façam truques de ilusionismo ou ofereçam abraços, façam tudo menos aquilo que é esperado de vocês. Mais uma vez, pensem para quem estão a falar, quem são e como podem apresentar-se de uma maneira totalmente inesperada. Mesmo que não consigam um emprego à primeira, vocês querem que ninguém se esqueça de vocês. 4 anos depois de termos ido a uma série de entrevistas, ainda hoje acontece recebermos propostas de trabalho onde nos dizem que não se esqueceram de nós. Não sejam aquilo que esperam de vocês e gravem-se na memória dos outros.



4. NÃO TENHAM MEDO
Exponham-se sem medos, mostrem quem são, quem querem ser e que é o empregador que fica a perder se não vos contratar. Não tenham medo de ser quem são, se não vos quiserem como são, então o lugar não é para vocês. Não tenham medo do "não" e sorriam quando ele aparecer. Por fim, não tenham medo de pedir ajuda. Se a vossa área não é criativa mas sentem que precisam de ter um portfolio que foge à norma (porque também querem um emprego assim), não tenham medo de pedir ajuda a criativos, amigos e família para vos ajudarem a atingir os vossos objectivos. Nós não somos mais que a soma das nossas influências e pessoas que nos rodeiam.

São estes conselhos que temos para vocês, esperamos que sejam úteis e que vos ajudem a ser felizes no trabalho. :)

8 comentários:

  1. isto foi bastante útil e directo ao ponto, eu tentei fazer isto tudo e ultrapassar o primeiro ponto, my bad!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isto! Hoje ao serão vou ver os filmes :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Diz no post que têm feito CVs para outras pessoas. Eu sou estudante de engenharia e estou prestes a acabar o curso. E é exactamente o que escreveram no vosso post! Tenho um CV feito, mas num formato muito semelhante ao europass, e honestamente sinto-me tão presa a ele (por ser bastantes vezes exigido) que não consigo sair do mesmo e criar uma coisa original e mais parecida comigo. Por isso tenho procurado soluções, quem me possa ajudar, etc. Como estou a tentar explorar todas as opções, gostaria de saber qual o custo de me ajudarem a ter um CV novo/melhorado.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vos ficava nada mal dar resposta a quem vos faz perguntas e vos quer dar trabalho.

      Eliminar
    2. Olá ;)

      Infelizmente não conseguimos vir responder a todos os comentários com tanta regularidade quando gostaríamos.
      Envia-nos um e-mail para weblogyou.pt@gmail.com e prometemos que tens resposta em menos de nada!

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Sou recém chegada ao vosso site e estou apaixonada por este espaço lindo!
    Adorei este post, que tem tudo a ver com o meu projecto de marketing pessoal www.eumarcaregistada.com, onde também divulgo bons exemplos de divulgação pessoal e profissional.
    Parabésn aos autores!

    ResponderEliminar